terça-feira, 17 de agosto de 2010

Que tal aprender a contar histórias?


OFICINA DE CONTADORES DE HISTÓRIAS!!!

Oficina de Contadores de Histórias, com Gisele Vasconcelos e Renata Figueiredo na Casa Amarela das Artes. Rua dos Prazeres 363 Centro (rua do Hospital Materno Infantil)
ENCONTROS AS QUINTAS-FEIRAS: Das 15:00 às 18:00.
I Módulo: A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS: (19 e 26 de agosto e 2 de setembro)

II Módulo: TÉCNICAS PARA CONTAR HISTÓRIAS: (9, 16 e 23 de setembro)

Investimento: R$ 60,00 por módulo ou R$ 100,00 para quem se inscrever nos dois módulos!

Informações: site www.xamateatro.blogspot.com e-mail xamateatro@yahoo.com.br e fone: 914244-39

Contadores de História

Por considerar as atividades que decorrem do ouvir e do ler uma boa história, como significativas e suscitadoras para a redescoberta da literatura, as atrizes-contadoras de histórias do Grupo Xama Teatro, a prof. Msc. Do Departamento de Artes da UFMA, Gisele Vasconcelos e a arte-educadora Renata Figueiredo desenvolvem, desde 2001, atividades artístico-pedagógicas sob a forma de espetáculos, oficinas, programa radiofônico e contadores de histórias tendo como ponto de partida a arte de narrar.

Mantendo o foco na arte de narrar, promovendo um reencontro entre a Performance do Contador e a Literatura Oral ou Escrita as atrizes-contadoras iniciaram, na Tapete, Criações Cênicas e atualmente no Grupo Xama Teatro, uma série de ações de fomento a Leitura e do exercício de práticas teatrais, através de Rodas da leitura “Um Tapete, Cheio de Histórias” (2002-2007) e “Estação Era Uma Vez” (2010), apresentação de contadores de histórias e oficinas de capacitação de educadores, bibliotecários e outros mediadores da leitura.

Na perspectiva de dar continuidade aos trabalhos de formação e capacitação de Contadores de Histórias para atuação em eventos, centros comunitários, escolas, bibliotecas, espaços culturais e educacionais, o Grupo Xama Teatro abre inscrições para nova turma da Oficina “Contadores de Histórias” dividida em dois módulos: Módulo I “ A arte de contar histórias” e Módulo II “ Técnicas para Contar Histórias”. As inscrições podem ser feitas por módulo de forma independente ou o interessado pode optar pela oficina completa com carga horária de 24h.

A oficina de Contadores de Histórias, pretende contribuir para a formação e capacitação de arte-educadores, professores da educação infantil, pais e avós, conferencistas, bibliotecários, voluntários de projetos sociais e outros mediadores da leitura.

No encontro com a literatura passamos pela descoberta do livro, da leitura e do lúdico. Contar Histórias é a arte de brincar com as palavras, de intercambiar experiências, de contar e recontar. No instante em que nos encontramos com a literatura oral ou escrita de um determinado autor, nos apropriamos de suas palavras e acrescentamos a elas nossos recursos externos e internos.

Na Oficina de Contadores de Histórias, buscamos compartilhar a experiência adquirida ao longo desses 8 anos de experiência envolvendo técnicas teatrais e a arte de contar histórias.

A pergunta inicial, que movimenta toda a Oficina é: História o que eu tenho pra você e o que você tem pra mim?

No Módulo I A Arte de Contar Histórias os alunos irão reconhecer e experimentar os ELEMENTOS DA NARRATIVA E DO CONTADOR DE HISTÓRIAS: corpo-voz, pique-ritmo, emoção e irão desenvolver o imaginário do contador, o lúdico e a criatividade na experiência com o estudo do conto e sua narrativa.

Neste módulo os alunos serão estimulados a trabalhar com os seus recursos internos. Já no módulo II os alunos poderão experimentar nas suas histórias diversos recursos externos: Narração Simples: dramatização, formas Animadas, Sonoplastia e Imagem projetada. Neste módulo cada aluno, ou grupo de alunos prepara aliando os recursos internos e externos.

O Grupo Xama Teatro, desenvolve atividades culturais e artístico-pedagógicas, sob a forma de espetáculos, oficinas e contadores de histórias, tendo como ponto de partida a arte de narrar e a performance do ator-contador.

Dentre as principais Atividades do Grupo Xama Teatro destacam-se: Programa Radiofônico “Era uma Vez... as histórias infantis na Rádio” (desde 2004); Pesquisa “Ator-Contador: A Narrativa em Performance” (XAMA / UFMA) (2009-2011); Oficinas “A Arte de Contar Histórias”, “Técnicas para Contar Histórias” e “Contadores de Histórias”; Espetáculos Teatrais: A Almanjarra (2008), A Besta Fera (2008 – 2010) , A Carroça é Nossa (2009-2010), Macaco, Macaquice e Macacada (2008-2010); Apresentação de CONTADORES DE HISTÓRIAS no Projeto ESTAÇÃO ERA UMA VEZ e em eventos, feiras, simpósios, encontros e escolas (desde 2002); Produção dos Eventos “FESTIVAL MARANHÃO NA TELA (2008,2009)” I, II, III E IV SEMANA DO TEATRO NO MARANHÃO (2006, 2007, 2008,2009), ENCONTRO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS (2009) e FESTIVAL DE TEATRO BRASILEIRO “CENA BAIANA” (2009)

Gisele Vasconcelos - Prof. MSc do Departamento de Artes da UFMA / Pesquisadora do Grupo Pedagogogias Teatrais e Ações Culturais / Atriz e contadora de histórias do Grupo Xama Teatro / Contato: (98) 91165777 www.xamateatro.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.