segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Tutóia - Como nos Tempos da Balaiada



Como nos Tempos da Balaiada
Parte 1
30/12/2008

Raramente a cidade de Tutóia, distante 460 km de São Luís vivencia cenas como essas do já inesquecível "30 de dezembro". Funcionários contratados da educação e saúde furiosos com o não pagamento de seus devidos salários invadiram e depredaram a casa do prefeito Zilmar Melo, na avenida Paulino Neves no centro da cidade.
As cenas são impressionantes: carros revirados, móveis destruídos e caos na cidade.

Pesquisador da História de Tutóia há alguns anos, não lembro de relato semelhante desde a Balaiada que por lá passou nos idos de 1837 e 39 destruindo a antiga Vila de Tutóia.

Não aprovo atitudes violentas, mas o exemplo da revolta de um povo pacato que tem no seu sangue a mistura sertaneja com a de guerreiros indígenas tremembés serve de exemplo não só para as atuais, mas também futuras gerações de políticos da cidade. Serve também, para a quebra do paradigma de que o povo é acomodado. Com as impressionantes cenas de hoje, ficou claro que isso não é uma verdade absoluta.

Vida longa ao povo de Tutóia e sua luta pela justiça.

Imagens da invasão à casa do prefeito de Tutóia –
http://www.youtube.com/watch?v=_4n4oDvl2zo



Parte 2
31/12/2008

Depois da invasão da casa do prefeito de Tutóia ontem pela manhã com a destruição de carros e móveis, hoje pela manhã o alvo foi a casa do secretário de finanças da cidade, o Sr João Veloso.
A população enfurecida está concentrada em frente à casa do secretário e exige o pagamento imediato dos salários atrasados. O caso é preocupante devido o pequeno contingente policial daquela cidade e a situação de famílias que têm que se deslocar km em estradas de areia, pagando passagens caras em transportes 4x4 até o centro da cidade na esperança de receber seus pagamentos.

Parte 3
05/01/2009
Os fatos em Tutóia tiveram repercussão nacional, porém a conotação dada pela Rede Globo foi a de "depredação", "vandalismo", "roubo" entre outros termos perjorativos. Porém, a reflexão que faço é a seguinte: O que motivou a ação violenta da população de Tutóia?

Ao contrário do episódio da cidade de Santa Luzia/MA, a eleição já estava decidida e consolidada. Culpar o policiamento da cidade ou facções políticas é um desrespeito ao povo. Não é difícil concluir que meses de salários atrasados e desrespeito com funcionários da saúde e educação foram decisivos para o ocorrido.

A cidade de Tutóia é formada por povoados no qual o acesso só é possível através de veículos 4 x 4, o que torna o custo das passagens para a sede muito alto. A data da invasão à casa do prefeito corresponde a um combinado entre o governo e os contratados para o pagamento dos salários atrasados. O final dessa história nós já sabemos.

Com a posse do novo prefeito, o ex-presidente da colônia de pescadores de Tutóia espero que fatos como esses não se repitam. Mas o alerta foi dado: o povo já não é mais o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.