Sílvia Cristina Krikati (Coordenadora escolar-Aldeia São José -Guajajara), Edilena Torino Krikati (Bacharel em História e professora do Ensino Fundamental - Aldeia São José) e Lourenço Krikati (Coordenador da COAPIMA), na mesa redonda 4 que discutiu no terceiro dia da Semana dos Povos Indígenas no Maranhão 2009 a experiência da Escola Krikati e a luta por uma educação escolar indígena diferenciada.
Nas falas foi destacada a educação indígena e sua tradição oral onde se aprende ouvindo, olhando e fazendo, a experiência com a educação formal dos brancos que não respeitava a cultura indígena, alfabetizando com cartilhas e palavras dos não-índios, tais como avião, caminhão, coisas da cidade e a articulação mais recente através de projetos e parcerias para a Educação Diferenciada que ensina primeiro a língua nativa, depois o português como segunda língua, além de fazer artesanato, plantar, caçar e pescar.
A coordenadora da escola e professores presentes descreveram as ações da Escola Krikati: parceria forte com a Associação de Pais, responsável pela gestão da escola, a elaboração e discussão do Projeto Político Pedagógico e calendário próprio, que inclui as festas e rituais locais. No programa de ensino, antes da lei que obriga o ensino de música, a Esvcola Krikati já oferecia música e dança, como parte do currículo.
Pelo que vimos, a experiência de construção coletiva da escola diferenciada está além de muitas escolas não indígenas no Maranhão. E sem dúvida, temos muito que aprender ainda com os povos indígenas.
Participação maciça da plenária no debate sobre a educação escolar diferenciada: Rose Panet (SEDUC), Cacique Guajajara e alunas do quarto período de Pedagogia da Universidade do Vale do Acaraú (UVA).
Textos e fotos: Marcus Saldanha
FOI UM PRAZER PARTICIPAR DA SEMANA DOS POVOS INDIGENAS NO MARANHÃO.É IMPORTANTE LEMBRAR QUE A EDUCAÇÃO É PARA TODOS,DEVER DO ESTADO E DIREITOS DE TODOS.
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