quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Um Carnaval Diferente
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Tá Chegando Belle Époque

NO CINE PRAIA GRANDE
Belle Époque reúne 50 poemas escritos nos últimos cinco anos e o CD Quase, em que o artista dialoga com o silêncio. Lançamento terá também show da banda Celso Borges e Restos Inúteis
Durante o lançamento haverá show de poesia e música com a banda Celso Borges e Restos Inúteis: Reuben Rocha (guitarra), André Lucap (violão), Bruno Azevêdo (baixo) e André Grolli (bateria). Os cinco artistas compuseram trilhas para 15 poemas de Belle Époque. Na tela do cinema, imagens do livro editadas pelo músico e fotógrafo André Lucap. O evento é uma realização da Pegada Produções e tem o patrocínio do Espaço Camorim, Artecafé e Livraria Poeme-se.
O livro
Belle Époque é o terceiro livro-CD poeta lançado por Celso Borges. A trilogia começa com XXI (2000) e prossegue com Música (2006). Nesses trabalhos, o poeta dialoga com mais de 50 compositores e poetas brasileiros, que relêem sua obra fazendo trilhas, canções e interpretações.
Maranhense de São Luís, o autor tem outros cinco livros de poesia publicados, entre eles Pelo Avesso (1985), Persona Non Grata (1990) e Nenhuma das Respostas Anteriores (1996). Como letrista, tem parcerias com Zeca Baleiro, Chico César, Fagner, Nosly, Otávio Rodrigues, Gerson da Conceição, Criolina (Alê Muniz e Luciana Simões), Mano Borges, César Nascimento, Papete, etc.
O artista desenvolve também projetos de poesia no palco, o principal deles, Poesia Dub, com o DJ e jornalista paulistano Otávio Rodrigues, e mais recentemente A posição da poesia é oposição, com Christian Portela (guitarra) e Luiz Cláudio (percussão).
BELLE ÉPOQUE
Lançamento: dia 4 de fevereiro
Cine Praia Grande, às 19h
Patrocínio: Espaço Camorim, ArteCafé e livraria Poeme-se
Realização: Pegada ProduçõesInformações: 3227-0079/8179-1113
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
ESCRITOR PARAENSE LANÇA LIVROS INFANTIS

A Nuvem
Escrito a partir de uma pergunta feita pela afilhada do escritor, Tereza, quando tinha seis anos (hoje tem dezessete): “Tio, o que é nuvem?”. Uma semana depois, Guaracy escreveu o que achava das nuvens e entregou a ela. “Foi um texto feito com amor. Tereza é uma pessoa doce”, afirma ele. A Nuvem também tem ligação afetiva com sua filha, Yasmin, da mesma idade de Tereza, que na época morava com a mãe em algum lugar do Brasil, longe dele.
O Patinho Que Fazia Quã
Surgiu do hábito de inventar histórias para o filho Bruno dormir. Fala de um franzino patinho de estimação com problemas na voz, que sonha em ser cantor e é bastante curioso. Vive uma aventura bem diferente, em que o personagem bíblico Noé participa pescando.
O autor
O escritor morou em São Luís entre 1984 e 1986 e foi fundador e um dos principais integrantes da Akademia dos Párias, reunião de jovens estudantes da Universidade Federal do Maranhão que, entre outras coisas, lançou oito edições da revista de poesia Uns & Outros. O poeta participou também dos dois livrosCDs do poeta maranhense Celso Borges, XXI e Música, fazendo trilhas para os poemas Pária, Minha vida sem saída em Edgar Alan Poe e Dialética.
LANÇAMENTO DOS LIVROS
De Guaracy Brito Jr.
Dia 2 de fevereiro
Livraria Athenas – Monumental Shopping, às 18h
Promoção: Associação dos Livreiros do Maranhão (ALEM)
Realização: Pegada Produções
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
II Mostra ABD de Cinema e Vídeo
A II Mostra da Associação Brasileira de Documentaristas/Seção Maranhão deste ano sugere um olhar mais amplo sobre a produção audiovisual maranhense e seus principais apontamentos de linguagem e produção. Foram selecionados os principais trabalhos da primeira mostra, realizada em 2009, e inseriram-se novas obras dos diretores conhecidos e diretores novatos.São 31 trabalhos, filmes e vídeos, que passeiam do 35mm até os vídeos realizados com celular e máquinas digitais.
Abaixo os dias e os filmes/vídeos a serem exibidos
DVD 1 DATA: 21/01 as 18:00 HS
1- Instante - Ficção - Fábio Azevedo e Outros
2 - Sob o Sol, Sobre o Chão - Experimental
3 - O Ganhador - Ficção - Breno Ferreira
4 - Litania da Velha - Ficção - Frederico Machado
5 - Dream Sequence - Experimental/Ficção - Isadora Vieira
6 - 22:30 - Ficção - Fábio Limma e A. Cantanhêde
7 - O Pesadelo Azul - Ficção - Nicolau Leitão
No final da sessão teremos o sorteio de 2 (dois livros), 2 (duas) assinaturas do Jornal o Imparcial, posteriormente e um coquetel para realizadores e público.Teremos um debate no final do primeiro dia (quinta - 21/01), e contamos com a presença de todos os participantes.
DATA 22/01 Sessões as 12:00 - 18:00 - 20:00
1 - Bicho de Pé - Ficção - Jr. Balby
2 - A Jamaica Brasileira - Documentário - Gleyser Azevedo
3 - Borralho - Ficção - Arturo Saboia
4 - O Amor não tem idade - Ficção - Augusto Cantanhêde
5 - O Improvável - Documentário - Nicolau Leitão
6 - O Roubo - Ficção - Fábio Limma e A. Cantanhede
7 - Conexões - Experimental - Rafael Dantas
DATA 23/01 Sessões 12:00 - 18:00 - 20:00
1 - Rosas - Ficção - Ione Coelho
2 - Bom Te Ver - Documentário - Francisco Colombo
3 - Ódio - Ficção - Breno Ferreira
4 - O Fantasma da Biblioteca - Ficção - Augusto Cantanhêde
5 - Reverso - Ficção - Francisco Colombo
6 - Fragmentos - Experimental/Vídeoart - Joseph Doll7 - Exílio - Experimental - João Paulo Furtado
DATA 24/01 Sessões 12:00 - 18:00 - 20:00
1 - No fiel da Balança - Documentário - Francisco Colombo
2 - Leveza - Experimental - João Paulo Furtado
3 - Leve na Lembrança - Ficção - Isadora vieira
4 - O Incompreendido - Ficção - Francisco Colombo
5 - Infernos - Documentário - Frederico Machado
6 - Jardins Supensos - Documentário - Euclides Moreira
7 - Juca Pé de Bode - Ficção - Fábio Azevedo
Bloco Especial
Pelo Ouvido - Ficção - Joaquim Haickel (DVD Especial)Instante - Ficção - Fábio Azevedo (1 minuto)A Máquina - Ficção - Fábio Azevedo (Escolhido pelo DAC)
Fonte: João Paulo Furtado/ABD-MA
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Disk Caricatura
Cláudio Pinheiro observando ao lado, o filho dormindo no banco da frente da kombi e muita gente admirada com o talento de Nuna fuindo. Mal sabem que o cara também toca bateria, violão e tem alma de artista.
- Fotos sem flash, por favor! Não façam sombra!
Respeitamos o pedido do artista
Então já sabem: Disk Nuna, Disk caricatura
Texto e foto: Marcus Saldanha
Tássia Campos "CRUA"
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
Aproveite Janeiro 2010 em São Luís

Fada Flora - a contadora de histórias e suas borboletinhas
Os contos infantis ficarão mais divertidos durante as férias. Estimulando a criatividade e incentivando a leitura e a preservação da natureza, a Hora do Conto no parque em janeiro terá mais encanto com a Fada Flora e suas borboletinhas, que saíram das florestas somente para fazer a contação de histórias e brincar com o imaginário das crianças. Todos os sábados de janeiro sempre às 11h da manhã no Anfiteatro do Parque Botânico. Inscreva-se!
Música no parque
O Sabiá volta a cantar no Parque! Você e sua família são nossos convidados a participar no sábado, 30/01, às 16h, do show As Mulambetes “As bonecas cantoras” com as cantoras Helô Santana e Cristina Monteiro. O grupo tem a linguagem Teatro Musical, que inseri elementos teatrais em suas apresentações, buscando formas de se fantasiar e brincar com vários personagens históricos. A ação faz parte do projeto Majestade Sabiá - Música no Parque. A apresentação acontece no anfiteatro, um local descontraído e com muito verde! Inscreva-se!
Exposição do Mês
“Por dentro da mente de Leonardo da Vinci”
A mostra veio de Florença, na Itália e, já foi vista por um público de 50 milhões de pessoas na Europa, Ásia, Oceania e América. Trata-se da maior exposição já realizada sobre várias das facetas de criação do mestre italiano Da Vinci. São 80 peças entre painéis e protótipos de máquinas, entre eles: o macaco hidráulico, o tanque de guerra e o helicóptero. A exposição ficará aberta a visitação pública até o dia 23 de janeiro no Salão de Exposições do Parque Botânico, das 9h00 às 17h00.
Palestras
Aos estudantes universitários e públicos de áreas afins, interessados em conhecer mais sobre a história, e as invenções de Da Vinci, terão a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos, através das palestras que acontecerão no período da Exposição no Parque.
Confira a programação das palestras:
13/01 quarta- feira - Palestrante: Carmen Aranha.
Manhã: Leonardo: Conhecimento e Linguagem I.
Tarde: Leonardo: Conhecimento e Linguagem II.
14/01 quinta- feira – Palestrante: Marco Rizolli.
Manhã: O Renascimento Figurativo.
Tarde: Ciência e Cultura no Renascimento Italiano.
15/01 sexta- feira – Palestrante: Walmir Cardoso.
Tarde: A Ciência depois de Leonardo Da Vinci.
20/01 quarta-feira – Palestrante: Edson leite. Manhã: A Música no Renascimento. Tarde:Leonardo: a Música a sua volta.
Agendamentos: 3218-6245 São Luís- MA
***
CENTRO DE CRIATIVIDADE ODYLO COSTA FILHO
Oferece
OFICINA DE FÉRIAS para
CANTO POPULAR, MPB, POP, ROCK E GOSPEL
COM O CANTOR, MÚSICO E COMPOSITOR GUSTAVO CORREIA
INSCRIÇÕES DE 4 A 8 DE JANEIRO DE 2010 NO C.C. ODYLO COSTA FILHO
Mais informações: (98) 3218 9932 / (98) 88398265
20 vagas
Fonte: Ascom Parque Botânico Vale e Gustavo Correia
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
1 ano do Blog Marcus Historico
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Fiquem mais perto dos poetas
Era ano velho quando encontramos o poeta de ferro contemplando Copacabana. As hastes de seus óculos quebradas pela sétima vez. Ficamos por ali falando, tirando fotos, olhando aquela manhã nublada perto do velho Drummond de Andrade. Em 2010 soubemos pelos jornais que o poeta das sete faces teve seu óculos consertado e passa a ser vigiado por uma câmera de segurança. Pequenos reparos que já custaram 21 mil reais. Muitos dirão: Então tirem logo essa estátua daí! Tal qual os vândalos, esses não sabem da importância dos poetas que aprendem a ver e mais do que ver, contemplar. Em contemplando, cuidando e sendo cuidado.
Por isso, em 2010 (ano de Copa e Eleições) fiquem mais perto dos poetas, nem que sejam estátuas e bustos.
Texto: Marcus Saldanha
Foto: Ângela Galvão