quinta-feira, 31 de maio de 2012

Festejo de Santo Antônio em Barbalha - CE

Festa do Pau da Bandeira
A edição da Festa este ano lembra ainda o centenário de Luiz Gonzaga. Mais de 350 mil pessoas são esperadas para a celebração que encerra dia 13 em grande romaria
 Centenas de homens são necessários para a retirada e transporte do imenso mastro de madeira, onde é hasteada a bandeira de Santo Antônio, em frente à Igreja Matriz, em Barbalha (a 539 km de Fortaleza). É o início de uma das festas populares mais tradicionais do País. A partir deste domingo, dia 3 de junho, são esperadas mais de 350 mil pessoas no município do Cariri cearense para participar das homenagens ao padroeiro da Cidade, Santo Antônio.
Serão onze dias de festejos, de 3 a 13 de junho, que incluem cerimônias religiosas, brincadeiras com a fama casamenteira do santo, apresentações de grupos folclóricos, quermesses, mais de 60 shows no Parque da Cidade e no Centro, além da tradicional romaria de encerramento.
ABERTURA - Antes mesmo do início oficial do festejo, no sábado, dia 2, tem a Noite das Solteironas, uma grande brincadeira com a fama casamenteira de Santo Antônio organizada na Rua da Matriz. Segundo conta-se na região, a mulher solteira que tocar no Pau da Bandeira (ou beber do chá da casca, para os casos mais complicados) consegue um marido em no máximo um ano. E para animar a ala feminina, a partir das 20h30, tem shows com Os Pelejas, Forró Tapera, Val Andrade e Fábio Carneirinho.
 O domingo, dia 03, começa cedo, com a missa dominical às 7 horas da manhã na Igreja Matriz. Antes ainda, os carregadores do Pau da Bandeira já se dirigem para o Sítio São Joaquim, onde o imenso tronco de Jacarandá de 23 metros de comprimento e pesando mais de duas toneladas aguarda desde o dia 17 de maio, quando foi cortada a árvore. Nos ombros, o Pau é carregado por seis quilômetros até a Igreja Matriz, ritual em que os carregadores provam sua devoção ao santo. Em frente à Igreja, por volta das 8 horas, começa a Alvorada Festiva, mobilizando grupos folclóricos da região em uma bela apresentação pelas ruas de Barbalha. A festa se estende por todo o domingo


PROGRAMAÇÃO


 PRIMEIRO DIA -  As apresentações musicais ocorrerão em quatro palcos armados em dois pólos: no Centro de Barbalha e outro no Parque da Cidade. Nos dois locais, as quermesses anunciam à chegada dos festejos juninos, com barraquinhas de comidas e bebidas típicas, bandeirinhas e balões.
 À tarde, a partir das 15 horas, os palcos do Centro recebem o melhor do forró com Ítalo e Renno, Maurício Jorge e Fernandinho e banda, no Palco Largo do Rosário; e, no mesmo horário, Flávio Leandro, Leonardo de Luna e Maninho e banda, no Palco Marco Zero.
 Eles preparam os ânimos para o momento mais esperado da festa: o levantamento do Pau da Bandeira, que acontece a partir das 18 horas, em frente à Igreja Matriz, quando é declarada oficialmente aberta a festa.
 À noite, o esquenta é com o forró pé de serra de Chico Pessoa, a partir das 22 horas, no Parque da Cidade. E depois, ninguém menos que a diva da música nordestina, Elba Ramalho, para coroar a festa. O grupo Cheiro Nordestino encerra essa noite. Na entrada do Parque da Cidade, os organizadores solicitam (01) um quilo de alimento não-perecível, para doação nas instituições da cidade de Barbalha.
 DURANTE A SEMANA - Após um breve descanso, na terça-feira, dia 05, tem homenagem ao rei do baião Luiz Gonzaga, que este ano completaria 100 anos de nascido. Natural de Exu (há 82 km de Barbalha), o mestre Gonzagão foi um dos grandes divulgadores da Festa do Pau da Bandeira. Em seu repertório, ele cantava “Festa de Santo Antônio”, música de autoria de Alcymar Monteiro e João Paulo, dedicada ao festejo de Barbalha.
 A partir das 22 horas, os imortais sucessos de Luiz Gonzaga serão entoados no Parque da Cidade por Jorge Altino, Nando Cordel e pelo sanfoneiro Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz.
 Quarta-feira, dia 06, é a noite do Forró das Antigas, com shows das bandas Mastruz com Leite e Cavalo de Pau no Parque da Cidade, a partir das 22h. No mesmo horário e local, na quinta-feira, dia 07Jerry Adriani, Zé Orlando e Bartô Galeno prometem embalar os corações apaixonados e esquentar o clima para o sábado, dia 09, quando as bandas Forró Real, Desejo de Menina e Fivela Bronzeada vão colocar todo mundo para dançar.
 E para as crianças uma surpresa: domingo, dia 10, a partir das 18 horas, no Parque da Cidade, tem a dupla de palhaços Patati & Patatá!  Além deles, animam este começo de noite os palhaços Tiago e Risadinha.
 No Paque da Cidade, segunda-feira, dia 11, a programação noturna tem sequência com shows de Léo Magalhães e artistas da região, a partir das 22 horas.  Dia 12, terça, também 22 horas, um dos shows mais esperados: Fábio Júnior apresenta os maiores sucessos de sua carreira. Além dele, a noite conta com o grupo Os Águias.
 O encerramento dos festejos será marcado pela Procissão de Santo Antônio e, à noite, pelo show da banda de música cristã Anjo de Resgate, a parir das 22 horas, no Parque da Cidade.
FESTAS JUNINAS - Afirmando sua tradição junina, após o encerramento da Festa do Pau da Bandeira, nos dias 14, 15 e 16 de junho, Barbalha promove o Festival de Quadrilhas Juninas, com participação de 13 quadrilhas da Cidade, entre grupos adultos e mirins. No ano passado, as primeiras colocadas foram as quadrilhas Verdes Canaviais (adulta) e Nós da Terra (mirim).
 HISTÓRICO - Realizada oficialmente há 84 anos, a Festa do Pau da Bandeira está em processo de tombamento como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - que já concluiu um relatório a favor.
 A festa foi oficializada em 1928 em homenagem ao padroeiro da Cidade, Santo Antônio. Segundo historiadores, a devoção pelo santo é anterior à fundação de Barbalha e remete a mais de 300 anos atrás, mantida pelos moradores da região.
 Nos anos 1970, apostando na importância cultural do festejo, o então prefeito Fabiano Livônio Sampaio convidou grupos folclóricos, brincantes de reisados e outros folguedos tradicionais e artistas a participarem da festa, transformo-a em uma das mais importantes manifestações populares da região.
 Segundo a tradição, no primeiro dia da Festa de Santo Antônio, às 5 horas da manhã, os devotos vão a um sítio localizado no pé da serra, há 6 km de distância da Igreja Matriz, de onde acompanhados por uma multidão carregam o tronco nos ombros para ser erguido em frente à igreja com a bandeira de Santo Antônio. Os festejos duram duas semanas e são encerrados com procissão em homenagem ao santo.
SERVIÇO:
Festa do Pau da Bandeira de Santo Antonio de Barbalha – De 03 a 13 de junho na cidade de Barbalha (Região do Cariri – Ceará). Mais informações: (88) 3532 5144 / (88) 3532 1708.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.