quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Essência da natureza em cartaz

Exposição fotográfica reúne imagens de parques e jardins urbanos

Registrar aspectos da natureza inseridos em ambientes urbanos como os parques e jardins públicos é a essência da exposição fotográfica  Parques e Jardins Urbanos, no Parque Botânico Vale (Anjo da Guarda) da cineasta e fotógrafa maranhense Maria Thereza Soares. A mostra é patrocinada pelo Parque Botânico Vale e abertura, no dia 11 de outubro, será às 10h.   
Durante a exposição, como atividade paralela relacionada a questões ambientais, será realizada a palestra “A contribuição da Legislação Ambiental para a formação das cidades sustentáveis”, ministrada pela prof. msc. e advogada Lorena Saboya Vieira. A palestra será realizadas às 10h30, no dia 13, no auditório Sumaúma, no Parque Botânico Vale.
Com imagens de 29 parques e jardins urbanos nacionais e internacionais, as imagens datam de diferentes épocas, sendo a mais antiga realizada há sete anos. Em 2004, para um trabalho da disciplina do curso de cinema, Linguagem Fotográfica, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Maria Thereza escolheu como tema de um ensaio, imagens do Parque Guinle, do Rio de Janeiro. De lá para cá, a artista começou a selecionar diversas imagens, mas ainda não tinha a ideia de transformar o material em uma exposição. “A ideia surgiu porque eu já gostava de fotografar parques, jardins, flores, mas não pensava em fazer disso uma exposição. Eu já costumava visitar esses lugares”, recorda.
Mesmo sem a intenção de realizar uma exposição, Maria Thereza começou a captar imagens de outros espaços com características semelhantes.  No Brasil, imagens de parques do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, do Parque Botânico Vale, entre outros parques de São Luís. De cenários internacionais, Maria Thereza escolheu parques localizados em Santiago, Buenos Aires, Nova Iorque, Barcelona, Londres e em cidades da França.
Essa é a primeira exposição fotográfica de Maria Thereza Soares, segundo ela, na seleção de  fotografias para a exposição, centenas de imagens ficaram de fora, desse material, é possível que seja realizada uma segunda exposição, mas ainda sem definição. Nos registros presentes na exposição, flores, animais e pessoas serviram de inspiração para as lentes sensíveis da fotógrafa. Dos locais em destaque,  imagens registradas nos parques e jardins de importante valor histórico, tais como os jardins da casa de Rui Barbosa, o Parque Güel criado por Antoni Gaudí, o Parque do Flamengo projetado por Burle Marx, os parques reais ingleses The Green Park e St. James´s Park, além dos Jardins Botânicos de Buenos Aires, Rio de Janeiro e Curitiba, entre outros.
A pesquisa estará disponível também na Internet, no site que estará disponível a partir da data de abertura da exposição, no endereço: www.parquesejardinsurbanos.com.br. Para mais informações sobre a exposição e palestra: 98. 3218-6244 e 3218-6245 e pelo email parquesejardinsurbanos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.