quinta-feira, 20 de agosto de 2009

3a Feira do Livro de São Luís

Diogo Mainardi, articulista da revista Veja já disse em sua coluna semanal que o blogueiro não passa de um palpiteiro. Na proposta que enviei para a 3ª Feira do Livro de São Luís, não só discordo como vou além: defendo ferrenhamente que o blogueiro é um escritor. E como tal lê, escreve e vive para, como disse a charmosa escritora Catharine Millet, na FLIP deste ano: “colocar palavras onde ainda não existem”.

É o que faço no Blog. Crônicas a partir do meu olhar lançado para o mundo, sobre o mundo. Minha cozinha, relatos de viagens, o encanto por um lugar ou uma pessoa, uma peça de teatro, um livro ou, seja lá, o mote que for. Escrevo.

Exponho e defendo o que penso e sinto no democrático ambiente virtual da blogosfera, para meus leitores (já são mais de 12 mil, desde janeiro de 2009). Respaldado por essa gente toda que acompanha o blog, tomei a liberdade de palpitar alguns nomes para a 3a Feira do Livro de São Luís, que em 2009 presta justa homenagem em vida, ao poeta maranhense Ferreira Gullar.

Para a “tenda dos autores” sugiro poetas, cineastas, roteiristas, dramaturgos, cantores, atores e até apresentadores. Em comum, pensamentos e atitudes múltiplas e a forte presença no séc. XXI.

Segue a lista:

Domingos de Oliveira – Seria imperdível vê-lo novamente ler Separações (sucesso arrebatador na FLIP), Vida Íntima ou qualquer outro tema proposto pela organização do evento. São muitas as possibilidades a serem exploradas pelo público. Saibam que ele tem escrito maravilhas sob encomenda. Tá tudo no seu blog (Revista Bravo).

Marcelo Rubens Paiva – Para a geração de “Feliz Ano Velho” seria um grande reencontro. Para os mais recentes seria inusitado sentir o élan do dramaturgo, roteirista, escritor e boêmio da noite paulista. De carona, seria mais que bem-vinda, a trupe de “A Noite Mais Fria do Ano”. Seu blog já foi recomendado aqui no Marcus Histórico.

Adriana Calcanhoto – A artista já tem um caso antigo com os poetas concretistas e Ferreira Gullar. Lembram do verso – “Dentro da Noite Veloz!!!!”. Além da voz cristalina, dos instrumentos que toca, das composições que faz, Adriana é leitora voraz e autora de livros. "Saga Lusa: O Relato de Uma Viagem", foi lançado em 2008. Em junho deste ano, em Ribeirão Preto fez show gratuito e participou de uma Mesa Literária. Marcou presença também na FLIP deste ano, cantando e recitando Manuel Bandeira. Mesmo que não cante, vale o seu pensar conceitual sobre música e literatura.

Paula Saldanha – Para falar de militância social e ambiental, da produção independente na longa jornada de trinta anos documentando o Brasil. Além, é claro, dos livros que escreve desde os 16 anos de idade. A equipe da série Expedições é imprescindível.

Marcelo Tas – Apresentador de sucesso fazendo jornalismo e humor inteligente. O cara tá de bobeira se oferecendo para palestras e doido para vir ao Maranhão conhecer de perto essa lendária fama do blindado presidente do senado. Além disso, com sua longa experiência na TV, Tas tem muito a dizer sobre mídia e cultura. Foi sucesso na FLIPZONA deste ano em Paraty e é um dos criadores do jogo virtual no Museu da Língua Portuguesa, um dos melhores do Brasil.

Humberto Werneck – jornalista e escritor mineiro, radicado em São Paulo, domou duas feras da literatura de língua portuguesa. Mediou com entusiasmo e segurança na FLIP a Mesa Literária "Escrever é Preciso", com o escritor português Lobo Antunes e escreveu, entre outros, um songbook com a obra de Chico Buarque. Precioso relato de experiência literária e musical.

Assis Brasil – Recentemente na I SALIPA, Salão do Livro de Parnaíba, o jornalista, escritor e crítico literário piauiense radicado no Rio de Janeiro, Assis Brasil encantou o público falando de sua obra e vida. Lembrem-se que em 1994 publicou uma antologia de poesias maranhenses do século XX, que inclui entre tantos nomes, Ferreira Gullar. Se falar apenas de sua vida, o sucesso da palestra já está garantida. Mas, para além, sua presença amplia nossa visão sobre a poesia brasileira e intensifica o diálogo cultural com o estado vizinho.
Flávio Paiva - escritor, poeta, compositor e músico cearense faz de sua vida uma obra de luta pelos direitos humanos, sobretudo crianças e adolescentes. Sua presença na Feira acena para um diálogo permanente com a verve cultural cearense.

Lygia Bojunga – Escritora, atriz e editora. Atualmente Lygia mantêm uma Fundação para cuidar de seus livros e personagens. Em Santa Tereza no Rio, trabalha com crianças e adolescentes em situação de risco no projeto Paiol que mantêm por conta própria. Já esteve em São Luís apresentando o Monólogo “Fazendo Ana Paz”. Palestra, teatro e troca de experiências com educadores, jovens e crianças sobre arte e enfrentamento de problemas sociais e econômicos.

Vik Muniz – fotógrafo e artista plástico badalado no exterior, mas pouco conhecido no Brasil. Na sua recente exposição no MASP o cara deixou todo mundo de queixo caído diante da inventividade moderna de sua obra. Imaginem a foto da Mona Lisa desenhada com doce de leite, ou do Frankstein formado com várias pedras de diamante. Vale cada centavo da passagem internacional.

Sophie Calle – No ano da França no Brasil, as mulheres, em especial, adorariam ver a exposição “Cuide de Você” (atualmente no SESC Pompéia em São Paulo, e em breve no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro) e ouvir sobre a possibilidade de fazer da vida, arte.
Lya Luft - Dispensa apresentações ao público maranhense. Não lista entre as minhas escritoras favoritas, mas sua convivência com Érico Veríssimo, suas traduções literárias e seu olhar sobre a diversidade humana garantem o longo e bom bate-papo. Ela parece a avó que todo mundo gostaria de ter, não é verdade?

Ferreira Gullar – Pode falar do que quiser, mas sugiro ao autor que deixe boa parte do tempo para as perguntas e comentários do público sobre sua vasta obra. Afinal de contas: “onde há refúgio, há também armadilhas”.
Oxalá, que essa lista de palpites, coloque palavras onde ainda não existem.
Texto: Marcus Saldanha

6 comentários:

  1. Marcus Saldanha, caro, obrigado por me incluir entre os seus palpites para a 3a Feira do Livro de São Luís. Quem sabe a gente se encontra na Ilha.

    Até já.

    Flávio Paiva

    www.flaviopaiva.com.br

    CONFIRA TODA QUINTA-FEIRA A COLUNA FLÁVIO PAIVA NO DIÁRIO DO NORDESTE

    www.diariodonordeste.com.br

    ResponderExcluir
  2. " E como tal, lê, escreve e vive..." assim fica melhor, não?

    ResponderExcluir
  3. ola meu nobre, gosto muito do seu blog sou de São Mateus do Maranhão, um palpite meu tambem sseria Zeca Baleiro. obs> olha meu blog

    ResponderExcluir
  4. Diogo Mainard não vê que ele mesmo é um palpiteiro metido a cronista/colunista...concordo que o blog seja um espaço democrático, eu mesma, embora não o utilize muito como espaço informativo, acredito que dentre todas as possibilidades de se fazer Literatura que já foram discutidas e que surgem, o blog é mais um ...Literatura independente..é isso aí. Ah..é claro, adoraria ver a Shophie Calle por aqui...

    ResponderExcluir
  5. haverá feira do livro este ano?!?! estou ansiosa para saber, muito!!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria muito que tivesse citado e convidado o nome do escritor maranhense Kadu Lago.
    Autor dos romances "Confissões ao Mar" e "Dolores - aluga-se um quarto num apartamento de família", atualmente mora em São Paulo. Participou de vários eventos literários, leituras dramáticas e palestras, inclusive no "Corredor Litarário" da Av.Paulista.
    Seria uma grande atração, principalmente pro público GLS, do qual é o tema do seu 1º romance, "Confissões ao Mar", que tem previsão ainda esse ano do lançamento da 2ª edição, em São Paulo.

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.