terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

História da Fotografia em Fortaleza

Curso analisa fotografia no Brasil, desde o descobrimento até à era moderna

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108) realizará o curso de apreciação de arte “A Fotografia no Brasil: do descobrimento à fotografia moderna (1840-1945)”, de 22 a 25 deste mês (terça a sexta-feira), sempre de 14 horas às 17 horas. Inscrições gratuitas estão abertas até o dia 22, na recepção do CCBN-Fortaleza. Ao todo, são 80 vagas. O curso tem 12 horas-aula.

Ministrado pelo professor Paulo José Rossi, o curso visa promover comparações entre a trajetória que teve a fotografia no Brasil e nos grandes centros. Será apresentado um repertório imagético da produção fotográfica nacional, estabelecendo contrapontos com a produção mundial dos centros hegemônicos europeu, estadunidense e da América Latina.

Num primeiro momento, o curso analisará comparativamente os contextos da descoberta da fotografia na Europa e no Brasil, e em seguida refletirá sobre os principais usos e funções deste meio no País.

Posteriormente, o curso abordará dois dos principais movimentos estéticos fotográficos – pictorialismo e fotografia moderna – de grande extensão na Europa e nos EUA, que chegaram tardiamente no Brasil, mas que exerceram peso importante nos rumos da fotografia brasileira até meados da década de 1940.

Programa do curso
Primeiro Dia (terça-feira, 22)
  • A invenção da fotografia na Europa e no Brasil: o contexto europeu e o contexto brasileiro;
Segundo Dia (quarta-feira, 23)
  • A fotografia na América Latina: usos e funções no século XIX;
Terceiro Dia (quinta-feira, 24)
  • O pictorialismo na fotografia brasileira: o caso do Fotoclube Brasileiro;
Quarto Dia (sexta-feira, 25)
  • A fotografia moderna no Brasil: o caso do Foto Cine Clube Bandeirantes.

Breve currículo do professor

Paulo José Rossi é formado em Estudos Sociais pelo CIEDEL - Centre International d' Études pour le Développement Local, Université Catholique de Lyon, França, e em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), cuja dissertação foi voltada para o estudo da fotografia. Foi professor no curso de Bacharelado em Fotografia do Centro Universitário SENAC-SP, onde ministrou disciplinas técnicas e teóricas, entre as quais Sociologia, História da Fotografia na América Latina e Movimentos Estéticos da Fotografia. Como fotógrafo autoral, em 2010 foi contemplado com o prêmio aquisição da II Bienal de Pequenos Formatos do SESC-PB com a série Silábica. No mesmo ano, participou da exposição Variações do feminino: bastidores do universo trans, João Pessoa, e com seu projeto Corpos e flores para Iemanjá participou do deVERcidade 2010, Instituto da Fotografia (iFOTO), Fortaleza, e da 10ª Muestra de Documentales y Fotografía de América-Latina, Langreo, Espanha.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
  • Rosana Gondim (coordenadora do curso) – (85) 3464.3181 / 8786.8544 – rosanavgp@bnb.gov.br
  • Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) – (85) 3464.3196 / 8736.9232 – lucianoms@bnb.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.