segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Anexo do CEM Anjo da Guarda Visita Jardim Botânico


Olá,
Agendei a visita ao Parque Botânico da Vale com quase duas semanas de antecedência. Na quinta-feira (22) à tarde, no dia marcado, chovia muito, muito mesmo! Mas como já tinha dito o professor Túlio numa reunião que iriámos de qualquer jeito, fizesse sol ou chuva. Não deu outra. Encaramos a chuva.

Na visita, os alunos conheceram um pouco sobre as operações da Vale do Rio Doce no mundo; divididos em dois grupos fizeram, um a Trilha do Angelim e o outro, a Trilha da Restauração; viram uma exposição sobre a memória do Itaqui-Bacanga e assististiram a um “cineminha” sobre animais em extinção e consciência ambiental.

No final da visita, a fala de uma aluna resumiu a avaliação do meu objetivo: “morava aqui do lado e não sabia da existência de nada disso no meu bairro. Quero voltar e trazer minha família e meus amigos”.

Abelha é daltônica, mas ver no escuro; as índias usavam casca de tapiritá para ficar virgens de novo (!?); Sororoca é uma planta prima da bananeira...essas e outras informações foram apresentadas de forma muito interativa pela competente equipe do Parque. Se, serão esquecidas com o tempo? Não sei!

Durante a visita os alunos acrescentaram muitas informações sobre plantas e bichos. Perguntavam e intervinham. Corrigiam uns aos outros. Diante disso, por vezes fui mero expectador.

A única certeza que trouxe dessa experiência com os alunos foi a de que bom mesmo é aprender. Aprendi muito com eles. Foi uma tarde de aula, perfeita!

4 comentários:

  1. bom,eu ñ poderia passar e ñ comentar,ñ é mesmo?!
    pois bem,vi o texto pôsto e li e tive uma curiosidade!"as indias usavam casca de tapiritá para voutar a ser virgem?! essa é de morrer!!!!
    mais indio é indio...fazer o q?!
    gostei muito prô de vc ter a preocupação de ñ deixar passar nada(ás vezes ñ é muito nem importante)despecebido de seus olhos e pensamento...admiro sua perseverança diante da vida e confiança depositado em si mesmo...
    pode crêr que vc tewm uma fã de carteirinha,viu?!bjimhos para vc!!!Ellen K.

    ResponderExcluir
  2. oi professor eu tive o grande prazer de visitar o seu blog, achei bastante interessante e continuarei tendo o prazer de sempre esta por dentro das novidades que me enterassam principalmente a parte do teatro.
    aqui encerro dando os meus parabéns pra vc!!!!!!!!
    ERENILDY

    ResponderExcluir
  3. ola,sou aluna do cem-anexo e tive o privilegio de compartilhar juntamente com vc MARCUS SAUDANHA esta belissima visita ao parque,na qual aprendi a valorizar o q a de melhor na minha comunidade...e agradeço a vc pelos grandes conhecimentos que me atribuiu!!!BJS...

    GLEYCE KELLY

    ResponderExcluir
  4. tenho o prazer de estar fazendo este breve comentario,por isso deixo minha marca e tenho o prazer de rever a nossa imagem com o registro de momentos inesqueciveis...te agradeço por cada momento de grandes refexoes aprimorando a minha ideia de ver o mundo...e por me dar dimensão de como e viver com grandes conhecimentos!!!

    De um grande adimirador:CLENILSON!!!

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.