segunda-feira, 9 de maio de 2011

MOSTRA 1959 - O ANO MÁGICO DO CINEMA FRANCÊS

A Mostra de filmes pretende levar ao público filmes inaugurais da chamada Nouvelle Vague francesa.
Os filmes lançados em 1959 (e 1960) são de grandes diretores franceses.

Entrada franca

PROGRAMAÇÃO:

10/05 (3a feira)
 - Local: Alliance Française (Centro Histórico)
18h - Abertura
- Paula Barros (Técnica de Cultura do SESC-MA - Cinema)
- Nicolas Payelle Loridant (Diretor da Alliance Française/ São Luís-MA)

18h20 - Exibição
"Pickpocket" (Pickpocket) - 1959 - França

20h - Bate papo: Nouvelle Vague
Convidado: Christian Delon (Dr. em comunicação/ UEMA)

11/05 (4a feira)
- Local: U.E.B. Alberto Pinheiro
14h - Oficina Educativa: Storyboard - Roteiro básico cinematográfico

- Local: Alliance Française (Centro Histórico)
14h30min - Oficina Análise de Filmes
Ministrante: Davi Portela - Graduando em História/ UEMA
18h - Exibição/Debate
"Hiroshima meu amor" (Hiroshima mon amour) - 1959 - França/Japão

12/05 (5a feira)
- Local: U.E.B. Alberto Pinheiro
14h - Oficina Educativa: Storyboard - Roteiro básico cinematográfico

- Local: Alliance Française (Centro Histórico)
14h30min - Oficina Análise de Filmes
Ministrante: Davi Portela - Graduando em História/ UEMA
18h - Exibição/Debate
"Acossado" (À Bout de Souffle) - 1959 - França

FILMES:

Acossado
(À Bout de Souffle) 1959. França. 90 min.
Direção: Jean-Luc Godard.
De forma inovadora e iconoclasta, narra a fuga de um ladrão parisiense. O filme foi um divisor na história do cinema, propondo uma nova aproximação ao espectador, entre muitas outras inovações técnicas e conceituais.

Hiroshima Meu Amor
(Hiroshima Mon Amour)1959. França/Japão. 90 min.
Direção: Alain Resnais.
Narra o encontro de uma atriz e um arquiteto japonês nos 1950. Com diálogos literários, fotografia realista e rompimento da linearidade narrativa, o filme é reconhecido pela crítica como o mais sofisticado e bem-acabado da Nouvelle Vague.

Pickpocket
(Pickpocket)1959. França. 79 min.
Direção: Robert Lamy.
Conta a história de jovem introspectivo e revoltado com a estrutura social, que começa a bater carteiras pelo prazer e a emoção de roubar. O filme é uma concretização das teorias de Bresson acerca do cinema: o diretor buscava acentuar a distinção da linguagem cinematográfica em relação a todas as outras.

Informações de Bia Avelar

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