domingo, 9 de outubro de 2011

"Mão a Obra"


Normalmente eu diria mãos a obra, mas a imagem fala por si só. Ainda bem que foi o punho esquerdo. O trabalho não para e "El comandante mismo con el brazo roto sigue adelante". 

Debaixo de um sol de rachar eu e o Rafael Pirata passamos a tarde desta quinta-feira pelas bandas de São José de Ribamar. Captamos somente externas - imagens de um antigo sambaqui que registrei dez anos atrás onde ainda se via restos de mariscos e que agora desapareceram sob as casas, posto de gasolina, lava jato...
Fracassamos também na ideia de fazer imagens das praias de Boa Viagem, Juçatuba, Ponta Vermelha a partir do monumento de São José de Ribamar. O sol intenso não permitiu imagens aproveitáveis. Valeu pelo passeio.

Aproveitamos para filmar as obras da Via Expressa no Jaracaty. No fim de tarde as cenas ficaram boas. O objetivo era registrar o crescimento da cidade, grandes obras, erguimento de prédios naquela região e por outro lado, a área de mangue sendo reduzida e o solo sendo escarafunchado sem estudos arqueológicos. Porém, segundo informações extra-oficiais haverá uma licitação para contratação de arqueólogo para acompanhar a construção da Via Expressa.

O médico, músico e primo Luís Alfredo, que mora em São Paulo está desenvolvendo a trilha - talvez original - para o filme. Na terça discutiremos melhor os detalhes. Precisamos de um técnico de som que se encarregue das mixagens. Por outro lado, a dupla André Sioux e Ted Magalhães estão tentando se afinar para produzir a animação.

Na segunda pela tarde vamos para mais uma rodada de entrevistas com o jornalista Paulo Melo de Sousa e o professor de arqueologia da UFMA Alexandre. Na terça rola uma espécie de reunião geral e depois do depoimento da diretora do IPHAN no Maranhão, lá pela quinta ou sexta começamos a edição.

Aproveitei o final de semana para devorar mais dois documentários: Loki e Coração Vagabundo - confesso que não ando muito interessado no conteúdo, mas na forma de narrar a história. Recomendo os dois, em especial o primeiro. Confesso que só com Loki pude compreender de fato o significado da Tropicália. Além deste, sugiro ainda outros documentários locais e nacionais que tem me influenciado.
Bom filmes, bom trabalho e "mão a obra"!

Bom Te Ver
 http://youtu.be/wtTuhRkAY4Y
Neste o destaque é a própria personagem narrando a sua história de vida, o documentário de Colombo leva você ao universo íntimo e muito humano de uma figura, por que não dizer folclórica da cidade, revela como se tivessemos no bar batendo papo com ela.

Vips - O documentário
 http://youtu.be/OHwGVMVAuu0
Neste documentário além do personagem, me interessou a narrativa em primeira pessoa, a relação do narrado com o personagem - a interação quebrou toda possibilidade de monotonia do DOC que é bem mejlho que o longa. Fortaleceu muito a ideia do próximo DOC que por enquanto ainda é segredo - a alma do negócio.

Busólogos
http://youtu.be/CG7eLeXvH2E
vídeo de 12 minutos e pouco - quase o tempo que deve ter o Memória de Pedra - sobre um tema urbano, local, ao mesmo tempo raro e comum: apaixonados por ônibus - feito pela turma da FAAP. Esse relato do cotidiano me interessa, quase crônica de fatos comuns que ganham um contorno curioso nas mãos do documentarista.

PACIFIC
Narrativa cansativa, mas ousada no sentido de deixar os próprios personagens contarem sua história. pareceu-me uma subversão aos documentários institucionais. Exibido recentemente numa mostra no Cine praia grande. Reforçou ainda mais minha opção por este tipo de narrativa


O Ateliê de Luzia
Não disponível na rede e DVD
excelente documentário sobre a relação antropológica da arte rupestre com o pixe. apesar de se alongar e ficar cansativo depois de 50 minutos é ainda uma grande referência, sobretudo nas inserções de animações. Não consegui retorno no contato com os autores.

Lamento a carência de mais DOCs disponíveis na rede, locadoras e TVs - tô aceitando sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.