terça-feira, 16 de março de 2010

Mais que 30 segundos

Eles se viraram nos 30, mas são capazes de muito mais

Imaginem um grupo que surge ensaiando coreografias de axé no carnaval de Açailândia, interior do Maranhão. O grupo decide investir na formação e confia a Marcelo Grangeiro a missão de viajar, participar de oficinas e cursos e repassar para os demais técnicas de dança. Em pouco tempo o grupo evolui para a Dança e Cia e, finalmente, Companhia de Dança Marcelo Grangeiro com números variados de dança de salão.

Daí partiram para o mundo. Apresentações, premiações, oficinas e cursos ministrados. No ano de 2007: melhor coreografia e coreógrafo (Marcelo) na 3a Semana de Dança de Belo Horizonte, representante do Festival Intrasit em Berlim, professor convidado em 2007 e 2008 no Congresso Internacional de Zouk (Marcelo), Congresso Nacional de Forró em Brasília, Congresso Internacional de Danças Brasileiras -RJ. Em 2008 foram convidados para uma apresentação no show do cantor Daniel na cidade paulista de Botucatu e com o espetáculo QUILOMBAGEM seguiram turnês pela Espanha. Em 2009, apresentações em Buenos Aires, São Luís, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Nessa caminhada produziram DVDs de seus espetáculos "QUILOMBAGEM", "AMOR, BRIGA E HUMOR" (parte apresentada no Domingão do Faustão e Sílvio Santos), "AMOR OU PAIXÃO?" e "O OUTRO LADO DA HISTÓRIA", uma coletânea gravada no teatro Ferreira Gullar em Imperatriz e cursos de dança de salão que são vendidos durante as apresentações e oficinas.

Os conheci na Mostra Sesc de Arte Guajajaras em 2008, participando das oficinas de bolero e tango, e na apresentação na Praça Deodoro do mesmo número que lhes rendeu 15 mil reais no quadro "Se Vira Nos 30", do Domingão do Faustão.

Nesse tempo já sinalizavam o desejo de ampliar os horizontes e a necessidade de morar num grande centro cultural.

Pelo site, descobrimos que atualmente o casal Marcelo Grangeiro e Damyla Maria, ele graduado em Educação Física, ela em Enfermagem, estão morando em São Paulo e decidiram fazer da dança seus ofícios.

Que assim seja, já que para Marcelo, tudo na vida parte de um ato de coragem, e a dança é consequência disso. Diria mais ainda: coragem e empreendedorismo. Na oficina que fiz com esse casal, mais que passos de tango, ficou a lição de persistência e auto-estima.

Dos resíduos, às vezes, poluídos dos céus de Açailândia surgem pássaros que dançam e voam além mundo.

Texto: Marcus Saldanha

2 comentários:

  1. PÁH...eu assisti! Muito massa esse grupo. Açailândia...ouvi no Faustão e fiquei enlouquecida. Qd estamos longe amamos mais ainda o que é da nossa terra. E eles merecem!
    Jana

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde meu amigo Markus, e tenho propriedadde de chamar de amigo, pois por menor que seja o tempo que convuvemos juntos (frente a frente) conseguimos cultivar uma amizade muito sincera... Muito obrigado pelo carinho que desde o dia em que nos conhecemos passar a repassar uma para o outro e por contar nossa história no seu blog, você me perguntou se ta legal? está otimo, fiquei muito emocionado como você vê e relata a nossa história... Espero que possamos dar muitas outras alegrias ao nosso povo maranhense e em especial ao povo de Açailândia nossa terra natal... Abraços a todos os maranhenses em especial a você e sua esposa e faremos de tudo para representar bem o nosso estado.

    Abraços e tudo de Deus e de dança
    Marcelo Grangeiro e Damyla Maria São Paulo

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.