segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

A Logomarca da Caema

Olá,
sempre achei que a logomarca da Caema era uma vaquinha, tempos depois descobri que era um sapo, mas até hoje ainda olho a cabeça de uma vaca. Essa matéria sobre o artista Antônio Almeida foi publicada no imirante e ajuda a conhecer um pouco mais sobre os principais trabalhos do artista Antônio Almeida.

"Trabalhos de Antônio Almeida compõem o cenário de SÃO LUÍS - Entre os trabalhos de Antônio Almeida estão várias ilustrações para capas e textos de livros de autores como José Chagas, Nauro Machado, Bandeira Tribuzi e José Sarney. “Ele não era um intelectual, era um sábio cujo mestre foi a vida”, expressou a amiga Márcia Jeane de Carvalho.Ele é o criador da logomarca da Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (Caema). “Ele venceu, com a imagem do sapo, o concurso para a escolha do logotipo da Caema. A figura, idealizada nos anos 60, foi baseada num fato ocorrido com ele na década de 1940. Quando jovem, vivia no povoado Lagoa do Jacaré. Certa noite, jantava em casa, quando um sapo caiu dentro do prato dele. Duas décadas depois, ele lembrou desse episódio para criar o logotipo com o qual venceu o concurso”, contou a amiga Márcia Jeane.O artista plástico é o autor dos murais presentes no edifício, na rua do Egito, Centro, que abriga o Banco Bradesco e que pertenceu ao Banco do Estado do Maranhão (BEM), e na torre de um posto de gasolina no bairro Alemanha, próximo ao antigo terminal rodoviário de São Luís. Os murais apresentam o homem da terra maranhense, o bumba-meu-boi, entre outras cenas características da realidade do estado."
Imirante/O Estado do Maranhão

2 comentários:

  1. Fala sério Marcus, a cabeça de uma vaca? Putz! è um sapo ou dois peixes nadando em direações opostas...

    ResponderExcluir
  2. No dia 27 de maio, deste ano (2011) faremos, familiares e jornalista um manifesto em prol da conservação das obras do falecido artista plástico Antônio Almeida, bem como pedido de manutenção da logomarca original da Caema. Sou neta do artista, e conto, com seu apoio.

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.