segunda-feira, 23 de março de 2009

Um Passeio Pelas Águas da IIha Grande do Maranhão

Olá,

sábado à tarde (21), no catamarã Vitória, com a moçada do SESC passeando pelas águas do Golfão Maranhense: Baía de São Marcos, Canal do Boqueirão, Rio Anil, Igarapé Ana Jansen, Rio Bacanga, e a ria entre a cidade velha e a cidade nova, por baixo da Ponte do São Francisco. Véspera do Dia Mundial da Água. Acompanhe a história.

O Tempo nublado não atrapalhou o passeio que saiu da histórica Ponta D´areia, até o Cais da Praia Grande. Na ida, passagem pela Ponta da Espera, (terminal de embarque/desembarque de ferry-boat que fazem a travessia de São Luís até a Baixada Maranhense), vista dos navios sendo carregados no Porto da Madeira e paradinha na pacata Ilha do Meio ou do Medo (fotos).




A Ilha possui cerca de 13 famílias, que na sua maioria vivem da pesca e do artesanato. Os mais jovens passam a semana na cidade (São Luís), onde trabalham e estudam. Não há infra-estrutura para receber muitos visitantes. As casas são de palha, muitas com fogão de barro e apesar dos bares que vimos a ilha é área restrita da Marinha. Ainda assim, os aventureiros de plantão, podem fazer duas trilhas no período mais seco do ano, entre julho e dezembro: Trilha das Piscinas e a do Farol. Há ainda um navio encalhado desde a década de 80 no lado oposto da praia que aportamos. A propósito dos nomes, Ilha do Meio por estar entre o continente e a baía de São Marcos, e do Ilha do Medo, por causa dos índios tupinambás antropófagos que habitavam-na em tempos remotos.

Depois do banho e passeio pela Ilha do Meio ou Medo, voltamos seguindo em direção a ria (encontro das água do mar e os rios Anil e Bacanga, passando pelo igarapé Ana Jansem, usado por Donana para travessia até a fazenda "Olaria" pelas bandas do atual Sítio Santa Eulália, de sua propriedade. Cruzamos a ponte do "São Francisco" (que une a cidade nova à cidade velha) por baixo, na estranha sensação de fazer o caminho oposto do cotidiano, até a ponta de São Luís, avistando a Igreja dos Remédios, Antiga Praia do Caju, Palácio dos Leões, o Cais da Sagração, seguindo até a Praia Grande, a Igreja do Desterro, o Convento das Mercês, olhando a cidade na perspectiva dos navegantes, assim como fizeram franceses, portugueses e holandeses nos séculos passados. Demos a volta pela ponta do Bonfim, de onde se avista a Praia da Guia e o leprosário até o desembarque no cais da Praia Grande.

Um passeio histórico e divertido. Muitos turistas encantados com as belezas naturais do Maranhão, que muitas vezes não é conhecido e nem valorizado pela sua própria gente.

Fica a dica para o próximo passeio: 04 de abril, promovido pelo SESC Turismo.

3 comentários:

  1. Ola marcus
    tenho adorado suas materias. Cada uma mais interessante que a outra. Continue trazendo para seus amigos e para o mundo , um pouquinho desse Brasil lindo.
    bjs
    jana

    ResponderExcluir
  2. Faaaaaaaaaaaala garoto!!!Marcus parabens meu amigo por suas materias e comentarios em relaçao a historia de seu querido estado.Um grande abc e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Graaannnnde Marcus,meu amigo,como sempre atendo a historia de seu estado!!!Parabens maisssss uma vez garoto,um grande abc e fk com Deus...ahhhhh e a visita a Oeiras???

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.