quarta-feira, 18 de março de 2009

Cartilha de Arqueologia do Maranhão


Olá,
O Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão acaba de lançar a cartilha "Arqueologia do Maranhão". O Trabalho foi concebido pelos arqueólogos Desudédit Leite e Eliane Gaspar, que assinam também os textos explicativos sobre o período pré-colonial maranhense (arte rupestre nos abrigos sob rocha, os sambaquis, as estearias, as populações de horticultores e ceramistas, as nações indígenas encontradas pelos colonizadores) e o metódico trabalho do arqueólogo.

Ao lado de cada texto, ilustrações de Terciano (Cartum Postal), que para representar os paleoíndios do Maranhão mudou seu traço artístico, inspirado na iconografia representativa de ameríndios das décadas passadas.

Já o projeto gráfico é assinado por Henrique Dias.

A idéia é divulgar a arqueologia produzida no Maranhão e o acervo exposto no Museu de forma didática para professores e alunos.

Em tempos de planejamento escolar e início do ano letivo, quando em História, Arte, Geografia e Biologia se discute a Pré-História, História da América e o Evolucionismo, nada melhor do que incluir nos planos de aula ou projetos didáticos uma volta no tempo de no mínimo, nove mil anos antes do presente.

O Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão fica na rua do giz, 59 - Praia Grande. Centro Histórico de São Luís-MA
As visitas podem ser feitas de 2a a 6a das 8 às 12e das 14 às 18 hs
Agendamento pelo tel: 98 3218-9906

Marcus Saldanha - Colaborador e parceiro do Museu de Arqueologia do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.