quarta-feira, 22 de abril de 2009

O Feriado de Tiradentes

Olá,
quando eu era criança adorava o personagem histórico Tiradentes: era feriado, sabia seu nome completo de e o seu apelido engraçado. A primeira imagem que vi de Tiradentes foi no livro da escola, parecia Jesus Cristo. (representação de Décio Vilares de 1928)
Na adolescência era comum a pegadinha: em qual museu fica a cama que morreu Tiradentes?
Pois é, na faculdade, durante um congresso de estudantes de História em 1997 conheci algumas cidades de Minas Gerais, em especial Ouro Preto.
Visitei os museus, as igrejas, andei pelas ruas e fiquei parado por horas ali diante do Museu de Minerologia mirando o Museu da Inconfidência.
Na sala de aula discuti várias vezes com meus alunos sobre a Incofidência Mineira, os "Autos da Devassa", o "Cancioneiro da Inconfidência" de Cecília Meirelles, mas sempre escapou o uso da imagem de Tiradentes ao longo do tempo para justificar a origem do feriado.
Em 1890, por exemplo, os republicanos viram no idealista Joaquim José da Silva Xavier, enforcado em 1792, um mártim e decretaram feriado nacional, desde então muito festejado, assim como o 15 de novembro. A data também foi comemorada também com áurea de patriotismo nos "anos de chumbo" da ditadura militar. Curioso, pois se estivesse vivo nesse período, Tiradentes certamente, seria uma das vítimas do DOPS, acusado de subversão.
No plano dos inconfidentes constavam a industrialização do Brasil, a criação de uma universidade em Vila Rica, a implantação do serviço militar obrigatório e entre outras coisas, pensões para mães com muitos filhos, para incentivar o povoamento do território nacional (Olha o verdadeiro pai do Bolsa Família aí gente!!!)
Hoje é feriadão e há anos não há nenhuma manifestação em São Luís que relembre o episódio histórico. Além do post sobre Tiradentes e a Inconfidência Mineira, achei interessante relembrar a viagem de estudante que fiz à antiga Vila Rica de Tiradentes, Cláudio Manoel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Marília de Dirceu, do "traíra" Joaquim Silvério dos Reis (que dizem se desterrou no Maranhão onde matou-se anos depois da Devassa) e do meu aniversário num julho frio de Ouro Preto, aos 21 anos de idade quando ainda não declarava imposto de renda. (foto)

Texto e Foto: Marcus Saldanha

Um comentário:

  1. Então essa história de "Onde fica o museu que está a cama de tiradentes" é só uma brincadeira?

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.