segunda-feira, 16 de março de 2009

O Ano Letivo de 2009 e a Mensagem "Secreta" no Relógio de Lincoln

Olá,
hoje começa o ano letivo da rede estadual de ensino. Além da discussão do artigo de conclusão da pós-graduação do CEFET e do PDE - Plano de Desenvolvimento da Escola, estive pensando/planejando durante essas últimas semanas o ano letivo de 2009.
Estava lotado no Anjo da Guarda, mas a escola por razões estruturais fechou. Então esse ano terei a oportunidade de conhecer de perto a realidade do bairro do São Raimundo, em São Luís. Estou ansioso pela "estréia" na nova temporada, rsrsrs.

Achei um texto na net que vai cair como uma luva para a atividade de diagnóstico sobre o grau de entendimento dos alunos sobre o que é história, para que serve, como é construída, quem faz, e outras. Além do texto postado abaixo, pretendo trabalhar com a música Andando em Frente (Renato teixeira) e Tempo Perdido (Legião Urbana).

É sempre um desafio pensar o esquema de planejamento o quê? Para quem? Como? Por quê? Principalmente quando a escola ainda não definiu suas metas e objetivos no Projeto Político Pedagógico. Mas já estamos reunidos com a equipe escolar discutido os principais pontos para essa construção coletiva.

Nas discussões iniciais já apareceu a velha questão do Ensino Médio e o Vestibular. Hoje pela manhã, fiquei animado com a nova do MEC assumindo ser necessário a mudança na forma de realização do vestibular (texto no portal imirante - fiz comentário lá). Enquanto isso não muda, tento dar sentido as aulas de histórias para a realidade dos novos alunos que vou conhecer no turno vespertino e noturno, para além da mera aprovação no vestibular.

É como brinco na sala de aula: Então senta que lá vem a história!

Museu encontra mensagem "secreta" em relógio de Lincoln
EUA, Washington - Um relógio de ouro de Abraham Lincoln carrega uma mensagem marcando a estreia da Guerra Civil norte-americana, mas o presidente nunca soube da inscrição `secreta` descoberta na última terça-feira pelo Museu Nacional da História Americana.
A gravação, feita pelo relojoeiro Jonathan Dillon, é datada de 13 de abril de 1861, e contém as seguintes mensagens: `O forte Sumpter foi atacado pelos rebeldes` e `graças a Deus nós temos um governo`.
O museu disse que concordou em abrir o relógio para checar se a mensagem realmente estava lá depois de entrar em contato com seu tataraneto, Doug Stiles, de Waukegan, Illinois.
A Guerra Civil norte-americana começou quando as tropas confederadas abriram fogo no Forte Sumpter, em Charleston, no Estado da Carolina do Sul, no dia 12 de abril de 1861.
Quarenta e cinco anos depois, o relojoeiro Dillon disse ao jornal The New York Times que estava consertando o relógio de Lincoln quando ouviu que os primeiros tiros da Guerra Civil haviam sido disparados.
Dillon disse que desparafusou as peças do relógio e usou uma agulha para marcar o dia histórico no relógio do presidente. Ele disse ao jornal que, até que ele saiba, ninguém nunca tinha visto a inscrição.
- Lincoln nunca soube da mensagem que carregava em seu bolso. É um lado pessoal da história sobre um relógio comum que foi inspirado para lembrar de algo para a posteridade - disse em um comunicado Brent Glass, diretor do Museu Nacional da História Americana.
Lincoln foi eleito o 16o presidente eleito dos Estados Unidos, em novembro de 1860. No decorrer da Guerra Civil, a Carolina do Sul e outros seis Estados se separaram da união antes da posse de Lincoln em março de 1861.
Fonte: Reuters
Imagens: Google Imagens

Um comentário:

  1. hehehe poderia ter sido Nicolas Cage que tivesse descoberto pra dar mais um filme de caça ao tesouro

    lula tb tem uma mensagem... mas é ele que nao quer ver hehehe

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.