Dentro: entreporta do casarão com madeira decorada e barra da parede em estuque
detalhe da entreporta: passáros se beijam sobre o nome do antigo proprietário
Não curti as cahoeiras de Pedro II, não fiz a Trilha dos Mirantes, não visitei as minas de opala, nem o Museu da Roça e os vários sítios arqueológicos da região. Quem foi disse que vale a pena. Fica para a próxima. Estava focado nas apresentações. Queria estar descansado para sentir os acordes e a harmonia do festival.
Porém. no sábado, depois do almoço dei uma volta pelo centro histórico de Pedro II. Casas do séc. XIX, duas praças "arrumadinhas", a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e o Memorial Tertuliano Brandão Filho.
Construída em estilo neoclássico no início do século XX, o memorial foi a moradia, por duas gerações, dos manda-chuvas da região. Espadas e documentos pessoais da família dos Tertulianos Brandãos, os porões da casa, a entreporta com madeira trabalhada e decorações de estuque (aplicação de água, gesso e cola) nas barras das paredes são atrações para os visitantes.
Para Tomás de Oliveira, 45 anos, zelador do memorial há 23, a casa é bem visitada, principalmente quando tem eventos, referindo-se ao Festival de Inverno. "O que eles mais gostam de ver são as espadas e os porões", diz Tomás.
Os porões visitados, ao contrário do que muitos acreditam, não foram feitos para escravos, já que a casa foi construída entre 1923 e 1925 por mestres de obras cearenses. Mas o estilo de construção dos porões lembra muito as senzalas do Museu da Redenção, no interior do Ceará.
O zelador do memorial não lembra de visitas ilustres no Memorial, "O Pedro Bial quando teve por aqui, passou na frente da casa, mas não entrou", recorda Tomás. Então Bial não viu a entreporta do casarão: um casal de pássaros que se beijam sobre o nome do antigo proprietário que se forma quando as duas partes da porta se encontram.
Texto e fotos: Marcus Saldanha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.