quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O Correspondente Brasileiro de Charles Darwin


Olá,
Se Charles Darwin pudesse dar uma festa hoje, por ocasião de seus 200 anos, o nome do alemão Fritz Müller (1822-1897) certamente estaria entre os convidados. O naturalista, que vivia em Santa Catarina, foi o primeiro a testar em campo, e aprovar, as idéias lançadas por Darwin sobre a evolução dos seres vivos em 1859, história que começou a ficar mais clara na última década.
A amizade entre Darwin e Müller, que nunca se viram pessoalmente, surgiu a partir da leitura que o naturalista inglês fez da obra de Müller intitulada "Para Darwin", em 1865. O livro fora escrito dois anos antes em Desterro, atual Florianópolis. O "Origem das Espécies" é de 1859. A troca de cartas entre ambos durou até 1882, quando Darwin morreu.

Isso só reforça a tese de que a produção científica é de fato coletiva. A idéia do indivíduo isolado em laboratório por anos desenvolvendo conhecimento sem contato com outros pesquisadores é coisa de gibi ou filme.

Para ir além, leia a matéria da Folha de São Paulo, publicada também no Jornal da Ciência em 12/02.
E quem sabe agora com toda essa repercussão, o Museu Fritz Müller em Blumenau, pouco divulgado pelos guias de viagens impressos, não disponibiliza uma visita virtual ao seu acervo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.