quarta-feira, 24 de junho de 2009

Mochilão de Julho



Olá,

"Em setembro de 1809, Sebastião Gomes da Silva Benford partiu de São Luís do Maranhão rumo ao Rio de Janeiro. (...) viagem, concluída em abril de 1810." Roteiro e Mapa da Viagem da Cidade de São Luís do Maranhão até a Corte do Rio de Janeiro. Ed. Ética, Imperatriz, MA. 2008.

Não, meu objetivo não é reconhecer o "inculto sertão" para desenvolvê-la por intermédio de boas estradas para fazer circular suas "infinitas e ricas produções". Nem vou a cavalo, de canoa e a pé com uma tropa de militares para fazer média para o Imperador, como fez o senhor Benford, no XIX. Vou de avião, com Ângela para curtir e divulgar o meu olhar/ pensar do que é o presente, o passado e o futuro do Rio. Num recorte de um professor- historiador-blogueiro que posta de cidadão comum, para cidadão comum, típico dos "Tempos Interessantes" do XXI para compartilhar experiências culturais de "infinitas riquezas" e tornar o caminho para o Rio de Janeiro mais... curto. Salve, salve a internet.

*

Ê Ângela, e pensar que amanhã dormiremos na Cidade Maravilhosa!! Um mês a partir desta quinta 25 de junho até 23 de julho curtindo o dia e a noite carioca, de Niterói, Paraty (FLIP 2009), Petrópolis e quem sabe a paulista também. Na casa de Vivi, num albergue, no centro da cidade, no Maraca (domingo tem FlaxFLU com o Imperador Adriano, Ibson, Fred), no Bairro de Santa Teresa, nas ruas da antiga Corte Brasileira, da primeira capital da República do Brasil, cenários predominantes dos livros didáticos de História, da literatura nacional, das novelas e dos filmes.


Acho que no Rio todo mundo vira personagem e tudo é cenário.


Carlota Joaquina, D.Pedro II, Cazuza, Kátia Flávia, O Bandido da Luz Vermelha, João do Rio, Vinícius de Morais, Os Meninos da Candelária, Rubem Braga, Galinho de Quintino, Dom Casmurro, Menino do Rio, Zé Carioca... Rua Nascimento Silva 107, Rua do Ouvidor, Rua Direita, Rua Matacavalos... o rio ainda é um cenário do imaginário mediado pelo que vejo, ouço ou leio, mas que somente às véspera dos 34 vou sentir em sua essência, mediado apenas pelos meus sentidos.


Rio, aí vamos nós!

Texto e foto: Marcus Saldanha

3 comentários:

  1. Oi, primo. Aproveite. É uma maravilha! Miguel tá no RJ. Foi enviado pelo instituto para fazer um curso. Fica até sábado. Beijos. Nina

    ResponderExcluir
  2. O Rio é uma maravilha, vc aproveita tudo, até cochilando no vidro do ônibus na travessia da ponte Rio-Niterói!! rsrrrs
    Valeu

    ResponderExcluir
  3. Eita Marcao e suas peripecias aventureiras pelo Brasil!!!mas isso e bom,alem de muita diversao, nos passa um pouco de conhecimento tambem,muito bom meu amigo...abraço a vcs!!

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.