quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Memória de Pedra - IPHAN e a Gestão do Patrimônio Arqueológico

Fachada do IPHAN-MA no Centro Histórico de São Luís

Na terça-feira gravamos o último depoimento para o Memória de Pedra, desta vez com a Superintendente do IPHAN no Maranhão, Kátia Bogéa. Depois de um começo tenso por conta do mal entendido quanto a dia e hora de gravação e talvez por saber que a fala do Poder Público que faria teria que abarcar determinadas cobranças referentes a gestão do patrimônio arqueológico de São Luís, consiguimos fluir num papo respeitoso e produtivo.

Em meia hora falamos do potencial arqueológico na Ilha de São Luís; das recentes descobertas na área da refinaria de Bacabeiras, com achados de 9.200 anos antes do presente, datado em laboratório nos EUA. Pela datação já é o artefato mais antigo do Maranhão; discutimos sobre a dificuldade na preservação dos Sambaquis e também falamos do crescimento desordenado da cidade e da possível, mas não ideal atividade de salvamento nas "obras pública e privadas de desenvolvimento" pelo Maranhão.

Kátia destacou os projetos para um futuro bem próximo, tais como a revitalização da Fábrica Santa Isabel, a transferência dos cursos de História, Hotelaria e Turismo da UFMA para o centro histórico com uma espécie de hotel escola e centro de convenções - investimentos na ordem de 18 milhões e criação de um setor de arqueologia para guardar e expor os mais de 35 mil artefatos encontrados recentemente nos salvamentos realizados pelo Maranhão.

Além disso, Kátia destacou o projeto de São Luís fazer parte das cidades Iluministas do mundo, por conta de seu traçado racionalista da época pombalina - com a realização de um grande evento no final de 2012 e um centro cultural com estúdio de gravação para os grupos de Tambor de Crioula.

O trabalho agora no DOC é fazer a decupagem das cenas e partir para a edição. Ainda estou na dúvida se gravo uma cena dando aula na escola pública sobre arqueologia pré-histórica, uma vez que estudo o tema há anos, ou um dos poucos que utiliza este conteúdo nas salas de aula e sou autor do único livro de História do Maranhão que aborda a temática da arqueologia pré-histórica. Além do mais, pode ser útil para fechar algum buraco na montagem do filme. Tô em dúvida mesmo.

Hoje no papopoético de quinta quero assistir ao documentário que Paulão tanto comentou no dia da gravação do seu depoimento: um francês que andou por aqui e Bequimão nos anos 70 e teria influenciado até Murilo Santos. Veremos.

Por enquanto, o filme tem permanecido no rumo inicial do roteiro - não sei se isso é bom ou ruim. Continuo ansioso com a montagem que começa a partir de amanhã.

Abaixo algumas fotos que fiz com o telefone,  na Praça Pedro II - Local de fundação da cidade de São Luís em 1612, durante gravação da possíveis últimas cenas gravadas de Memória de Pedra. Neste período que antecede as chuvas faz um calor infernal na cidade, mas as cenas do fim de tarde ficam incríveis:
Pça. Pedro II - Local de fundação da cidade de São Luís em 1612

Pôr do sol nas muralhas do Palácio dos Leões: casal namora entre o mar e os rios bacanga e anil

auto-retrato: no reflexo de um carro - só assim para eu sair nas fotos, rsrsr

Parede do palácio dos Leões: cena de vandalismo com o patrimônio público

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.