quarta-feira, 30 de maio de 2012

O Futuro do Museu da Cachaça Ypióca

Fotos: Marcus Saldanha

A Ypióca tradicional marca de cachaça brasileira, atual líder de vendas no mercado premium mundial foi vendida para os ingleses fabricantes do whisky Jhonnie Walker e vodka Smirnoff (Grupo de bebidas Diageo)

A Ypióca é de origem cearense e tem tradição no mercado com um produto que é feito desde 1846 em fábricas espalhadas por várias partes do Brasil. Fala-se num negócio na ordem de 900 milhões de reais, o que seria um valor razoável, uma vez que o lucro da Ypióca ano passado teria sido de 144 milhões de reais.

Mas o que chama a atenção na repercussão do negócio é a omissão de notícias acerca do Museu da Cachaça mantido pelo grupo nas imediações de Maranguape, no Ceará. O museu tem acervo permanente bem estruturado com peças originais do engenho artesanal, da evolução do parque fabril ao longo do século XX e uma curiosa mostra da evolução dos rótulos da marca. Fora isso, é possível visitar o maior tonel de cachaça do mundo, certificado pelo Guiness e degustar a boa e velha cachaça.

Porém, o ponto do alto do museu é a memória da família Telles (imigrantes portugueses) que fundaram a Ypióca. São documentos, mapas, fotos, filmes e objetos referentes a evolução da fábrica. O primoroso projeto de montagem do museu contou com profissionais de reconhecimento nacional. Uma vez mudando de mãos, como ficaria o complexo turístico e sobretudo o museu hoje administrado pela marca? A questão foi considerada no acordo? Embora em área privada, o acervo pertence ao patrimônio histórico do nordeste e refere-se a toda uma história e tradição do brasileiro ligado a produção de aguardente.

Fincamos bandeira

Em 2009 estivemos no Y-Park (Complexo Turístico da Ypióca) aos pés da serra de Maranguape, no Ceará e apenas 30 km de Fortaleza. Além do Museu da Cachaça, o parque incluiu área com passeio de charretes e jardineira, Campo de aventura com a maior tiroleza do nordeste (260 m), arvorismo, trilhas, muro de escalada, caiaque e restaurante. Veja fotos:
Museu da Cachaça

Moenda de engenho e carro de boi - artefatos de engenho tradicional

Maior tonel de madeira do mundo (374 mil litros) Guiness

área de lazer do complexo turístico da Ypióca
# Se estiver por perto

2 comentários:

  1. Marcus, o museu é da família, não foi vendido! :-)

    ResponderExcluir
  2. Boa notícia,
    gostei muito do museu, por isso torço para que ele permaneça aberto.
    Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.