sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Agosto no Parque Botânico Vale


Os oceanos correspondem a 97,4% da água que existe no planeta, o restante é água doce, com reservas em lagos, rios e no subsolo. Diante da imensidão dos oceanos, no mês de agosto o Parque Botânico Vale, escolheu como tema os oceanos, mais especificamente sobre estudos de alguns exemplares da vida marinha em nosso Estado. Confira a programação descrita abaixo:

PALESTRAS

“Estudos de pesca: peixes em declínio”
Palestrante: Profª. Mst. Alexsandra Câmara Paz, Bióloga, com mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do PA - UFPA
Data: 24/08
Horário: 10h

“Recursos Pesqueiros”
Palestrante: Profª. Drª. Zafira Almeida – professora titular da UEMA, bióloga, doutora em Zoologia de animais
Data: 26/08
Horário: 10h

Lançamento do Livro “Educação Ambiental na Zona Costeira”
Local: Parque Botânico (VALE)
Data: 27 de agosto de 2010
Horário: 15h

PALESTRA “Educação Ambiental na Zona Costeira”
Palestrantes: Profª Raimunda Fortes (Doutora em Biotecnologia - recursos naturais), Eliane Braga (Especialista em Educação Ambiental), Vanda Maria Paixão (Especialista em Engenharia Ambiental).

O livro “Educação Ambiental na Zona Costeira” - organizado pela profa. Dra. Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta e publicado pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE) do Rio de Janeiro, apresenta as contribuições de vários profissionais às discussões na área de Educação Ambiental Marinha. Nesta publicação os autores pretendem apresentar um ponto de partida para ações educativas e de manejo na zona costeira maranhense, refletindo sobre os problemas ambientais de origem antrópica e apontando as lacunas de conhecimento e de atitudes que os cidadãos devem preencher.
O livro foi escrito por pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental em Unidades de Conservação do Maranhão (GPEAMA), docentes e discentes do Curso de Especialização em Educação Ambiental da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Os autores esperam que essa coletânea sirva ao conhecimento e à sensibilização sobre a importância e os problemas ambientais da zona costeira. Almeja-se, acima de tudo, que as pessoas que se beneficiam direta ou indiretamente dessa região (em associação com o poder público, pesquisadores, educadores e sociedade como um todo) se tornem parceiros no manejo responsável e na conservação dos recursos marinhos e estuarinos.

EXPOSIÇÕES

Exposição “Mamíferos Aquáticos”
Período: 20/08 a 20/09, das 09h às 17h, de terça a domingo.
Local: Salão de exposições do Parque Botânico Vale

No período de 20 de agosto a 20 de setembro, o Parque Botânico Vale, promoverá a exposição “Mamíferos Aquáticos” do Centro Mamíferos Aquáticos (CMA) no Maranhão, ICMBio – MMA.
A mostra conta com painéis, cartazes, uma réplica em resina de um filhote de peixe-boi-marinho e uma vértebra de uma baleia cachalote, cedidas pelo Centro de Mamíferos Aquáticos. O conteúdo em exposição fala sobre os trabalhos de conservação do peixe-boi-marinho realizados no Maranhão.
Estes trabalhos são resultados das pesquisas que iniciaram em 1992, com a expedição Igarakuê, que percorreu cerca de 74 localidades, desde o município de Carutapera até o Delta do Parnaíba, na divisa com o Piauí. Neste período foi definido o estado de conservação da espécie, iniciando-se as ações de educação ambiental.
A partir de 2001 veio a implantação da Base Avançada do CMA –MA, priorizando-se ações como campanhas informativas, monitoramento de peixes-bois em habitat natural e resgate de mamíferos aquáticos.

Exposição Coletiva “Mostra Artesanato”
Período 20/08 a 10/09, das 09h as 17h, de terça a domingo.
Local: Salão de exposições do Parque Botânico Vale

No dia 22 de agosto é comemorado o dia do folclore, uma data para lembrar as tradições, crenças e lendas brasileiras.
Em homenagem à cultura popular maranhense o Parque Botânico Vale, traz a “Mostra Artesanato”, reunindo trabalhos de vários artistas:

· Ribinha – Artesanato em Azulejo
· Valdinar Mendes Almeida – Esculturas do Cotidiano Cultural
· Ângela – Arte em Cerâmica
· João do Bambu – Arte com bambu
· Izabel Matos – Arte em Cerâmica
· Helen Almeida – Arte com Argila

Agendamentos: 3218-6245
Parque Botânico Vale - São Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.