quinta-feira, 18 de junho de 2009

Tempos de Escola

Olá,


para começar recebi o e-mail de Gustavo Correia divulgando as audições para o seu musical:


O BRASIL ABRAÇA O CORPO DOS MUSICAIS.
Deste corpo, a gente quer ser uma célula!


RUBER PRODUÇÕES VALEBACH MUSICAIS


APRESENTAM:


O espelhoDA DEUSA
MUSICAL DE GUSTAVO S. CORREIA
DIREÇÃO DE JADSON MELO COREOGRAFIA DE KLÉLIA CANTANHEDE

AUDICÕES EM JULHO DE 2009­­­­­


Muitos alunos e ex-alunos sempre perguntam como começar uma carreira teatral ou musical, eis uma boa oportunidade para jovens talentos.


***

São Luís tá mudando mesmo! Um cenário cultural mais efervescente. Essa semana, por exemplo, tá rolando a programação do 32o Guarnicê de Cinema do Maranhão. Estou participando da oficina de criação e roteiro com a roteirista e diretora Michelline Helena, cineasta de Fortaleza. Na aula de hoje, técnicas básicas de composição de um roteiro, muita discussão e a exibição de bons vídeos.



À tarde e à noite rolam exibições de filmes, documentários e a mostra competitiva no Teatro Alcione Nazaré e Cine Praia Grande.
***
Além disso, é São João na Ilha...

e hoje às 20 hs, na Casa de Nhozinho, Centro Histórico, o Boi de São Simão faz mais uma apresentação, no ano em que comemora o seu Jubileu de Ouro. Vale a pena observar a apresentação do boizinho em sua originalidade, que muito inspirou o Barrica; o requebrado único dos campeadores; as toadas; e é claro, a beleza das índias que flutuam na Orquestra do Boi de São Simão.


***


Tempos de Escola


Ontem reencontrei minha amiga Tati, dos tempos do MENG. Já estamos na casa dos 30, mas é só começar a conversar que dois adolescentes se reencontram rompendo a latente barreira do tempo. Falamos de livros, música, shows e tietagem. Ela confessou que ainda é uma colecionadora de autógrafos: Cássia Eller, Flávio Venturini e o seu momento maior com Marcelo Bonfá num camarim de show em Fortaleza. Até hoje ela não usa a camisa desse encontro com o músico. Estão ainda na sua mira, Chico Buarque e Rubens Paiva.
Falando dos "Tempos de Escola" é interessante, como na essência, não mudamos muito. Tati hoje é bancária e "concurseira", mas gosta mesmo é da bagaça, de viajar, lidar com gente, aventurar. Era a chefe do QG da nossa equipe de gincana da Escola. Antes disso perdeu o movimento das pernas e depois o pai. Mas nunca desistiu de ser uma pessoa melhor.
Eu hoje sou professor, mas o mesmo das idéias literárias, existencialista, entusiasmado e idealista. Produzindo sempre na cabeça ou no papel, de forma relapsa ou disciplinada. Voltei para casa pensando nessas coisas e lembrando de quando com um amigo parávamos o trânsito, na rua entre o antigo MENG e o Ginásio Costa Rodrigues usando as muletas de Tati, fingindo deficiência. No meio do caminho acenáva-mos com as muletas em punho e saíamos andando com naturalidade.
Os motoristas ficavam putos. Peraltice! Mas valia o sorriso da minha grande amiga Tati.

Fotos: campeador do Boi de São Simão, Caixa de Surpresa 2009; Ângela, Tati e Marcus Saldanha Texto e fotos: Marcus Saldanha

Um comentário:

  1. Fiquei muito emocionado quando ví a Tati. Eu lembro claramente dela. Ela é mesmo inesquecível. Dá um abração nela por mim. Álvaro.

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.