terça-feira, 12 de junho de 2012

Largo dos Amores

Praça Gonçalves Dias - Cartão Postal de 1914 a partir de foto de Gaudêncio Cunha


"Amar, é não saber, não ter coragem
Pra dizer que o amor que em nós sentimos;
Temer qu’olhos profanos nos devassem
O templo onde a melhor porção da vida
Se concentra; onde avaros recatamos
Essa fonte de amor, esses tesouros
Inesgotáveis d’lusões floridas;
Sentir, sem que se veja, a quem se adora,
Compreender, sem lhe ouvir, seus pensamentos,
Segui-la, sem poder fitar seus olhos,
Amá-la, sem ousar dizer que amamos,
E, temendo roçar os seus vestidos,
Arder por afogá-la em mil abraços:
Isso é amor, e desse amor se morre!"


Fragmento do poema "Se se morre de amor" do poeta maranhense Gonçalves Dias que trata das questões do amor falso e verdadeiro, do amor passageiro das festas e bailes e do amor puro e verdadeiro. E olha que de amor o poeta entendia: apaixonou-se por Maria Amélia, mas não teve o consentimento da família dela para casar-se. Era homem de cor e apesar de poeta de reconhecimento nacional, a sociedade da época não permitia tal enlace. Maria Amélia acabou casando-se com um comerciante de origem portuguesa e Gonçalves Dias faleceu em um naufrágio quando voltava da Europa para São Luís. 


O antigo largo da Igreja dos Remédios, fotografada por Gaudêncio Cunha no início do século XX era local de concentração na cidade da Festa dos Remédios e foi palco do desenrolar de muitos casais maranhenses. Não à toa, o local oficialmente batizado de Praça Gonçalves Dias é conhecido na cidade por Largo dos Amores.


A praça tem, ao seu centro a estátua de seu maior poeta romântico sobre uma palmeira imperial ornada com motivos clássicos, bancos convidativos para casais apaixonados, coreto, escadarias que escondem segredos e escorrem em direção a Beira-Mar, e sobretudo, uma romântica e bela vista do pôr do sol sobre o mar. Não à toa, boa parte dos casais maranhenses escolhem a Igreja dos Remédios para casar e a praça para compor o álbum de fotos dos noivos.


Foto: Higor Fad

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.