sexta-feira, 22 de junho de 2012

Primeira Sinagoga Israelita das Américas

Sinagoga na antiga Rua dos Judeus. Foto: Marcus Saldanha
A sinagoga Kahal Zur Israel fui a primeira das Américas e funcionou na cidade de Recife entre 1636-1654, durante a presença holandesa e representa o principal marco da presença judaica no Brasil. Desde 2001 o espaço sinagoga foi reconstruído para abrigar o Centro Cultural Judaico de Pernambuco, aberto diariamente para visitas.

Sinagoga no segundo andar mantem tradição judaica em Pernambuco. Foto:Marcus Saldanha 
História - Os primeiros judeus desembarcaram em Pernambuco no ano de 1537, muitos converteram-se ao cristianismo batizando-se cristãos-novos, outros passaram a ser perseguidos por representantes da Inquisição principalmente a partir de 1593, com a chegada do visitador do Santo Ofício. Porém com a chegada dos Holandeses na primeira metade do século VII e a extensão da tolerância religiosa a Pernambuco em 1629, os judeus gozaram de liberdade, construindo casas, praticando o comércio e cultos judaicos.
Torá: escrituras sagradas para os judeus. Foto: Marcus Saldanha

Neste período muitos judeus portugueses-holandeses pediram transferência da Europa para o Brasil Holandês. Aqui unificaram as duas congregações existentes e formaram conselhos institucionais (Maamad) com eleições regulares documentadas em português, seguindo o calendário de festividades judaico.

Entre 1645-1654 os conflitos pela expulsão dos holandesas e posterior derrota torna a presença judaica em pernambuco inviável. Muitos retornam para a Holanda, outros fogem para o sertão nordestino ou migram para o Caribe e Nova Amsterdã (atual Nova York, onde fundam a maior colônia judaica nas Américas).

Visita - Além de conhecer um pouco das tradições e rituais judaicos,  incomum na maior parte do Brasil, o visitante pode compreender os conflitos religiosos e políticos no Brasil Colônia através de documentos, painéis e artefatos arqueológicos em exposição. A antiga rua dos judeus hoje é chamada de Bom Jesus e fica no Recife Antigo. A entrada custa 6 reais e aceita carteira de estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.