quinta-feira, 19 de maio de 2011

Semana dos Povos Indígenas no Maranhão 2011



Encerrou na última sexta feira, 13, a 5ª edição da Semana dos Povos Indígenas no Maranhão que este ano destacou os Awá-Guajá - A luta pela sobrevivência dos nômades da floresta. Durante os cinco dias do evento lideranças indígenas, instituições governamentais de pesquisa e ensino e a comunidade em geral, discutiram sobre a diversidade cultural e os problemas ligados as questões indígenas no Maranhão. Oficinas, exposições temáticas, palestras, apresentações de vídeos, cantos e rituais de vários povos presentes chamaram atenção para a realidade dos ameríndios.

O índio Awá-Guajá Karapiru foi homenageado como símbolo da resistência indígena amazônica. Em 1978, Karapiru sobreviveu a um ataque de madereiros na cidade de Porto Franco e a um exílio auto-imposto de dez anos na floresta.

Francisquinho Tep Hot, líder Canela responsável por vários acordos com não índios para demarcação da das terras Canelas, chegando a representá-los nos Estados Unidos, Também foi homenageado.

Apesar do muito que falta para o respeito e valorização real da cultura indígena no Brasil, a permanência do evento no calendário cultural da cidade, assim como, a crescente participação de lideranças e povos de áreas distantes do estado mostram o evento consolidado pode ser o principal elo entre povos de cultura diversos, mas interesses afins: sobreviver com respeito a natureza.

Texto e foto: Marcus Saldanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.