Iniciando as atividades de formação em 2011, o Grupo Xama Teatro oferece Oficina de Contadores de Histórias que acontecerá dias 11, 18 e 25 de fevereiro e 04 de março, no Espaço Xama, São Francisco. A oficina acontecerá às sextas, das 15h às 18h, e terá carga horária de 15 horas.
Por considerar as atividades que decorrem do ouvir e do ler uma boa história, como significativas e suscitadoras para a redescoberta da literatura, a prof. Msc. do departamento de Artes da UFMA, Gisele Vasconcelos e a arte-educadora Renata Figueiredo desenvolvem, desde 2001, atividades artístico-pedagógicas sob a forma de espetáculos, oficinas, programa radiofônico e contadores de histórias tendo como ponto de partida a arte de narrar.
Mantendo o foco na pesquisa com contadores de histórias, promovendo um reencontro entre a performance do contador e a literatura oral ou escrita as atrizes-contadoras iniciaram no Grupo Xama Teatro e na Universidade Federal do Maranhão, uma série de ações de fomento a leitura e de exercício de práticas teatrais, através de rodas da leitura, apresentação de contadores de histórias e oficinas de capacitação de educadores, bibliotecários e outros mediadores da leitura.
Em parceria com a rádio Universidade FM, as atrizes apresentam desde 2004 o programa radiofônico Estação Era Uma Vez, as histórias infantis na rádio, selecionado no I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos – Prêmio Roquette-Pinto, na categoria infanto-juvenil (ARPUB/FUNARTE/PETROBRÁS).
Na perspectiva de dar continuidade aos trabalhos de formação e capacitação de Contadores de Histórias para atuação em eventos, centros comunitários, escolas, bibliotecas, espaços culturais e educacionais, o Grupo Xama Teatro abre inscrições para nova turma da Oficina “Contadores de Histórias”.
A oficina “Contadores de Histórias” pretende contribuir para a formação e capacitação de arte-educadores, professores da educação infantil, pais e avós, conferencistas, bibliotecários, voluntários de projetos sociais e outros mediadores da leitura.
No encontro com a literatura passamos pela redescoberta do livro, da leitura e do lúdico. Contar histórias é a arte de brincar com as palavras, de intercambiar experiências, de contar e recontar. No instante em que nos encontramos com a literatura oral ou escrita de um determinado autor, nos apropriamos de suas palavras e acrescentamos a elas nossos recursos externos e internos.
Na Oficina “Contadores de Histórias”, buscamos compartilhar a experiência adquirida ao longo de 9 anos de experiência envolvendo técnicas teatrais e a arte de contar histórias.
A pergunta inicial, que movimenta toda a proposta pedagógica da oficina é: “História o que eu tenho pra você e o que você tem pra mim?”
A partir dela os alunos irão reconhecer e experimentar os elementos da narrativa e do contador de histórias: corpo-voz, pique-ritmo, emoção e irão exercitar o imaginário do contador, o lúdico e a criatividade na experiência com o estudo do conto e sua narrativa.
Os alunos serão estimulados a trabalhar com os seus recursos internos e poderão experimentar nas suas histórias diversos recursos externos: dramatização, formas animadas, sonoplastia e projeção de imagem. Ao final da oficina cada aluno ou grupo de alunos prepara uma história para ser contada aliando os recursos internos e externos.
Sobre o Grupo Xama Teatro
O Grupo Xama Teatro é uma associação civil, com personalidade jurídica própria, de fins artístico-culturais e não lucrativos. Constituem objetivos e finalidades da Associação: contribuir para o desenvolvimento das artes cênicas no Estado do Maranhão; promover e incentivar o desenvolvimento da pesquisa e criação artística e produzir espetáculos teatrais e eventos de caráter cultural.
Fundado em abril de 2008, por ex-integrantes da Tapete, Criações Cênicas, o Grupo Xama Teatro desenvolve ações artístico-culturais notabilizando-se pela diversidade de seus projetos que abarcam a montagem e circulação de espetáculos, oferta de cursos de formação, apresentação de contadores de histórias, produção de encontros e festivais de teatro, produção e veiculação de programa radiofônico e realização de pesquisa com ênfase na performance no ator-contador.
Em 2010 o Grupo Xama Teatro é selecionado no I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos – Prêmio Roquette-Pinto, na categoria infanto-juvenil (ARPUB/FUNARTE/PETROBRÁS), com o programa Estação Era Uma Vez e é também contemplado no Programa Mais Cultura Microprojetos Amazônia Legal (MINC/BNB) com o projeto de formação “Oficina Ator-Contador para jovens residentes na Vila Embratel”.
Produz o espetáculo teatral “Macaco, Macaquice e Macacada”, com apresentações no Teatro Arthur Azevedo e 4ª Feira do Livro de São Luís.
Com o espetáculo A Carroça é Nossa, participa da V Semana do Teatro no Maranhão (São Luís-MA), da 3ª Edição do Festival de Teatro de Rua Amazônia Encena na Rua (Porto Velho- Rondônia), do São João do Maranhão (São Luís-MA) e da V Mostra Sesc Guajajara de Artes (Açailândia-MA).
Juntamente com o Grupo Cena Aberta, Xama Teatro realizou suas atividades, durante todo o ano de 2010, na Casa Amarela das Artes, onde ofereceu oficinas de contadores de histórias e produziu roda de histórias aos sábados com o projeto “Estação era uma vez”.
Em 2009, com o espetáculo “A Besta Fera: uma biografia cênica de Maria Aragão” recebe o prêmio SATED – MA de melhor espetáculo e melhor atriz e produz mostras e festivais de caráter local e nacional: Festival Maranhão na Tela, IV Semana de Teatro no Maranhão, Encontro de Contadores de Histórias e IX Edição do Festival do Teatro Brasileiro “Cena Baiana – Etapa Maranhão”. Com o espetáculo A Carroça é Nossa! participa do evento junino “São João do Maranhão” (São Luís e São Jose de Ribamar – MA) e com os espetáculos “Macaco, Macaquice e Macacada” e “ A Besta Fera” participa da IV Semana de Teatro no Maranhão e da IV Mostra Sesc Guajajara de Artes.
Em 2008, realiza a produção e circulação do espetáculo teatral “A Besta Fera: uma biografia cênica de Maria Aragão”, contemplado no Prêmio Myriam Muniz/2007 e no Plano Estadual de Cultura do Maranhão, “Projeto na Rota de Maria”, realizando apresentações em São Luís e em mais 12 municípios do Estado. Participa da III Semana de Teatro no Maranhão e das comemorações póstumas dos cem anos de Maria Aragão.
Juntamente com os grupos Cena Aberta, Santa Ignorância e Centro de Artes Cênicas, participa da produção do espetáculo “A Almanjarra”, numa homenagem ao centenário de Arthur Azevedo com apresentação no Teatro Arthur Azevedo, nas comemorações do aniversário de 191 anos, na 2ª Feira do Livro de São Luís e na Semana em homenagem póstuma ao centenário do autor.
Com efetiva participação na cena teatral maranhense, quer por seus espetáculos ou pela atuação pedagógica e de pesquisa, o Grupo Xama Teatro prossegue, em 2011, com suas produções, contribuindo para o desenvolvimento cultural do Estado do Maranhão, e dispõe de novo espaço para suas ações, Espaço Xama, no bairro do São Francisco, São Luís, MA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.