domingo, 17 de junho de 2012

São Luís do Maranhão dos anos 40

A grande novidade da semana é a viagem no tempo, mais precisamente para a São Luís dos anos 30 e 40 através do filme de aproximadamente 26 minutos  postado na internet por Ramssés Souza, pertencente aos pesquisadores do futebol maranhense Djard Martins e seu filho Jesus Martins.

O filme é composto de várias cenas curtas que retratam desde o cotidiano de uma família da elite maranhense, a julgar pela posse do equipamento de filmagem, o que era raro aqui no Estado, o dia-a-dia da cidade até eventos cívicos, políticos e esportivos.

Essencial para pesquisadores, professores e alunos discutirem a evolução da cidade através de seus costumes, tais como vestuário, lazer (há cenas da prática de aeromodelismo), um dia numa cervejaria, uma visita a praia do Olho Dágua, passeios a praças e logradouros públicos, vida em família, e até de um batizado. Estão registrados também, a construção de prédios públicos como o prédio do IFMA, no Monte Castelo e do 24o Batalhão do Exército, no bairro do João Paulo.

De valor histórico para a memória política do Maranhão são as cenas de compromissos políticos do então interventor do Maranhão, Paulo Ramos. Possivelmente, inspeção de obras de saneamento e urbanização da cidade. Além de desfiles cívicos pelo centro da cidade.

Curioso ainda, para a memória do futebol maranhense e o provável mote da preservação do filme, é a cena que retrata uma partida noturna no extinto estádio Santa Isabel (canto da Fabril) entre o Moto Clube e o Maranhão Atlético Clube realizada, segundo Djard, no dia 1 de maio de 1940 por ocasião das comemorações do Dia do Trabalhador.

A família de Cesar Aboud, personagens do filme, esteve intimamente ligada a vários eventos importantes da capital maranhense. Empresário de origem sírio-libanesa de prestígio na cidade, dirigiu o Moto Clube entre as décadas de 30 e 40.  Agora sua vida privada, torna-se mais pública ainda e servirá de fonte para a memória maranhense. Um precioso registro de um tempo que agora volta graças a tecnologia audiovisual e a internet.

Assista ao filme clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.