sexta-feira, 15 de junho de 2012

Praia de Itaputiua


Esta praia fica na Ilha de São Luís, no município de Raposa, uma vila de pescadores de pouco mais de 20 mil habitantes e cerca de 28 km do centro da capital maranhense. Seu nome Itaputiua significa "Caminho de Pedra", devido as pedras de uma das trilhas que dão acesso a praia. Segundo o guia local, Anderson Rodrigues Costa, ela não chega a ser uma novidade para os moradores da Raposa que há muitos anos passavam o domingo aqui onde os pescadores chamavam de Mujijaia. Mas que atualmente preferem ir para a praia de Carimã, no outro lado e esta acaba ficando praticamente deserta.

Anderson, aluno do curso de meio ambiente e filho de um agente de turismo local, acompanha semanalmente grupos que visitam a praia. - "Eles são de várias partes do Brasil e do mundo!" Diz. Mas o fato é que os maranhenses, e sobretudo, os de São Luís, que estão muito mais perto da praia desconhecem este paraíso que já começa a ser chamado de Bahamas do Maranhão.

Recentemente, as praias da capital maranhense foram consideradas impróprias para banho e a população tem procurado outras opções mais distantes do centro urbano, tais como a praia de Panaquatira, no município de São José de Ribamar. Com água claras e quentes, pouca lama e sem pedras na área de banho, a praia de Itaputiua pode ser um destino e tanto para um domingo em contato com a natureza.

Mas há pontos negativos também: o acesso é difícil, possível somente em barcos ou através de trilhas no meio do mangue, falta de infraestrutura mínima como banheiros e fonte de água doce e a água do mar tem um alto teor de salinidade, o que deixa os olhos bastante irritados depois de um banho. Recomenda-se levar levar água potável compatível com o tempo de permanência na praia, e para o retorno na trilha.

Por outro lado, o acesso limitado pode ser a garantia de sobrevivência como destino de ecoturismo e quem sabe até naturismo. Anderson, já acompanhou vários grupos adeptos desta prática, pela semana, quando a praia fica completamente deserta.         .

2 comentários:

  1. Gostei muito da dica. Como faço para entrar em contato com algum guia? Gostaria de conhecer este lugar, que realmente é lindo.
    Agradecida,
    Selma.

    ResponderExcluir
  2. Olá Selma,
    a praia vale o passeio. Basta chegar de manhã cedo na praia da Raposa para contactar guias locais.

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.