A Universidade Federal do Maranhão - UFMA, através do Centro de Ciências Humanas - CCH, por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCSoc, estará realizando no próximo dia 29 de março de 2012 (quinta-feira), a partir das 18 horas, o lançamento do número 16 da Revista Pós-Ciências Sociais, tendo como eixo o dossiê "Religiões Afro-Americanas", organizado pelo Prof. Dr. Sérgio Figueiredo Ferretti. O evento acontecerá no Auditório A (sala Mário Meireles) do Centro de Ciências Humanas – CCH, na UFMA.
Na oportunidade, haverá a realização da Aula Inaugural do programa, ministrada pelo Prof. Dr. Hippolyte Brice Sogbossi (Professor Associado da Universidade Federal de Sergipe - UFS), que abordará o tema "Da Filologia à Antropologia: percursos de um profissional itinerante". No contexto da programação, em seguida, haverá o lançamento do "Museu Afro Digital - Maranhão", que estará disponibilizando pela internet importantes coleções abordando religiões, cultura popular, quilombos, movimentos negros, exposições (www.museuafro.ufma.br). A viabilização do museu cabe ao PPGCSoc, Departamento de Desenho e Tecnologia - DeDet e Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI, da UFMA. Após o encerramento das atividades, será oferecido um coquetel aos presentes. Entrada Franca.
Como é comum em todas as revistas acadêmicas, o dossiê é uma parte majoritária de cada número, e privilegia uma temática previamente escolhida e preparada por uma equipe de professores do PPGCSoc e de outros Programas, geralmente a partir de trabalhos apresentados e discutidos em eventos científicos. Os dossiês ou números especiais são dedicados também ao público em geral, mais interessado nos respectivos temas, como por exemplo, Elites, Educação indígena, Sociologia Econômica, Amazônia e paradigmas do desenvolvimento, dentre outros temas.
O dossiê deste número da revista trata das Religiões Afro-Americanas, tema amplamente discutido pela Antropologia brasileira e internacional desde muito tempo. No Brasil e em outros países as religiões de origens africanas despertam interesse e possuem numerosos especialistas. Muitos eventos locais, regionais, nacionais e internacionais abordam essa temática, e muitos artigos, livros e revistas são frequentemente publicados sobre o assunto.
No Maranhão, as religiões de origens africanas constituem tema que despertam o interesse de estudiosos de todo o Brasil e do exterior. “No próximo XIII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Estudos da Religião (ABHR), que será realizado na UFMA em fins de maio próximo, o grupo de pesquisas sobre Religiões Afros e Espiritismos foi o que recebeu maior número de inscrições (mais de cinquenta inscritos) e terá que ser desdobrado em três subgrupos, funcionando durante os três dias do evento. Isto mostra o interesse deste assunto entre estudiosos interessados pelas religiões no Brasil”, informa o Prof. Dr. Sérgio Ferretti. A contribuição acadêmica da revista para o crescimento cultural da sociedade está ligada à formação de profissionais competentes nas diferentes áreas das ciências sociais que militam em diferentes domínios de atividades.
A Revista se destina basicamente ao público acadêmico de ciências sociais e áreas afins, professores universitários, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de graduação do Maranhão e do Brasil. “O reconhecimento que a revista Pós Ciências Sociais vem adquirindo, bem como o seu aprimoramento como meio de divulgação de produções qualificadas em Ciências Sociais e de interlocução entre pares, faz parte de um conjunto de esforços e de conquistas, como a obtenção da nota 4 na última avaliação da Capes e a aprovação do nosso doutorado, visando firmar o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais como centro de referência no espaço acadêmico do país, principalmente nas regiões norte e nordeste. O número 16 do nosso periódico - que será lançado nesta semana - exemplifica muito bem o nível atingido pelo veículo e a capacidade que ele possui de atrair produções de pesquisadores do Brasil e do exterior”, diz o professor Igor Grill, coordenador do PPGCSoc.
O crescimento da revista acontece a partir da excelência da formação acadêmica dos que estudam, pesquisam e trabalham com os diferentes setores da sociedade. “A revista tem tudo para evoluir quando for melhor indexada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, contando com a participação de pessoal técnico e acadêmico qualificado para realizar todos os trabalhos necessários à sua produção. A ressonância no mundo acadêmico é muito boa e vem sendo mensurada através da elevação no Qualis Capes, onde já é nível B-2, tendo apenas três níveis à sua frente entre as demais revistas acadêmicas: B-1; A-2 e A-1, bem como pelos elogios que tem recebido em todos os ambientes em que é divulgada, pela boa reprodução gráfica, excelente conteúdo dos artigos, conselho de consultores de nível internacional e regularidade da periodicidade”, completa o Prof. Dr. Sérgio Ferretti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.