sexta-feira, 3 de abril de 2009

SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS NO MARANHÃO 2009

Olá,
A Secretaria de Estado da Cultura e o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão promovem a Semana dos Povos Indígenas no Maranhão 2009 que acontecerá no período de 14 a 21 de abril,, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, na Praia Grande, Centro Histórico de São Luís.

A realização deste evento em 2007 e 2008 obteve uma avaliação positiva por parte de seus realizadores, contribuindo para proporcionar uma visão positiva da sociedade maranhense em relação aos povos indígenas. Esta terceira edição da Semana objetiva ser um evento político cultural, no qual os indígenas serão os principais protagonistas. Estes irão expor sobre suas práticas sócio-culturais, demonstrando sua cosmovisão; mitologias; rituais; cerimônias e suas formas de conviver com o mundo natural e espiritual.
Durante a Semana acontecerá uma série de atividades de divulgação da riqueza e da diversidade cultural dos povos indígenas tais como: mostra de vídeos etnográficos; exposições de fotografias; oficinas temáticas de pintura corporal; cantos; mitos e língua; mesas redondas; feira de artesanato e exposição de acervo arqueológico; material etnográfico e material didático indígena.

Semana dos Povos Indígenas no Maranhão 2009 tem como objetivo central possibilitar e estimular junto à comunidade maranhense e brasileira, de modo geral, a discussão sobre a identidade cultural dos povos indígenas.
A Semana pretende, ainda, aumentar a visibilidade dos povos indígenas diante do Estado e da sociedade maranhense, pela valorização de suas expressões culturais materiais e imateriais e pela sua livre expressão enquanto agentes sujeitos de sua história.
Assim, seguindo a dinâmica dos eventos anteriores, a Semana dos Povos Indígenas no Maranhão 2009 será formada por diferentes eventos, que possibilitem contemplar esses objetivos. Serão realizadas Mesas Redondas, com a participação de representantes das etnias que falarão sobre alguns de seus principais rituais; mídia e cinema; educação e desenvolvimento sustentável.
Serão apresentados, ainda, trabalhos acadêmicos e não-acadêmicos em sessões especiais; Oficinas Temáticas ministradas por representantes dos diferentes povos indígenas no Maranhão abordando temas como as mitologias, cânticos, histórias e tradições orais, línguas indígenas, artesanato e outros.

Durante a Semana dos Povos Indígenas no Maranhão serão realizadas, ainda, mostra arqueológica, arte, artesanato e material didático produzido pelos professores indígenas enfocando a cultura material e a educação dos povos indígenas no Maranhão, com a apresentação de objetos utilitários e cerimoniais do acervo etnográfico do CPHNAM, exposições fotográficas e mostra de filmes e vídeos etnográficos sobre as culturas indígenas no Maranhão e em outras regiões do Brasil. Compõe ainda essa Semana, apresentações de danças e cânticos indígenas, como forma de valorização dessas manifestações pelo Estado e sociedade maranhense.

PROGRAMAÇÃO

ABERTURA: com a presença, do Exmo. Sr. Governador do Estado, de representantes das secretarias de Estado envolvidas, das agências, instituições indigenistas e de representantes dos povos indígenas no Maranhão.
CONFERÊNCIA DE ABERTURA: Jecinaldo Barbosa – Coordenador Geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB e liderança do povo Sateré Maué – Amazonas
Apresentação Cultural (Guajajara da região do Pindaré e Amarante), lançamento do livro sobre os índios do Maranhão e apresentação do vídeo sobre a semana dos povos indígenas 2008; Coquetel.
Local e Data: 14 de Abril – Teatro “Alcione Nazaré” - Centro de Criatividade “Odylo Costa, filho” – Horário: 19:00 Horas.

MESAS REDONDAS:

MR 1 - Ritos de Passagem: o Ketwayê dos Rankokamekra – Canela
Participantes Convidados:
Francisquinho Tep Hot – Aldeia Escalvado
Martins Paxet – Cantor – Aldeia Escalvado
Marinaldo Kenikum – Cantor – Aldeia Escalvado
Moderadora: Rose Panet – Antropóloga – Doutoranda em co-tutela entre a Ecole Pratique des Hautes Etudes/FR e a UFMA
Local e Data: 15 de Abril - Teatro “Alcione Nazaré” - Centro de Criatividade “Odylo Costa, filho” – Horário: 8:30 às 12:00 Horas.

MR 2 - Ritos de Passagem: a Festa da Menina Moça dos Tenehara – Guajajara
Participantes Convidados:
Maria Santana Guajajara – Parteira e liderança da Terra Indígena Arariboia
Cíntia Santana da Silva – Professora Bilíngüe Guajajara – Aldeia Lagoa Quieta
Francisco Paulino Guajajara – Cacique da Aldeia Lagoa Comprida
Moderador: João Damasceno Jr. – Coordenador do Setor de Etnologia e Museologia do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão.
Local e Data: 15 de Abril - Teatro “Alcione Nazaré” - Centro de Criatividade “Odylo Costa, filho” – Horário: 14:00 às 17:00 Horas.

MR 3 – Movimento Indígena Nacional.
Participantes Convidados:
Sônia Guajajara – Secretária Geral da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão - COAPIMA e liderança do povo Guajajara – Maranhão.
Romancil Cretã Kaingang - Coordenador da Articulação dos Povos Indígenas do Sul - ARPIN e liderança do povo Kaingang – Santa Catarina
Uilton Tuxá - membro da Comissão Executiva da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo - APOINME
Gersen Baniwa - Professor e antropólogo. Conselheiro do Conselho Nacional de Educação e Diretor do Centro Indígena de Estudos e Pesquisas é liderança do povo baniwa do Alto Rio Negro - Amazonas.
Local e Data: 16 de Abril - Teatro “Alcione Nazaré” - Centro de Criatividade “Odylo Costa, filho” – Horário: 8:30 às 12:00 Horas.

MR 4 - “Escola Krikati e a luta por uma educação diferenciada”.
Participantes Convidados:
Silvia Cristina Puxcwyj Krikati – Coordenadora da escola – Aldeia São José
· Lourenço Krikati – Membro da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão – COAPIMA.
· Edilena Torino Krikati - Professora – Aldeia São José
· Raimundo Cohpyht Krikati – Professor – Aldeia São José
Moderador: Gersen Baniwa - Membro do Conselho Nacional de Educação e Diretor do Centro Indígena de Estudos e Pesquisas e liderança baniwa do Alto Rio Negro - Amazonas.
Local e Data: 16 de Abril – Teatro “Alcione Nazaré” - Centro de Criatividade “Odylo Costa, filho” – Horário: 14 às 17 Horas.

MR 5 - “Mídia, Cinema e Fotografia entre os Povos Indígenas”.
Participantes Convidados:
Jair Krikati – Festa do Gavião - Aldeia São José
Agnelo Temrité Wadzatsé – Representante da COIAB – Conselho das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira e liderança Xavante - Mato Grosso.
Rose Panet – Antropóloga – Doutoranda em co-tutela entre a Ecole Pratique des Hautes Etudes/FR e a UFMA
Murilo Santos – Cineasta e Professor da Universidade Federal do Maranhão
Cláudio Zanonni – Professor do Departamento de (UFMA)
Exibição do filme: Massacre de Alto Alegre
Local e Data: 17 de Abril – Teatro “Alcione Nazaré” - Centro de Criatividade “Odylo Costa, filho” – Horário: 8:30 às 12:00 Horas.

MR 6 – “Terras Indígenas, Meio Ambiente e Etnodesenvolvimento”
Participantes Convidados:
Valdemar Ka’apor – Terra Indígena Alto Turiaçu
Jonas Gavião – Associação Wyty Cate dos Povos Timbira do Maranhão e Tocantins
Kleber Karipuna – Secretário-executivo da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB - Amapá
Paulo Guimarães - Conselho Indigenista Missionário (CIMI) – Brasília - DF
Representante da Fundação Nacional do Índio (FUNAI)
Representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA)
Moderadora: Profª Drª Maria Elizabeth Coelho – Mestrado em Ciências Sociais - UFMA
Local e Data: 17 de Abril – Teatro “Alcione Nazaré” (CCOCf) – 14 às 17 Horas.

PAINÉIS E OFICINAS TEMÁTICAS
a) Apresentação de Trabalhos Acadêmicos e Aplicados:
Participantes: Professores, Graduados e Pós-graduados; Técnicos de Instituições Indigenistas (FUNAI, FUNASA, SEDUC, etc); Alunos concludentes; Representantes de ONGs e Associações; Representantes Indígenas e outros apresentarão trabalhos acadêmicos (Teses, Dissertações e Monografias, resultados de pesquisa; projetos aplicados) sobre temas relacionados aos povos indígenas no Maranhão e Brasil. Após cada ciclo de apresentações será promovido debates junto aos presentes.
Local e Data: Dias 16 e 17 de Abril/2008. Sala de Multimídia (CCOCf)
Horário: 14 às 17 Horas.

b) Oficinas Temáticas: Representantes dos diversos grupos indígenas no Maranhão ministrarão oficinas sobre elementos de cultura imaterial (cantos, danças, mitos, línguas) e de cultura material (adornos corporais, artesanato, instrumentos musicais e utensílios) desses povos. Aberto aos interessados.
Local e Data: Dias 16 e 17 de Abril – Instalações do CCOCf –
Horário: 9 às 11:30 Horas.

· 16 de Abril, Sala de Pinturas - Oficina de pintura corporal, ministrada pelos Guajajara, com o apoio do Departamento de Artes da UFMA.
· 16 de Abril, Sala de Multimídia – Oficina de Mitos, Cantos e Danças dos Canela, que recepcionarão o público e contarão historias tradicionais de seu povo (apresentação de instrumentos musicais).
· 16 de Abril, Sala de Danças – Oficina de Mitos, Cantos e Danças dos Ka’apor que recepcionarão o público e contarão historias tradicionais de seu povo (apresentação de instrumentos musicais).
· 17 de Abril, Sala de Pinturas - Oficina de pintura corporal, ministrada pelos Canela, com o apoio do Departamento de Artes da UFMA.
· 17 de Abril, Sala Multimídia – Oficina de Mitos, Cantos e Danças dos Krikati que recepcionarão o público e contarão historias tradicionais de seu povo (apresentação de instrumentos musicais).
· 17 de Abril, Sala de Danças – Oficina de Mitos, Cantos e Danças dos Guajajara que recepcionarão o público e contarão historias tradicionais de seu povo (apresentação de instrumentos musicais).

EXPOSIÇÕES e MOSTRAS
a) Exposição “Cultura Material da Pré - História do Maranhão”
Mostra de peças do Acervo do CPHNAM contendo artefatos cerâmicos, líticos dos povos pré-históricos do Maranhão.
Local: Galeria do CCOCf. – Período: 15 a 21 de Abril.
b) Exposição “Arte Indígena no Maranhão”
Mostra que reunirá acervo da cultura material contemporânea dos diversos povos.
Local: Galeria do CCOCf. – Período: 15 a 21 de Abril.
c) Exposição: O Cotidiano e o Ritual entre os Povos Indígenas no Maranhão.
Exposição que reúne painéis fotográficos de diversos autores, tiradas no dia a dia e nos momentos rituais das mais diferentes Terras Indígenas.
Local: Galeria do CCOCf – Período: 15 a 21 de Abril.
d) Mostra de Vídeos: “Curtas Nômades”
A mostra apresentará documentários etnográficos de produção local e nacional e percorrerá diversos espaços tais como: escolas de ensino médio e universidades.
Locais: Cine Praia Grande; Escolas e Universidades – Período: 15 a 17 de Abril de 2008.
e) Feira “Arte e Artesanato Indígena”
Feira de artesanato elaborado com as mais diversas matérias primas, contendo colares, pulseiras, brincos, maracás, cestos, bolsas, saiotes, redes, arco e flecha.
Local: Praia Grande - Período: 15 a 17 de Abril de 2008.

APRESENTAÇÃO DE CANTOS, DANÇAS AO SOM DE INSTRUMENTOS MUSICAIS INDÍGENAS.
Serão apresentados Cantos e Danças de diferentes culturas indígenas no Maranhão: Tenetehara (Guajajara); Timbira (Canela; Krikati; Pukobyê; Krepum); Kaapor.
Local: Saguão do CCOCf e Anfiteatro - Dias 15, 16 e 17 de Abril – 17 às 19 Horas.

O evento é uma promoção do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão com apoio do Governo do Estado do Maranhão; Secretaria de Estado da Cultura; Secretaria de Estado da Educação; Universidade Federal do Maranhão; Fundação Nacional do Índio e Coodenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas no Maranhão (COAPIMA)

Mais Informações e inscrições:
Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão – 3218-9906
Agendamento de visitas da rede pública estadual de ensino - SEDUC (Leila) - 3268-8790

6 comentários:

  1. Olá...
    Você sabe onde estão sendo realizadas as inscrições?
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Que bom saber de eventos que tratam das etnias indígenas do Maranhão!

    Queri ir....

    Abç,

    ResponderExcluir
  3. Obrigado! Já entrei em contato com a coordenadora da escola onde trabalho para agendar uma possível participação dos alunos... Valeu pela dica...

    O novo "layout" está bem melhor, mais agradável, fácil de ler, etc. Parabéns.
    Túlio Tsuji

    ResponderExcluir
  4. Aqui é a Laíza, sou valuntária na organização da semana.
    Vou divulgar no meu blog tbm e colocar pra acompanharem a andamento da semana no seu blog. oK?

    ResponderExcluir
  5. Olá Dinalva,
    as inscrições da Semana dos Povos Indígenas do Maranhão 2009 já estão sendo feitas no Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão. Participe!

    ResponderExcluir
  6. Ok Laíza,
    um evento dessa natureza precisa de muita divulgação. mande o endereço do seu blog.
    Abração
    Marcus Saldanha

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.