domingo, 18 de janeiro de 2009

O Universo A Ser Descoberto Por Você


Quatrocentos anos após Galileu Galilei observar o espaço com um telescópio, a Unesco inaugura o Ano Internacional da Astronomia (IYA) que em 2009 reúne 99 países e 14 organizações em suas comemorações. Com o tema O universo a ser descoberto por você, o evento visa chamar a atenção e estimular a sociedade para assuntos na área da astronomia. Em 50 cidades brasileiras, entre os dias 19 e 28, se realizam eventos de abertura das comemorações que se estenderão ao longo do ano. Constam das programações locais exposições fotográficas, shows em planetários e observações telescópicas.

Programação em São Luís
19/01 - às 9 hs, palestra sobre o IYA 2009. Às 15h, apresentação "Uma breve história da astronomia no Brasil e no mundo". Local: Auditório do CECEN/UEMA, Campus Paulo VI da UEMA, Bairro do Tirirical;
A partir de 18h, Observação do planeta Vênus com telescópio e mapas celestes em frente à Biblioteca Benedito Leite na praça Deodoro, s/n, no centro de São Luis-MA.

20-01 - às 9hs, exibição do filme "1492", seguida de debate. Às 15h, palestra "As conseqüências das primeiras observações telescópicas feitas por Galileu Galilei. Local: Auditório do CECEN/UEMA.
A partir de 18h, Observação do planeta Vênus; praça da Matriz, no centro da Cidade de São José de Ribamar na Grande São Luis-MA.

21/01 - às 9hs, exibição do filme "O Céu de Outubro", seguida de debate. Às 15h, palestra "Atividades desenvolvidas no Centro de Lançamento de Alcântara". Auditório do CECEN/UEMA.
A partir de 18h, Observação do planeta Vênus; Praça Central de Paço do Lumiar na Grande São Luis-MA.

22/01 - às 9hs, exibição de documentário sobre o Sistema Solar, seguida de debate. Às 15h, palestra "Atividades desenvolvidas no INPE-MA". Auditório do CECEN/UEMA.
A partir de 18h, Observação do planeta Vênus e identificação de constelações referenciais. Praça do “Projeto Viva” no município de Raposa na Grande São Luis-MA.

23/01 - às 9hs, exibição de dois documentários, seguida de debate. Às 15h, exibição de documentário sobre as teorias da estrutura do universo, seguido de debate sobre o tema. Local desses eventos: Auditório do CECEN/UEMA.
A partir de 18h, Observação do planeta Vênus e identificação de constelações. Praça do Observatório Astronômico da UEMA, no Campus Paulo VI - UEMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.