sábado, 23 de junho de 2012

Bolo de Rolo

Foto: Blog Aprendiz de Cozinheiro

A guloseima mais cobiçada de Recife é chamada de bolo de rolo: massa de trigo, ovos, manteiga e margarina com recheio de goiabada (receita tradicional). Parece um rocambole, mas não ousem fazer a comparação. Para a jornalista Letícia Cavalcanti, do Caderno Sabores da Folha de Pernambuco existem várias diferenças no sabor, na receita e na história.

O bolo de rolo diz ela, deriva do colchão de noiva português, da região de Tavira, distrito de Faro no Algarves, ao sul de Portugal. Ele é feito com quatro lâminas de bolo enrolado, recheado com goiabada e retocado com açúcar, farto no nordeste colonial. Já o rocambole tem sua origem francesa, massa mais grossa e camada única de bolo, muito mais próximo do pão de ló. O recheio do rocambole tem mais variações, geralmente doce de leite, coco e chocolate. Os franceses só passaram a influenciar a culinária colonial com vinda família real portuguesa ao Brasil em 1808.

Polêmicas a parte, o bolo de rolo tem sabor irresistível e em tempos de boicote a gordura saturada, a guloseima pode ser um pecado perdoado e justo para quem visita Recife. O único senão, fica por conta do preço abusivo: uma fatia custa entre 4 e 6 reais. Já a embalagem com 420g  da recomendada Casa dos Frios, que divulga uma receita original em sua embalagem, custa por volta de 24 reais.

Patrimônio imaterial de Pernambuco desde 2007, o bolo de rolo ainda é o melhor presente de viagem para se levar de recordação de uma doce e saborosa viagem por Recife.

Receita Bolo de Rolo aqui

Um comentário:

  1. gostaria de receber a receita do bolo de rolo,meu nome é vanessa sou da cidade de tabira-pe se possivel meu e-mail é wictorewinicius@hotmail.com obrigada

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.