terça-feira, 19 de junho de 2012

Um passeio por Olinda

Vista de Olinda do Alto da Sé com a Praia de Boa Viagem (Recife) ao fundo. Foto Marcus Saldanha
Cheguei a Olinda com uma ansiedade enorme. Do marco zero de Recife para o Largo do Carmo em Olinda um táxi de 30 reais. Ladeira acima até a primeira igreja no Alto da Sé e um guia local começou a dar explicações e seguindo o nosso grupo de 4 pessoas. Percebi que seria inevitável contratá-lo: fechamos o roteiro por 10 reais/pessoa.

O guia além de explicações, tira fotos ou indica os melhores ângulos, carrega sacolas, recomenda barracas e lojas para compras. Fala muito e rápido, mas não chega a ser inconveniente. Diz ter sido pupilo de Dom Hélder Câmara e por suas mãos ter saído das ruas. Pergunto sobre os guias mirins: - Somos nós, responde ele. Meninos que hoje fazemos meninos! Complementa. É uma figura!

Esquina dos Quatro Cantos. Foto: Marcus Saldanha

E lá fomos nós andando pelas ruas e ladeiras da cidade Patrimônio da Humanidade desde 1982. Subindo o elevador recém inaugurado, descendo a Ladeira da Misericórdia em direção a esquina dos Quatro Cantos, passando pela rua do Amparo em direção a Basílica de São Bento e o Mosteiro de São Francisco, fechando o roteiro na Praça de São Pedro.
Altar da basílica de São Bento: 28 kg de ouro e entalhe barroco na madeira. Foto: Marcus Saldanha

No caminho uma parada para conhecer melhor o carnaval: os famosos bonecos de Olinda. Fico sabendo que hotéis, pousadas e casas de aluguel já estão reservadas desde março deste ano para o próximo carnaval e que uma casa bem localizada chega a custar até 8 mil reais para a temporada momesca.
Com os famosos bonecos do carnaval de Olinda


Ladeira abaixo fica a casa do cantor Alceu Valença: "O banheiro fica ao ar livre!" Informa o guia. Na praça de São Pedro fotografo a única casa da cidade com arquitetura holandesa. Mais um alerta do guia: - "Todo mundo diz que esta foi a casa de Maurício de Nassau, mas é mentira! O governador morava em Recife e não em Olinda!". Tá dito!
Exemplar da arquitetura holandesa em Olinda. Foto: Marcus Saldanha



Na outra esquina o guia aponta a primeira casa de Olinda: - "aquela sim é histórica! Ali morou Felipe Camarão! É a casa mais antiga de Olinda!" As portas parecem ter virado janelas, por conta do desnível que a casa ficou em relação a rua, culpa das constantes reformas do local.
Automóveis e fios elétricos diante da primeira casa de Olinda. Foto: Marcus Saldanha

O passeio não chega a ser cansativo e para os marinheiros de primeira viagem que precisam otimizar o tempo da visita, o guia local vale a pena. Apenas 10 km do centro de Recife e com ônibus constantes, Olinda torna-se visita obrigatória pela sua história, igrejas e carnaval. Mas não custa nada aumentar o coro dos que apoiam a rede subterrânea de fiação elétrica no centro histórico e a resolução do problema de estacionamento de carros. Impossível uma foto das ladeiras sem a poluição visual dos automóveis.

Um comentário:

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.