sexta-feira, 8 de junho de 2012

Vista para o Titicaca

Foto: Marcus Saldanha

Imagina abrir a janela do quarto e dar de cara com esse cenário paradisíaco: solo rochoso das montanhas contrastando com o azul turquesa das águas do Titicaca e o azul celeste do céu. Adiante outra ilha sagrada (Isla de la Luna) e nuvens brancas com a Cordilheira dos Andes ao fundo. Esse cenário perfeito fica na Bolívia, em Copacabana, mas precisamente na Isla de Sol.

Nessa região, centenas de séculos atrás Manco Cápac e sua esposa Mama Orcllo emergiram para fundar, a mando de seu pai e Deus do Sol o império Tawantisuyo (povo pré-incaico que deu origem a civilização Inca). Lá os Incas construíram templos e monumentos em homenagem ao sol e a lua que ainda hoje podem ser visitados.

Habitada atualmente por seus descendentes Aymarás que vivem basicamente da agricultura de batatas e criação de animais. Aos poucos, a ilha tem se consolidado como rota turística de aventureiros por conta de suas trilhas na parte norte e sul e pessoas que buscam sossego em suas pousadas ou no único albergue disponível.

Na ilha não é difícil conseguir um quarto com vista para o Titicaca - o maior e mais alto lago navegável do mundo, para compartilhar no maior amor. Difícil mesmo é encarar a subida íngreme da escadaria Inca do porto até a vila com bagagens nas costas na altitude de mais de 3 mil metros. Uma verdadeira prova de amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.