quinta-feira, 12 de março de 2009

Imensas Miudezas

Após grande sucesso no Rio de Janeiro, os maranhenses poderão coferir o Projeto Imensas Miudezas (exposição, exbição de documentário e lançamento de livro) sobre a vida e obra do artista maranhense Antônio Bruno Pinto Nogueira - o Nhozinho.

O evento acontece no dia 13 de março (sexta) às 19 horas, na Rua Portugal 182, no Centro Histórico de São Luís.

A exposição é composta por um rico acervo espalhado por todo o país que reuniu mais de cem peças originais do artista, entre coleções particulares e de instituições museográficas. São fotografias de apresentações do Bumba-meu-boi e da região de Curupuru, onde o artista nasceu e passou sua infância; indumentárias diversas, instrumentos musicais, boi, entre outros;
O documentário construído a partir de depoimentos de familiares e amigos de Nhozinho, de brincantes e organizadores de grupos de bumba-boi do “sotaque” costa-de-mão, de artesãos, de estudiosos e especialistas narra a vida e obra do artista. Levou mais de dois anos para ficar pronto e tem a narração de Zeca Baleiro.

Já o livro Nhozinho: imensas miudezas é composto por artigos escritos por figuras de diversas áreas do conhecimento como Luciana Carvalho, pesquisadora e antropóloga, Paulo Herkenhoff, crítico e curador de arte, Lélia Coelho Frota, escritora e historiadora de arte, Maria Michol, pesquisadora e superintendente de cultura popular da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão, e Zeca Baleiro, cantor e compositor maranhense; imagens de peças do artista que estão espalhadas por todo o país, em coleções particulares e institucionais, a grande maioria inédita; e fotos do acervo da família.
Sobre Nhozinho
Nhozinho nasceu em 1904, em Bacuripanã, município de Cururupu, situado na zona litorânea ao norte do estado do Maranhão. Notável por suas esculturas, principalmente as reproduções das figuras do Bumba-meu-boi, a mais importante manifestação da cultura popular do estado, o talento de Nhozinho superou até as limitações impostas por uma doença congênita que começou a se manifestar aos 12 anos de idade. A doença foi impondo ao artista uma série de limitações e deformações físicas, fazendo com que ele improvisasse ferramentas que se adaptassem às suas condições, como um carrinho de madeira que ele fabricou para se locomover devido à amputação de suas duas pernas, dando um exemplo único de superação de limites.

O quê: Lançamento do Projeto Nhozinho – Exposição, Livro e Documentário
Quando: 13 de março de 2009
Hora: 19h
Local: Casa de Nhozinho, Rua Portugal entrada pela Rua de Nazaré, Centro Histórico de São Luís.
Imagem: Miniatura Brincante de Bumba-Meu-Boi - obra Nhozinho (divulgação)

2 comentários:

  1. leia as minhas considerações sobre o que aprecio em



    www.pereira.renato.zip.net

    www.pt.netlog.com/renato1959

    www.averequete.blogspot.com

    Renato

    ResponderExcluir
  2. Tu és o historiador da fotografia que estava na Casa de Nhozinho?

    Blz, gostei do blog. Só falta historia da fotografia (rs)

    JOsé Reinaldo

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.