terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Hoje é dia de Obama


“Aos 47 anos, Barack Hussein Obama, presidente eleito dos EUA, virou mania nos Estados Unidos e no mundo. E a cerimônia de sua posse, que começa às 13h desta terça-feira (de Brasília) em Washington, é uma esperança de que ele possa dar início a mudanças em seu país e em todo o planeta.
A partir do momento em que o helicóptero militar levar George W. Bush do Capitólio e em que Obama terminar o juramento -marcado para as 14h30 (de Brasília)- ele se tornará, diante de milhões de americanos e pessoas do mundo inteiro, o 44º presidente da história americana -e o primeiro negro depois de 43 homens brancos.”

Após ler a curta notícia acima, da Agência G1 escrevi uma lista, com alguns motivos, além dos óbvios, para ficarmos atentos aos 100 primeiros dias de Obama:
1. Uma poetisa negra de 46 anos, Elizabeth Alexander foi escolhida para declamar em público na cerimônia de posse. Embora poesia na cerimônia seja uma tradição lá, George Bush e Richard Nixon não convidaram poetas. Deu no que deu!
2. Embora o presidente favorito de Obama seja Abrahan Lincoln, ele está sendo comparado a Roosevelt (New Deal). Ambos eram democratas sucedendo republicanos e receberam o país em meio a grave crise econômica. Nos discursos de ambos, frases de inspiração do tipo “tudo é possível na América”;
3. Obama é extremamente confiante e otimista. Qualidades fundamentais para liderar;
4. Obama pedirá ao Congresso o fim da proibição para financiamento público de pesquisas com células-tronco embrionárias;
5. O Conflito na faixa de Gaza depende diretamente da nova postura da Casa Branca;
6. No Quênia, terra natal do pai de Obama, o sucesso do sobrenome é estrondoso. Recentemente foi lançada uma linha de celular com o nome Obama.

2 comentários:

  1. Tava vendo a posse dele ao vivo. O discurso desse cara empolga qualquer um viu?... Barack Wins!

    ResponderExcluir
  2. Marquinhos,
    Em primeiro lugar parabéns pelo seu blog!
    Hoje também fui tomada por alegria e emoção imensas com a posse de Obama. O desafio é grande, mas Obama é maior!
    Que maravilha ver os Estados Unidos, um dos países conhecido por ser um dos mais preconceituosos, eleger um presidente negro. Uma vitória não só de Obama, mas de todos os americanos, e de todos nós do mundo inteiro!
    Luther King certamente também está comemorando conosco lá de cima!
    Que Obama faça um excelente governo. Tem tudo para fazê-lo: é inteligente, preparadíssimo e sobretudo sensível.
    YES, HE CAN!
    YES, WE CAN!

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.