sexta-feira, 26 de março de 2010

O Desafio do Jornalismo Científico


Acordar às 7:15 da manhã de sábado não é uma tarefa fácil, mas graças as mídias convergentes, o programa Globo Universidade, representado no III Fórum de Jornalismo por Thiago Mathias pode ser visto na íntegra pela internet. As mídias sociais estão aliadas as mídias massivas no projeto de integração nacional iniciado a décadas pelo fundador da Rede Globo. Porém, o desafio é impor um conteúdo cada vez mais científico na grade de programação da emissora mais poderosa do Brasil e manter os 50% de audência em horários mais nobres do canal aberto.

Polêmicas à parte, Thyago Mathias apresentou o Globo Universidade e as parcerias que estabelecem com universidades. Centro de documentação, bolsas de pesquisa, divulgação científica, palestras, workshops, visitas guiadas aos centros de produção são ações do Projeto GU que opera com a logística da central Globo de Jornalismo e Central Globo de Esportes.

Tudo isso no equidistante Rio de Janeiro. mas Thyago Mathias permanece em São Luís durante o Fórum, e quem sabe, parcerias com o Maranhão são estabelecidas.

Rômulo Barbosa (Sistema Mirante), Josenilma Dantas (Profa. Fac. São luís) e Larissa Leda (Profa. UFMA) debateram com o palestrante a temática "Globo Universidade:integração multimídia em divulgação científica". O tempo para debate foi curto e a plenária não participou. Grande pecado em tempos de interação. Mas nada disso tira o mérito da coordenadora do curso de Comunicação Social da Faculdade São Luís, que tem se desdobrado para garantir a qualidade do Fórum.

Lembrando que hoje tem a oficinas pela tarde e debate às 19 hs no auditório da Faculdade Sâo Luís.

Texto e foto: Marcus Saldanha

Um comentário:

  1. Parabéns, meu amigo,


    É impressionante como esta coisa de Blog caiu bem para você. Você está tão à vontade no comando do seu que já vai até ensinar outros (até parece que você também é professor... ah, é, você É professor! hahahaahah). Isto é um reconhecimento por seu belo trabalho. Nada menos do que você merece. Estou sempre torcendo para que estas vitórias aconteçam, pois nunca tive dúvidas sobre o seu talento. Talvez esta sua fluência neste novo meio, nesta nova mídia, simplesmente signifique que você sempre esteve à frente do seu tempo, e a história finalmente lhe alcançou, fornecendo o ambiente para que sua habilidade em escrever, seu gosto por viajar e sua necessidade de socializar e ensinar outros encontrasse um escoadouro adequado. Não seria a primeira vez que alguém precisou esperar o mundo avançar para se ver, afinal, confortável no futuro. Mais uma vez parabéns!!
    Abraços dos que estão sempre na torcida,
    Luis Alfredo e Polianna

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.