quinta-feira, 30 de abril de 2009
Joselias, Segolène e a "Ciência da Abelha"
sábado, 25 de abril de 2009
Livros na Internet
quarta-feira, 22 de abril de 2009
O Esquecido Cabral?

O Feriado de Tiradentes

Na adolescência era comum a pegadinha: em qual museu fica a cama que morreu Tiradentes?
Pois é, na faculdade, durante um congresso de estudantes de História em 1997 conheci algumas cidades de Minas Gerais, em especial Ouro Preto.
Visitei os museus, as igrejas, andei pelas ruas e fiquei parado por horas ali diante do Museu de Minerologia mirando o Museu da Inconfidência.
Texto e Foto: Marcus Saldanha
domingo, 19 de abril de 2009
Os Krenyê-Timbira: "Resistimos e Existimos"
Por volta de 1956, com epidemia de sarampo e catapora, os indígenas achavam que o local estava afetando o seu povo e mais a pressão dos fazendeiros. O grupo pequeno não resistiu e aceitou a opção de mudar-se para aldeia Pindaré (Bom Jardim). E daí foram para o Rodeador em acordo com os Krikatis, Gavião e Canelas.
O povo dado por muitos como extinto, continua resistindo e existindo na luta dos povos indígenas por seus direitos.
Os Kreniês-Timbiras, cujo nome vem de um pássaro, conhecido pelos não-índios como "Jandaia" têm em seus traços culturais a aldeia circular, pintura corporal listrada como a cobra coral utilizando o urucum entre as formas geométricas, o cocar todo de algodão trançado, com poucas penas, que quando usadas são as mais branquinhas e na Festa da Menina Moça (ritual de passagem da adolescência) corrida de toras e flechas, onde dois grupos são divididos, o Camaleão e o Cobra e durante o dia fazem uma espécie de revezamento de bastão só que com flechas numa corrida circular.
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Encerramento da Semana dos Povos Indígenas no Maranhão 2009
Até o dia 21 de abril a exposição de artefatos arqueológicos e peças etnológicas do acervo do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão continua no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho.
Texto: Marcus Saldanha
Foto: Laíza Braga
Terras Indígenas, Meio Ambiente e Etnodesenvolvimento
Etnografia visual nas Sociedades Indígenas
Movimento Indígena Nacional
Pintura Corporal e Nas Telas - Troca de Experiências
Em outra sala, os indígenas participaram da oficina "Pintura em Tela" ministrada pela administradora regional da FUNAI - São Luís, Cláudia Cristina Lobo.
Textos e fotos: Marcus Saldanha
Escola Krikati e a Luta Por Uma Educação Diferenciada
Sílvia Cristina Krikati (Coordenadora escolar-Aldeia São José -Guajajara), Edilena Torino Krikati (Bacharel em História e professora do Ensino Fundamental - Aldeia São José) e Lourenço Krikati (Coordenador da COAPIMA), na mesa redonda 4 que discutiu no terceiro dia da Semana dos Povos Indígenas no Maranhão 2009 a experiência da Escola Krikati e a luta por uma educação escolar indígena diferenciada.
Cantos e danças
quarta-feira, 15 de abril de 2009
A Festa da Menina Moça Guajajara
Participação das Escolas
Amanhã, dia 15 a programação está perfeita para a visita de alunos do ensino fundamental e médio.
Com uma pequena alteração a programação ficou assim:
Pela manhã, das 8:30 às 12hs, no Teatro Alcione Nazaré - Ritos de Passagem: a Festa da Menina Moça dos Tenehara – Guajajara
Participantes Convidados:Maria Santana Guajajara – Parteira e liderança da Terra Indígena ArariboiaCíntia Santana da Silva – Professora Bilíngüe Guajajara – Aldeia Lagoa QuietaFrancisco Paulino Guajajara – Cacique da Aldeia Lagoa CompridaModerador: João Damasceno Jr. – Coordenador do Setor de Etnologia e Museologia do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão.
Pela tarde, das 14 às 17 hs, no mesmo local teremos Ritos de Passagem: o Ketwayê dos Rankokamekra – Canela
Participantes Convidados:Francisquinho Tep Hot – Aldeia EscalvadoMartins Paxet – Cantor – Aldeia EscalvadoMarinaldo Kenikum – Cantor – Aldeia EscalvadoModeradora: Rose Panet – Antropóloga – Doutoranda em co-tutela entre a Ecole Pratique des Hautes Etudes/FR e a UFMA
O agendamento de visita das escolas para o evento nos dias 15, 16 e 17 pode ser feito no próprio local ou pelos telefones: 3268 8790 (Leila-SEDUC), 3218-9906 e 9601 8186. Lembrando que do dia 18 a 21 de abril o evento limita-se a visitas da exposição de objetos arqueológicos e etnológicos.
Na foto, alunas do Centro de Ensino Médio Anexo-São Cristóvão (noturno), bairro do São Raimundo.
Foto: Marcus Saldanha
Oficinas Temáticas - Inscrições
As inscrições para a Semana dos Povos Indígenas no Maranhão 2009 já começaram. É grande a procura pelas oficinas temáticas (foto) que serão oferecidas pelos próprios indígenas sobre elementos de cultura imaterial (cantos, danças, mitos, línguas) e de cultura material (adornos corporais, artesanato, instrumentos musicais e utensílios) desses povos.
Local e Data: Dias 16 e 17 de Abril – Instalações do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, das 9 às 11:30.
Veja as opções e faça sua inscrição:
16 de Abril, Sala de Pinturas - Oficina de pintura corporal, ministrada pelos Guajajara, com o apoio do Departamento de Artes da UFMA.
16 de Abril, Sala de Multimídia – Oficina de Mitos, Cantos e Danças dos Canela, que recepcionarão o público e contarão historias tradicionais de seu povo (apresentação de instrumentos musicais).
16 de Abril, Sala de Danças – Oficina de Mitos, Cantos e Danças dos Ka’apor que recepcionarão o público e contarão historias tradicionais de seu povo (apresentação de instrumentos musicais).· 17 de Abril, Sala de Pinturas - Oficina de pintura corporal, ministrada pelos Canela, com o apoio do Departamento de Artes da UFMA.
17 de Abril, Sala Multimídia – Oficina de Mitos, Cantos e Danças dos Krikati que recepcionarão o público e contarão historias tradicionais de seu povo (apresentação de instrumentos musicais).·
17 de Abril, Sala de Danças – Oficina de Mitos, Cantos e Danças dos Guajajara que recepcionarão o público e contarão historias tradicionais de seu povo (apresentação de instrumentos musicais).
Foto: Marcus Saldanha
Dia de Índio
O ponto alto da noite de abertura da Semana dos Povos Indígenas ficou por conta da fala da liderança krikati, Lourenço Krikati (foto acima). " Falo de pé, pois esse é o costume do nosso povo". Transcrevo abaixo, outros trechos da sua fala para reflexão e discussão na sala de aula, na comunidade e até na mesa de bar:
terça-feira, 14 de abril de 2009
Abertura Oficial
Chegou a Hora
Com a presença de convidados, imprensa, turistas, pesquisadores, educadores, alunos, representantes indígenas krikatis e Guajajaras e a comunidade em geral começou hoje (14) e vai até 21 de abril, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho a Semana dos Povos Indígenas no Maranhão 2009.
Foto: Marcus Saldanha
Tá Quase na Hora
segunda-feira, 13 de abril de 2009
domingo, 12 de abril de 2009
Programação Parque Botânico Vale - Abril

Exposição de livros com participação de editoras e livrarias; Exposição da Obra e Vida de Monteiro Lobato com palestras; Espetáculo teatral : Hora do Conto; Recital de poesia; Palestra com escritores; Concurso de redação e poesia ecológica; Oficina de contação de histórias para professores e mediadores da leitura; Roda de leitura “Meu pé de caju” – com crianças fazendo leitura de livros sentados a sombra de árvores do Parque; Animação com personagens do Monteiro Lobato e Oficina de marca texto com Pet.
Data: 23,24 e 25 de abril
Local: Salão de exposição do Parque
Horário: 9h às 17h
Sala de Educação Ambiental
A sala de educação ambiental é um espaço pedagógico, onde a cada mês são apresentadas informações sobre um tema ambiental, no local os estudantes participam de uma mini-palestra, assistem vídeos e observam experimentos.
No espaço, será apresentado alguns tipos de solos, a história da formação dos solos, além detalhes sobre o uso dos solos, o visitante ainda poderá saber dicas de conservação e experiências, com uma demonstração de minhocário em pequena escala, para montagem em casa e poderá ainda.
As informações da sala são direcionadas aos estudantes do ensino fundamental, a proposta é complementar a atividades discutidas em sala de aula, com apresentação de experiências práticas.
ARTESANATO - Curso de Tapeçaria
O curso traz a proposta de reaproveitamento das sobras de tecidos na confecção de tapetes e outros objetos de decoração. A arte de tapeçaria pode se tornar uma oportunidade de geração de renda, ficando mais atraente utilizando na confecção materiais que seriam colocados no lixo.
Data: 16/04
Horário: 15h
As vagas são limitadas!
Palestras
Tema: Recursos pesqueiros maranhenses
Palestrante: Zafira Almeida – professora titular da UEMA, bióloga, doutora em Zoologia de animais
Data: 16/04
Horário: 15h
Tema: Microalgas tóxicas: origem e ameaças
Palestrante: Naiza Maria Castro Nogueira – professora titular do CEFET, bióloga, doutora em ecologia dos recursos naturais
Data: 24/04
Horário: 9h30
Trilha da Saúde – Caminhada Orientada
O prazer de contemplar a natureza com os benefícios da atividade física é essa a proposta do Programa Trilha da Saúde.
O programa de Caminhada Orientada promovido pelo Parque Botânico Vale, atende a um público de 100 pessoas, obedecendo a uma seqüência de atividades direcionadas aos inscritos no programa, o que inclui avaliação física e instruções de coordenação motora, para que assim, o participante alcance resultados satisfatórios.
Os encontros acontecem três vezes por semana das 7h às 9h da manhã. Além do acompanhamento com profissional de educação física, ao longo de cada mês, os participantes recebem informações através de palestras educativas sobre os benefícios da caminhada; combate ao sedentarismo; atividade física na terceira idade; motivação e saúde, obesidade; entre outros temas. As aulas temáticas são também uma atração a parte, nelas o participante conhece outras alternativas de atividade física como o tai chi chuan, yoga, ginástica dos animais, shiatsu (massoterapia), ginástica holística, dança de salão.
Programação Paralela ao Programa em ABRIL
Dia 14/04 – Palestra sobre nutrição
Dia 16/04 – Prática de Ginástica localizada
Dia 28/04 – Dança de salão - Aeroreggae
quinta-feira, 9 de abril de 2009
VAR.ALL - Sarau Midiático









quarta-feira, 8 de abril de 2009
Semana dos Povos Indígenas 2009: "Derradeira Reunião"
terça-feira, 7 de abril de 2009
Os Bons Morrem Jovens

"É tão estranho, os bons morrem jovens..."
Essa letra de Renato Russo foi feita para homenagear o poeta gaúcho Mário Quintana, logo após seu falecimento e cai como uma luva para a notícia da morte do Mestre Antônio Vieira que na sua mais conhecida canção dizia:
"Vai gozar a tua vida,
Que ela é breve e passageira,
Se tu não quer
Tem quem queira(...)"
As manchetes de hoje já diziam: "Subiu"; "O Samba de Luto"... Pensei no consolo para a ocasião, nos versos de Mário Quintana, que dizia:
"Eles passarão, eu passarinho"
Abaixo, trecho da reportagem do site elo:
"Morreu na manhã de hoje (07), de falência múltipla de orgãos, o cantor, sambista e compositor Antonio Vieira. Ele estava internado na UTI do Hospital UDI desde a semana passada após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O Mestre Vieira completaria 89 anos no próximo mês.
O sepultamento deverá acontecer às 10h de quarta-feira (08), no Cemitério do Gavião, na Madre Deus."
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Balaiada em HQ

sexta-feira, 3 de abril de 2009
SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS NO MARANHÃO 2009

A Secretaria de Estado da Cultura e o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão promovem a Semana dos Povos Indígenas no Maranhão 2009 que acontecerá no período de 14 a 21 de abril,, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, na Praia Grande, Centro Histórico de São Luís.
A realização deste evento em 2007 e 2008 obteve uma avaliação positiva por parte de seus realizadores, contribuindo para proporcionar uma visão positiva da sociedade maranhense em relação aos povos indígenas. Esta terceira edição da Semana objetiva ser um evento político cultural, no qual os indígenas serão os principais protagonistas. Estes irão expor sobre suas práticas sócio-culturais, demonstrando sua cosmovisão; mitologias; rituais; cerimônias e suas formas de conviver com o mundo natural e espiritual.
Durante a Semana acontecerá uma série de atividades de divulgação da riqueza e da diversidade cultural dos povos indígenas tais como: mostra de vídeos etnográficos; exposições de fotografias; oficinas temáticas de pintura corporal; cantos; mitos e língua; mesas redondas; feira de artesanato e exposição de acervo arqueológico; material etnográfico e material didático indígena.
Semana dos Povos Indígenas no Maranhão 2009 tem como objetivo central possibilitar e estimular junto à comunidade maranhense e brasileira, de modo geral, a discussão sobre a identidade cultural dos povos indígenas.
A Semana pretende, ainda, aumentar a visibilidade dos povos indígenas diante do Estado e da sociedade maranhense, pela valorização de suas expressões culturais materiais e imateriais e pela sua livre expressão enquanto agentes sujeitos de sua história.
Assim, seguindo a dinâmica dos eventos anteriores, a Semana dos Povos Indígenas no Maranhão 2009 será formada por diferentes eventos, que possibilitem contemplar esses objetivos. Serão realizadas Mesas Redondas, com a participação de representantes das etnias que falarão sobre alguns de seus principais rituais; mídia e cinema; educação e desenvolvimento sustentável.
Serão apresentados, ainda, trabalhos acadêmicos e não-acadêmicos em sessões especiais; Oficinas Temáticas ministradas por representantes dos diferentes povos indígenas no Maranhão abordando temas como as mitologias, cânticos, histórias e tradições orais, línguas indígenas, artesanato e outros.
PROGRAMAÇÃO
CONFERÊNCIA DE ABERTURA: Jecinaldo Barbosa – Coordenador Geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB e liderança do povo Sateré Maué – Amazonas
Apresentação Cultural (Guajajara da região do Pindaré e Amarante), lançamento do livro sobre os índios do Maranhão e apresentação do vídeo sobre a semana dos povos indígenas 2008; Coquetel.
Local e Data: 14 de Abril – Teatro “Alcione Nazaré” - Centro de Criatividade “Odylo Costa, filho” – Horário: 19:00 Horas.
MR 1 - Ritos de Passagem: o Ketwayê dos Rankokamekra – Canela
Participantes Convidados:
Francisquinho Tep Hot – Aldeia Escalvado
Martins Paxet – Cantor – Aldeia Escalvado
Marinaldo Kenikum – Cantor – Aldeia Escalvado
Moderadora: Rose Panet – Antropóloga – Doutoranda em co-tutela entre a Ecole Pratique des Hautes Etudes/FR e a UFMA
Local e Data: 15 de Abril - Teatro “Alcione Nazaré” - Centro de Criatividade “Odylo Costa, filho” – Horário: 8:30 às 12:00 Horas.
MR 2 - Ritos de Passagem: a Festa da Menina Moça dos Tenehara – Guajajara
Participantes Convidados:
Maria Santana Guajajara – Parteira e liderança da Terra Indígena Arariboia
Cíntia Santana da Silva – Professora Bilíngüe Guajajara – Aldeia Lagoa Quieta
Francisco Paulino Guajajara – Cacique da Aldeia Lagoa Comprida
Moderador: João Damasceno Jr. – Coordenador do Setor de Etnologia e Museologia do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão.
Local e Data: 15 de Abril - Teatro “Alcione Nazaré” - Centro de Criatividade “Odylo Costa, filho” – Horário: 14:00 às 17:00 Horas.
MR 3 – Movimento Indígena Nacional.
Participantes Convidados:
Sônia Guajajara – Secretária Geral da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão - COAPIMA e liderança do povo Guajajara – Maranhão.
Romancil Cretã Kaingang - Coordenador da Articulação dos Povos Indígenas do Sul - ARPIN e liderança do povo Kaingang – Santa Catarina
Uilton Tuxá - membro da Comissão Executiva da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo - APOINME
Gersen Baniwa - Professor e antropólogo. Conselheiro do Conselho Nacional de Educação e Diretor do Centro Indígena de Estudos e Pesquisas é liderança do povo baniwa do Alto Rio Negro - Amazonas.
Local e Data: 16 de Abril - Teatro “Alcione Nazaré” - Centro de Criatividade “Odylo Costa, filho” – Horário: 8:30 às 12:00 Horas.
MR 4 - “Escola Krikati e a luta por uma educação diferenciada”.
Participantes Convidados:
Silvia Cristina Puxcwyj Krikati – Coordenadora da escola – Aldeia São José
· Lourenço Krikati – Membro da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão – COAPIMA.
· Edilena Torino Krikati - Professora – Aldeia São José
· Raimundo Cohpyht Krikati – Professor – Aldeia São José
Moderador: Gersen Baniwa - Membro do Conselho Nacional de Educação e Diretor do Centro Indígena de Estudos e Pesquisas e liderança baniwa do Alto Rio Negro - Amazonas.
Local e Data: 16 de Abril – Teatro “Alcione Nazaré” - Centro de Criatividade “Odylo Costa, filho” – Horário: 14 às 17 Horas.
MR 5 - “Mídia, Cinema e Fotografia entre os Povos Indígenas”.
Participantes Convidados:
Jair Krikati – Festa do Gavião - Aldeia São José
Agnelo Temrité Wadzatsé – Representante da COIAB – Conselho das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira e liderança Xavante - Mato Grosso.
Rose Panet – Antropóloga – Doutoranda em co-tutela entre a Ecole Pratique des Hautes Etudes/FR e a UFMA
Murilo Santos – Cineasta e Professor da Universidade Federal do Maranhão
Cláudio Zanonni – Professor do Departamento de (UFMA)
Exibição do filme: Massacre de Alto Alegre
Local e Data: 17 de Abril – Teatro “Alcione Nazaré” - Centro de Criatividade “Odylo Costa, filho” – Horário: 8:30 às 12:00 Horas.
MR 6 – “Terras Indígenas, Meio Ambiente e Etnodesenvolvimento”
Participantes Convidados:
Valdemar Ka’apor – Terra Indígena Alto Turiaçu
Jonas Gavião – Associação Wyty Cate dos Povos Timbira do Maranhão e Tocantins
Kleber Karipuna – Secretário-executivo da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB - Amapá
Paulo Guimarães - Conselho Indigenista Missionário (CIMI) – Brasília - DF
Representante da Fundação Nacional do Índio (FUNAI)
Representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA)
Moderadora: Profª Drª Maria Elizabeth Coelho – Mestrado em Ciências Sociais - UFMA
Local e Data: 17 de Abril – Teatro “Alcione Nazaré” (CCOCf) – 14 às 17 Horas.
PAINÉIS E OFICINAS TEMÁTICAS
a) Apresentação de Trabalhos Acadêmicos e Aplicados:
Participantes: Professores, Graduados e Pós-graduados; Técnicos de Instituições Indigenistas (FUNAI, FUNASA, SEDUC, etc); Alunos concludentes; Representantes de ONGs e Associações; Representantes Indígenas e outros apresentarão trabalhos acadêmicos (Teses, Dissertações e Monografias, resultados de pesquisa; projetos aplicados) sobre temas relacionados aos povos indígenas no Maranhão e Brasil. Após cada ciclo de apresentações será promovido debates junto aos presentes.
Local e Data: Dias 16 e 17 de Abril/2008. Sala de Multimídia (CCOCf)
Horário: 14 às 17 Horas.
b) Oficinas Temáticas: Representantes dos diversos grupos indígenas no Maranhão ministrarão oficinas sobre elementos de cultura imaterial (cantos, danças, mitos, línguas) e de cultura material (adornos corporais, artesanato, instrumentos musicais e utensílios) desses povos. Aberto aos interessados.
Local e Data: Dias 16 e 17 de Abril – Instalações do CCOCf –
Horário: 9 às 11:30 Horas.
· 16 de Abril, Sala de Pinturas - Oficina de pintura corporal, ministrada pelos Guajajara, com o apoio do Departamento de Artes da UFMA.
· 16 de Abril, Sala de Multimídia – Oficina de Mitos, Cantos e Danças dos Canela, que recepcionarão o público e contarão historias tradicionais de seu povo (apresentação de instrumentos musicais).
· 16 de Abril, Sala de Danças – Oficina de Mitos, Cantos e Danças dos Ka’apor que recepcionarão o público e contarão historias tradicionais de seu povo (apresentação de instrumentos musicais).
· 17 de Abril, Sala de Pinturas - Oficina de pintura corporal, ministrada pelos Canela, com o apoio do Departamento de Artes da UFMA.
· 17 de Abril, Sala Multimídia – Oficina de Mitos, Cantos e Danças dos Krikati que recepcionarão o público e contarão historias tradicionais de seu povo (apresentação de instrumentos musicais).
· 17 de Abril, Sala de Danças – Oficina de Mitos, Cantos e Danças dos Guajajara que recepcionarão o público e contarão historias tradicionais de seu povo (apresentação de instrumentos musicais).
EXPOSIÇÕES e MOSTRAS
a) Exposição “Cultura Material da Pré - História do Maranhão”
Mostra de peças do Acervo do CPHNAM contendo artefatos cerâmicos, líticos dos povos pré-históricos do Maranhão.
Local: Galeria do CCOCf. – Período: 15 a 21 de Abril.
b) Exposição “Arte Indígena no Maranhão”
Mostra que reunirá acervo da cultura material contemporânea dos diversos povos.
Local: Galeria do CCOCf. – Período: 15 a 21 de Abril.
c) Exposição: O Cotidiano e o Ritual entre os Povos Indígenas no Maranhão.
Exposição que reúne painéis fotográficos de diversos autores, tiradas no dia a dia e nos momentos rituais das mais diferentes Terras Indígenas.
Local: Galeria do CCOCf – Período: 15 a 21 de Abril.
d) Mostra de Vídeos: “Curtas Nômades”
A mostra apresentará documentários etnográficos de produção local e nacional e percorrerá diversos espaços tais como: escolas de ensino médio e universidades.
Locais: Cine Praia Grande; Escolas e Universidades – Período: 15 a 17 de Abril de 2008.
e) Feira “Arte e Artesanato Indígena”
Feira de artesanato elaborado com as mais diversas matérias primas, contendo colares, pulseiras, brincos, maracás, cestos, bolsas, saiotes, redes, arco e flecha.
Local: Praia Grande - Período: 15 a 17 de Abril de 2008.
APRESENTAÇÃO DE CANTOS, DANÇAS AO SOM DE INSTRUMENTOS MUSICAIS INDÍGENAS.
Serão apresentados Cantos e Danças de diferentes culturas indígenas no Maranhão: Tenetehara (Guajajara); Timbira (Canela; Krikati; Pukobyê; Krepum); Kaapor.
Local: Saguão do CCOCf e Anfiteatro - Dias 15, 16 e 17 de Abril – 17 às 19 Horas.
Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão – 3218-9906
Agendamento de visitas da rede pública estadual de ensino - SEDUC (Leila) - 3268-8790