quarta-feira, 24 de março de 2010

Vamos Blogar?


Que confusão que nada, o II Encontro de Blogueiros e Mídias Livres do Maranhão só deu em coisa boa! Os debates continuam apontando para a institucionalização de uma Rede que, se bem trançada poderá intervir nos índices da exclusão digital no Maranhão e na democratização da Comunicação.

Algumas informações apresentadas pelo Deputado Roberto Rocha durante o debate impressionam:
- O Maranhão teve um aumento de mais de 150% da inclusão digital, mas ainda ocupa os últimos lugares no ranking da inclusão digital. Mesmo com as mais de 2.500 lan houses funcionado;

- A maior inclusão digital do Brasil está na zona urbana (Brasília melhor posto do ranking) e o Maranhão tem a maior população rural do país.

Para reverter esse quadro de atraso são necessárias políticas públicas, ações da iniciativa privada e da sociedade civil. O Deputado Federal Roberto Rocha está encaminhando um projeto que visa diminuir a carga tributária das lan houses, atrelando-as a ações educativas. No mesmo caminho o ex-presidente do STJ Edson Vidigal apresentou a proposta do setor público bancar a Banda Larga e o setor privado oferecer os programas, acabando assim, inclusive com a pirataria e o número de vírus que circulam na rede. Eis possibilidades de subversão na comunicação maranhense.

Enquanto essas idéias não saem do papel, continuamos a luta e os debates pela democratização da comunicação. O III Encontro de Blogueiros e Mídias Livres do Maranhão está agendado para os dias 15 e 16 de maio, na cidade com segundo maior número de usuários de internet do Maranhão - Imperatriz.

E aproveito a deixa para divulgar a oficina de "Leitura e Escrita em Blogs" que ministro na sexta (26) das 14 às 18 hs no III Forum de Jornalismo da Faculdade São Luís " A Notícia na Palma da Mão". A abordagem será a mesma da palestra da 3a Feira do Livro de São Luís, mas acrescida de parte prática.

A oficina partiu da necessidade de mobilizar as pessoas tanto para a escrita quanto a leitura de blogs.

Aproveitem a oficina à tarde e as palestras com Thiago Mathias (Globo Universidade) e Xico Sá (TV Cultura e Folha de São Paulo) a partir das 19 hs no auditório da Faculdade São Luís.

Então é isso, vamos blogar!

texto: Marcus Saldanha

2 comentários:

  1. Muito bom este encontro ai no Maranhao Marcus,melhor ainda foi saber que teve a participaçao de todos.Os blog´s sao mais uma ferramenta de pesquisa,informaçao e entretenimento para a sociedade.Um grande abc a todos...Menandro Andrade!!!

    ResponderExcluir
  2. A oficina foi show!
    Gostei muito de ter participado. E quero melhorar mais nessa história de blog.

    Muito obrigado
    Abraços o/

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.