segunda-feira, 15 de junho de 2009

Dicas Culturais de Junho e Julho em São Luís


Olá,
algumas dicas culturais que valem a pena para o mês de junho e julho em São Luís:

Dia do Paleontólogo
Hoje (15) é dia do paleontólogo e o que pouca gente sabe é que no Maranhão não só existem vários registros de fósseis de dinossauros, como também um centro de estudos nessa área. Visite o setor de Paleontologia do Museu de Ciências Naturais e Arqueologia do Maranhão e volte há mais de cem milhões de anos atrás através do acervo de fósseis (grande parte fruto de pesquisas na Ilha do Cajual-MA), réplicas, vídeos e cenários montados na rua do Giz, no centro histórico de São Luís.
Texto e Foto: Marcus Saldanha

32º Festival Guarnicê de Cinema
Já estão abertas no Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão (Rua Grande, 782-Centro), com inscrições gratuitas ,os worshops e oficinas que serão oferecidos durante o 32º Festival Guarnicê de Cinema. O festival acontece no período de 17 a 21 de junho, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, em São Luís. São oferecidos ao público interessado dois worshops e duas oficinas: “Atuação no Cinema” e o de “Assistência de Direção de Fotografia” e as duas oficinas são de “Documentários” e a de “Criação e Roteiro para Audiovisual”.
O workshop de “Atuação no Cinema” será ministrado por Nilson Asp. nos dias 18 e 19, das 9h às 12h, na Fac. São Luís e o de “Assistência de Direção de Fotografia”, com a facilitadora Cristina Kreuger. No mesmo local acontece a “Oficina de Documentário”, ministrada pela facilitadora Karla Holanda, que é doutoranda em Cinema pela UFRJ e mestre em Multimeios pela Unicamp. As aulas acontecem de 18 a 20 de junho, das 9h às 12h, na Faculdade São Luís e a “Oficina de Criação e Roteiro”, que vai acontecer de 18 a 20. A facilitadora é Michelline Helena.
Informações também pelo telefone 98. 3231 2887/ 3221 07 56.
Exibições e Disputas
As mostras competitivas e paralelas vão acontecer no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho; UEMA; Faculdade São Luís e Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. São 21 vídeos , 18 curtas-metragens brasileiros, videoclipes e 1 minuto.
O curta metragem Reverso, de Francisco Colombo, uma ficção de 6 minutos é o único filme maranhense que vai estar na disputa do Troféu Guarnicê de Filmes.
Fonte: Site do 32o Festival Guarnicê de Cinema e Blog do 32o Festival Guarnicê de Cinema

Oficinas de canto popular no Odylo Costa Filho
Estão abertas até 30 de junho, no CCOC,f, as inscrições para a oficina de férias de canto popular. As aulas serão ministradas pelo cantor, compositor e pianista Gustavo Correia. As oficinas terão duas turmas: Uma básica e outra avançada. A Turma Básica será formada por cantores iniciantes, atores, professores e palestrantes. Poderão inscrever-se alunos a partir dos 12 anos.
Serão oferecidas 20 vagas. As aulas serão ministradas as segundas e quartas-feiras, das 10h às 12h. O conteúdo terá conhecimentos gerais do aparelho fonador; saúde da voz; técnica da respiração circular; técnica vocal; dicção; classificação básica da voz e conhecendo de repertório. Já a Turma Avançada é destinada a cantores da noite, teatro musical e para amantes e interessados pelo canto em geral, com faixa etária a partir de 14 anos de idade.

“Serão oferecidas também 20 vagas para a Turma Avançada. As aulas serão as segundas e quartas-feiras, das 18h às 20h”, informa o Professor Gustavo Correia. Formado pela Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo, Belas Artes (PR) e Villa Lobos (RJ), Gustavo Correia observa ainda que as aulas serão realizadas de 6 a 31 de julho de 2009.
No conteúdo da Turma Avançada estão noções de saúde da voz; técnica da respiração circular; técnica vocal; emissão de graves, médios e agudos; dicção; conhecendo e escolhendo o repertório correto para a voz pessoal; repertorio; interpretação musical e postura de palco para o cantor. Informações: gugapopclassic@hotmail.com.
Inscrições até 8 de junho no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho. Aulas: 06 a 31 de julho
Fonte: Site Elo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.