sexta-feira, 20 de março de 2009

347 anos do Decreto de Proibição da Escravidão Indígena

Olá,

No dia 20 de março de 1662 um Decreto proibiu a escravidão de índios na América Portuguesa. Foi o estopim do desntendimento entre a elite colonial maranhense e a Igreja Católica. Do lado da Igreja os sermões do Pe. Antônio Vieira. Pelo lado dos colonos, um grupo articulado por Manoel Beckman, encontrava-se regularmente na Igreja de Santo Antônio. Esses encontros resultariam na primeira rebelião nativista da América Portuguesa: A Revolta de Beckman (1684).
Na época, a situação da economia maranhense era de penúria como nos descreve Carlos de Lima em seu livro História do Maranhão, que transcrevi no meu livro didático de História do Maranhão, assim: "a situação era de miséria: todos andavam descalços, os escravos nus, nas cidades e nas fazendas, as pessoas mais importantes com vestes de panos de algodão tinturadas de preto. Em 1661, famílias nobres deixaram de ir à missa, no natal, por não terem o que vestir".
O governo maranhense foi tomado pelos revoltosos, os jesuítas expulsos do Maranhão e a então Cia de Comércio do Maranhão e Grão-Pará (responsável pelo monopólio do comércio na região) foi extinta. Em pouco tempo, o movimento foi debelado e Beckman submetido ao castigo exemplar: enforcamento.
Quanto aos índios, sabemos da História. Apesar da defesa da Igreja Católica da liberdade do gentio na época, as invasões e massacres continuam acontecendo em suas terras. O decreto foi apenas o primeiro passo na defesa do direito a liberdade dos povos indígenas e deve ser tomado como base hoje na luta pela igualdade da única raça no planeta. A Raça Humana.

Em abril, o Museu de Arqueologia estará com a programação da Semana dos Povos Indígenas do Maranhão. Na ocasião pretendo apresentar um trabalho sobre os Tremembés e suas migrações do Ceará ao Maranhão.

Falo mais sobre o assunto em breve.
Fonte: História do Maranhão - Marcus Saldanha - Ed. Central dos Livros
Imagem: “MAMELUCOS CONDUZINDO PRISIONEIROS ÍNDIOS”Jean-Baptiste Debret, Viagem pitoresca e histórica ao Brasil (1834)Prancha 20
Foto: Índia conflito de sem terras - Luís Vasconcelos (Google Imagens)

3 comentários:

  1. Adorei este post!
    Na biblioteca do C.E. Liceu Maranhense existe um exemplar com as "pranchas" de Debret, uma deliciosa viagem pelas histórias do Brasil.

    Outro dia estava a caminho de São José de Ribamar e logo após o Wang Park a direita(através do e-mail envio localização no Google Earth)existe uma Igreja chamada São José dos Índios e fiquei surpreso ao conhecer a história do lugar: índio Gamela, ponto de encontro para cerimônias, etc... não vou estragar. Tem que ir até lá... há um quadro logo atrás da porta do lado esquerdo.

    Em Panaquatira também há uma espécie de curral feito de pedras construído pelos índios que ainda hoje captura e facilita a pesca de quem mora por lá...

    Vai a dica: Pluralidade Cultural ÍNdios no Brasil (DVD) TVescola
    http://www-job-video-br.blogspot.com/2008/11/1-tv-job-assista-agora-cartografia_28.html

    Lembre-te dia 22 de março é Dia Mundial da Água. Para saber mais: http://www.ana.gov.br/aguasdemarco/calendario.asp?dia=22

    Obrigado Marcus, ainda não tenho meu espaço (blog)então peço licença para divulgar o que descobri por aí...

    Até mais.
    Túlio Tsuji
    CE.Gen Arthur de Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Marcus,

    Em boa hora aparece seu post. É preciso vigiar...viu como os políticos estão agindo com relação à demarcação de terras?

    Obrigado pela iniciativa e o convite á discussão plena.

    Abç,

    Sinval (Goiânia - Goiás)

    ResponderExcluir
  3. acho muito bom essa historia!!

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.