quarta-feira, 22 de abril de 2009

O Esquecido Cabral?



Olá,
Há dez anos visitei a cidade de Santarém, região do Alentejo em Portugal refazendo parte da rota dos "Descobrimentos Portugueses". Na época, outubro de 1999, no Brasil já estavam instalados os relógios do designer gráfico Hans Doner nas capitais brasileiras em contagem regressiva para as comemorações.
Curioso, um episódio da viagem ocorrido na estação de trem de Lisboa que narrarei abaixo:
Pergunto a funcionárias do atendimento a turistas da estação: - Sou brasileiro. Qual a melhor forma de chegar a Santarém?
- O que vais fazer em Santarém?
- Sou professor de História e queria conhecer o túmulo de Pedro Álvares Cabral, respondo.
- Quem foi? Teu parente?
- Não. Uma pessoa importante na História do Brasil. Respondo, surpreendendo-me com a pergunta.
- Melhor seria, já que está cá, conhecer o sul de Portugal. Há belas praias para turistas. Não há muito que ver em Santarém.
Segui curta viagem de "comboio". Em Santarém, desço do trem e não sobra nenhum táxi na estação. Subo uma ladeira por horas até a cidade.
Chego a uma praça com uma estátua de Pedro Álvares Cabral com a inscrição: Descobridor do Brasil. É aqui!
A Igreja de Nossa Senhora das Graças, onde estão os restos mortais de Cabral estava fechada devido a uma greve. Insisti muito para que visse o túmulo. Na inscrição destaca-se a relevância da esposa de Cabral, camareira real.
A guia me disse que os turistas visitam a igreja por cauda de sua arquitetura e poucos brasileiros tinham interesse no túmulo de Cabral.
No ano seguinte a casa de Cabral, vizinha a igreja, em reforma na época da minha visita, foi inaugurada como Casa do Brasil em Portugal, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.
Em Portugal, Cabral me pareceu um ilustre desconhecido.
Texto e Foto: Marcus Saldanha

2 comentários:

  1. E ai garoto!!!Marcus li com muita atençao o texto acima sobre Cabral,e te confesso que estou surpreso com o mesmo devido o "esquecimento" por parte alguns a pessoa de Cabral.

    Um grande abraço!!!
    Menandro Andrade

    ResponderExcluir
  2. Quem se lembra mais do momento: a menina deflorada ou ou cara deflorador? É bem por aí...

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.