terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Guitarrista Arthur Menezes em São Luís

A primeira vez que vi e ouvi Arthur tocar foi no Festival Jazz e Blues de Guaramiranga 2009. Era uma Jam Session onde vários artistas revezavam-se incluindo o gaitista Jeferson Gonçalves. Mas Arthur permanecia no palco, como se fosse em casa. Naquela madrugada, na quadra de esporte com apresentação gratuita o garoto impressionava.  Leia o que a Revista Blues'n'Jazz, n. 47, Maio de 2010 escreveu sobre ele:

Artur é o menino prodígio do blues cearense. No palco, parece ter o dobro da idade, dada a segurança, a tranquilidade e o domínio do instrumento e do estilo. Também integrante da Blues Label, ele lança agora seu primeiro CD solo, onde demonstra que, além de continuar se aprimorando na guitarra, dedicou-se também a aperfeiçoar a voz, mais segura, afinada e com um timbre consistente.

Como guitarrista, suas influências, que no início eram Stevie Ray Vaughan, Albert King e Albert Collins, principalmente, já não são facilmente percebidas, dado o enorme vocabulário de frases e riffs que utiliza. Percebe-se um grande pesquisador por trás do showman que sobe em mesas e cadeiras enquanto sola, dança com a platéia e convida meninas a subirem ao palco para dançar com ele.

O baião-blues "Early To Marry" é algo como um misto de Bo Diddley e Eddie Cochran (!) com gaita, triângulo e rabeca. O funk-blues "I'm Never Satisfied", muito pulsante, segue o estilo de Albert Collins. As baladas lembram as dos Rollíng Stones ("Stone Cold Temptress") e as de Lenny Kravitz ("You Don't Deserve My Love"). "Please, Give Me a Chance" (shuffle já gravado com a Blues Label) ganha uma versão mais intimista e sensual, com vocais femininos, que lembra até Stray Cats. O boogie-rock "Tell Me How" soa como John Lee Hooker numa jam com o Aerosmith. Ainda na linha pesada, "Let Me Show You" parece um pouco AC/DC. Do lado oposto, "Going Back Home" é um country instrumental que mostra a habilidade técnica de Artur. Ele conta com a cozinha entrosada e competente de Lucas Ribeiro (baixo) e Wladimir Catunda (bateria), além de vários convidados especiais, entre eles os gaitistas Jefferson Gonçalves e Diogo Farias. E. Travassos 
Fotos, vídeos e informações adicionais sobre a vida, a agenda e a carreira de Artur Menezes estão disponíveis em:

SERVIÇO: 
Show de Artur Menezes
Data: 17 de fevereiro 
Horário:  a partir das 21:00h 
Local: Botequim da Lagoa,
Preço do couvert: R$ 15,00   

Informações: (98) 9976-3087
Tutuca Viana Produções / Equipe de Produção- Tutuca-9976-3087 tutucaviana@yahoo.com.br 
Assessoria de Comunicação: jornalista - Patrícia Santiago (CE 01091 JP): (98)9143-0110 (Vivo)/ 8198-2604 (TIM)/ 3233-6695 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.