terça-feira, 27 de março de 2012
Sarau Literário
CELSO BORGES ABRE PROJETO SARAU LITERÁRIO – EDIÇÃO 2012 NO CENTRO DE CRIATIVIDADE ODYLO COSTA FILHO
Ao lado do DJ Beto Ehongue Canelaspreta Ehongue, o artista maranhense apresenta dia 10 de abril o SARAU CEROL, recital com poemas de seus três livros CDs e alguns inéditos. A apresentação tem participação especial do compositor Alê Muniz e do percussionista Luiz Claudio Monteiro Farias.
O poeta Celso Borges, autor de nove livros de poesia, entre eles a trilogia A POSIÇÃO DA POESIA É OPOSIÇÃO, que reúne os livros CDs XXI, Música e Belle Époque, abre a temporada de 2012 do projeto Sarau Literário, do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. Ao lado do DJ Beto Ehongue, com quem apresentou ano passado o espetáculo poético-musical A Palavra Voando, Celso Borges leva ao palco 15 textos, quatro inéditos, entre eles uma homenagem aos 400 anos de fundação da cidade de São Luís, além do poema título de seu novo livro O Futuro Tem O Coração Antigo, que será lançado no segundo semestre deste ano.
SARAU CEROL
Celso Borges e Beto Ehongue
Participação especial: Luiz Cláudio (percussão) e Ale Muniz Muniz
Centro de Criatividade Odylo Costa Filho
Dia 10 de abril, às 19h
TREZE ATRAVÉS TREZE no Papoético
Lançamento do catálogo no CHICODISCOSDia 29 de março, a partir das 19h30Com recital de Antonio Ailton, Celso Borges, Couto Correa, EduardoJúlio, Fernando Abreu, Jorgeana Braga, Josoaldo Rego e Lúcia Santos.TrezeAtravésTreze reúne artistas que dialogam entre si, direta ouindiretamente, apresentando um painel de poetas e artistas plásticosmaranhenses de um período que cobre os últimos 30 anos. Produzido pelaGaleria HUM e revista cultural Pitomba!, com curadoria da galeristaAna Luiza Nascimento e do poeta Celso Borges, o catálogo traz poemas,quadros e esculturas da exposição que ficou em cartaz na Galeria HUM,de 13 de dezembro de 2011 a 13 de março de 2012.O Projeto Papoético existe desde novembro de 2010 e acontecesemanalmente, às quintas-feiras, reunindo um grupo seleto deconvidados, que se encontram para debater arte e cultura, com leiturasde poesia, contos e performances, exibição de filmes, apresentaçõesmusicais. Completamos no dia 25 de novembro de 2011 o primeiroaniversário do Papoético, que acontece no CHICODISCOS (RUA DE SÃOJOÃO, ESQUINA COM RUA DOS AFOGADOS, ONDE TEM UM SEMÁFORO, 389 – A,ALTOS – Centro Histórico). Lá funciona um Bar Experimental, Cachaçariacom som de primeira. Entrada franca.
Revista Pós Ciências Sociais será lançada na UFMA
A Universidade Federal do Maranhão - UFMA, através do Centro de Ciências Humanas - CCH, por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCSoc, estará realizando no próximo dia 29 de março de 2012 (quinta-feira), a partir das 18 horas, o lançamento do número 16 da Revista Pós-Ciências Sociais, tendo como eixo o dossiê "Religiões Afro-Americanas", organizado pelo Prof. Dr. Sérgio Figueiredo Ferretti. O evento acontecerá no Auditório A (sala Mário Meireles) do Centro de Ciências Humanas – CCH, na UFMA.
Na oportunidade, haverá a realização da Aula Inaugural do programa, ministrada pelo Prof. Dr. Hippolyte Brice Sogbossi (Professor Associado da Universidade Federal de Sergipe - UFS), que abordará o tema "Da Filologia à Antropologia: percursos de um profissional itinerante". No contexto da programação, em seguida, haverá o lançamento do "Museu Afro Digital - Maranhão", que estará disponibilizando pela internet importantes coleções abordando religiões, cultura popular, quilombos, movimentos negros, exposições (www.museuafro.ufma.br). A viabilização do museu cabe ao PPGCSoc, Departamento de Desenho e Tecnologia - DeDet e Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI, da UFMA. Após o encerramento das atividades, será oferecido um coquetel aos presentes. Entrada Franca.
Como é comum em todas as revistas acadêmicas, o dossiê é uma parte majoritária de cada número, e privilegia uma temática previamente escolhida e preparada por uma equipe de professores do PPGCSoc e de outros Programas, geralmente a partir de trabalhos apresentados e discutidos em eventos científicos. Os dossiês ou números especiais são dedicados também ao público em geral, mais interessado nos respectivos temas, como por exemplo, Elites, Educação indígena, Sociologia Econômica, Amazônia e paradigmas do desenvolvimento, dentre outros temas.
O dossiê deste número da revista trata das Religiões Afro-Americanas, tema amplamente discutido pela Antropologia brasileira e internacional desde muito tempo. No Brasil e em outros países as religiões de origens africanas despertam interesse e possuem numerosos especialistas. Muitos eventos locais, regionais, nacionais e internacionais abordam essa temática, e muitos artigos, livros e revistas são frequentemente publicados sobre o assunto.
No Maranhão, as religiões de origens africanas constituem tema que despertam o interesse de estudiosos de todo o Brasil e do exterior. “No próximo XIII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Estudos da Religião (ABHR), que será realizado na UFMA em fins de maio próximo, o grupo de pesquisas sobre Religiões Afros e Espiritismos foi o que recebeu maior número de inscrições (mais de cinquenta inscritos) e terá que ser desdobrado em três subgrupos, funcionando durante os três dias do evento. Isto mostra o interesse deste assunto entre estudiosos interessados pelas religiões no Brasil”, informa o Prof. Dr. Sérgio Ferretti. A contribuição acadêmica da revista para o crescimento cultural da sociedade está ligada à formação de profissionais competentes nas diferentes áreas das ciências sociais que militam em diferentes domínios de atividades.
A Revista se destina basicamente ao público acadêmico de ciências sociais e áreas afins, professores universitários, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de graduação do Maranhão e do Brasil. “O reconhecimento que a revista Pós Ciências Sociais vem adquirindo, bem como o seu aprimoramento como meio de divulgação de produções qualificadas em Ciências Sociais e de interlocução entre pares, faz parte de um conjunto de esforços e de conquistas, como a obtenção da nota 4 na última avaliação da Capes e a aprovação do nosso doutorado, visando firmar o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais como centro de referência no espaço acadêmico do país, principalmente nas regiões norte e nordeste. O número 16 do nosso periódico - que será lançado nesta semana - exemplifica muito bem o nível atingido pelo veículo e a capacidade que ele possui de atrair produções de pesquisadores do Brasil e do exterior”, diz o professor Igor Grill, coordenador do PPGCSoc.
O crescimento da revista acontece a partir da excelência da formação acadêmica dos que estudam, pesquisam e trabalham com os diferentes setores da sociedade. “A revista tem tudo para evoluir quando for melhor indexada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, contando com a participação de pessoal técnico e acadêmico qualificado para realizar todos os trabalhos necessários à sua produção. A ressonância no mundo acadêmico é muito boa e vem sendo mensurada através da elevação no Qualis Capes, onde já é nível B-2, tendo apenas três níveis à sua frente entre as demais revistas acadêmicas: B-1; A-2 e A-1, bem como pelos elogios que tem recebido em todos os ambientes em que é divulgada, pela boa reprodução gráfica, excelente conteúdo dos artigos, conselho de consultores de nível internacional e regularidade da periodicidade”, completa o Prof. Dr. Sérgio Ferretti.
segunda-feira, 26 de março de 2012
TAA lança VII Semana do Teatro no Maranhão
Publicação: 14/03/2012 14:22
![]() |
A VII Semana do Teatro no Maranhão é uma produção do Governo do Estado, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma), por meio do Teatro Arthur Azevedo (TAA) e Comissão Artística.
Será realizada em São Luís, de 26 de março a 1º de abril, em São Luís, e de 13 a 22 de abril nos demais municípios maranhenses. É em comemoração ao Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo e do Artista Circense, celebrado dia 27 de Março, e terá como sede o Teatro Arthur Azevedo (em São Luís), com a participação de grupos e companhias de teatro maranhenses e convidadas de outros estados.
Contará ainda com realização de 12 oficinas ministradas por professores de vários estados, lançamento de livro, cortejo artístico pelas ruas do centro de São Luís, mesa redonda e homenagem a personalidades do Teatro Maranhense.
A comissão que organiza o evento selecionou os 44 espetáculos a partir das 69 propostas que foram enviadas, sendo 38 nacionais e 31 locais. A programação entre apresentação dos espetáculos e demais atividades acontecerão em 8 espaços: Teatros Arthur Azevedo, Alcione Nazaré e João do Vale, Centro de Artes Cênicas do Maranhão (CACEM), Galeria Russa ECIMUSEUM, Praças Nauro Machado e João Lisboa e no Circo Cultural Nelson Brito.
Atividades
Os espetáculos serão apresentados nos teatros e praças públicas, em horários pela manhã, tarde e noite. O público terá oportunidade de assistir de forma gratuita espetáculos maranhenses e participantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Goiás, Santa Catarina, Paraíba, Rio Grande do Sul e do Pará.
As oficinas serão ministradas pela manhã e tarde, no Teatro Arthur Azevedo. Atores formados, estudantes de teatro e amantes das artes cênicas poderão participar das oficinas: Crítica Teatral com o Prof. Dr. Ferdinando Martins / USP; Música Movimento e Cena, ministrada por Lenine Vasconcellos /UFRJ; Persussão Corporal, com Daniel Matallana (Colômbia); Elaboração de Projetos Culturais, coordenada por Cassiano Gomes (RJ); Corpo Poético do Ator, pelo Coletivo Trupe Arlequin/ GECA (PB); O Ator Contemporâneo com Guido Campos / GO; Introdução ao Teatro de Sombras, pelo Teatro sim Porque Não (SC); Vide Verso meu endereço, comÁurea Teixeira / Janaína Silva / Kátia Kuwara / Luis Henrique Altieri (SP); Introdução À Biomecânica,pelo Teatro de Maquinaria (RJ); Pernas de Pau com grupo Quintal do Circo (RJ); View Points , com Zé Alex (RJ); e O Quadro de Antagônicos como Instrumento de Preparação do Ator ,com o ator e diretor Marcelo Flecha (MA).
A programação terá ainda lançamento dos livros Bastidores / Crônicas, do jornalista, ator e crítico teatral maranhense Ubiratan Teixeira, na noite de 26/03, abertura da VII Semana do Teatro e, Nostalgia (Circo Vox), de autoria de Gallo Cerello e Helena Cerântola, dia 29, ambos às 20h no Foyeur do TAA. No dia 27, às 9h, o espaço da Galeria Russa ECIMUSEUM, na Rua 14 de Julho-Praia Grande, será palco para um Bate Papo com o ator convidado Cacá Carvalho.
A VIIª Semana do Teatro no Maranhão encerra suas atividades de 2012 na noite de 01 de abril, fazendo uma homenagem a duas personalidades maranhenses que doaram suas vidas às artes cênicas, o ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro Aldo Leite e a dona Benedita Silva (dona Bibi),camareira e ex funcionária do TAA. E a direção do Teatro Arthur Azevedo fará a divulgação dos cinco contemplados com Prêmio São Luís em Cena, de textos teatrais que homenageiam a capital maranhense pelos 400 anos de fundação e que serão apresentados em setembro, quando das comemorações de aniversário da cidade.
PROGRAMAÇÃO VII SEMANA DO TEATRO
ESPETÁCULOS DE PALCO
A POLTRONA ESCURA - Cacá Carvalho (SP)
Teatro Arthur Azevedo 26/03 20h
Kabupe - Silvana Cartágenes (MA)
Teatro João do Vale 27/03 10h
Os Saltimbancos - Cia 4 na Trilha (SP)
Teatro Arthur Azevedo 27/03 16h
Chica Baladeira, a Eterna - Os Tagarelas da Matriz (MA)
Teatro João do Vale 27/03 19h
Navalha na Carne - Grupo Imagens de Teatro (CE)
Teatro Alcione Nazaré 27/03 21h
Joaquim e As Estrelas - Cia Teatro de Nós (RJ)
Teatro Arthur Azevedo 28/03 10h
Laterssa Dei Pagliacci
Teatro Alcione Nazaré 28/03 10h
Boi - Guido Campos (GO)
Teatro Alcione Nazaré 28/03 18h
Um Estranho Que me Quer - OUTROPLANETA (MA)
Teatro João do Vale 28/03 19h
O Processo das Formigas - Casemiro Coco -(MA)
Teatro Arthur Azevedo 28/03 20h
Interplanetário Levitador Xereta Orbital - Cia ACB Teatral (RJ)
Teatro Arthur Azevedo 29/03 10h
O Menino e o Barquinho - Pés de Fulo (MA)
Teatro João do Vale 29/03 10h
Poemas Para Che - DRAO - Teatro da (In)constância (MA)
Teatro João do Vale 29/03 18h
Primeiro Amor - RASCUNHO (MA)
Teatro Alcione Nazaré 29/03 19h
Curta a Temporada - Circo Vox (SP)
Teatro Arthur Azevedo 29/03 20h
Capitão Livrão - Improviso Grupo Teatral (MA)
Teatro Arthur Azevedo 30/03 10h
Gran Circo Gonçalez - Grupo Zibaldoni (SP)
Teatro Alcione Nazaré 30/03 10h
Livres e Iguais - Teatro Sim Por Que Não (SC)
Teatro João do Vale 30/03 16h e 19h
As Revoluções da Borboleta Sissi - (MA)
Galeria Russa ECIMUSEUM 30/03 16h
Nada, Nenhum e Ninguém - TRUPE Arlequim/ GECA (PB)
Teatro Alcione Nazaré 30/03 18h
História de Todos os Dias - Miramundo (MA)
Teatro Arthur Azevedo 30/03 20h
Pão com Ovo - Santa Ignorância (MA)
Teatro Alcione Nazaré 31/03 18h
Vater - DRAO (MA)
Teatro João do Vale 31/03 19h
O Jogo do Poder - Ivan Lima (GO)
Teatro Arthur Azevedo 31/03 20h
Dois Amores de Lampião (MA)
Teatro Alcione Nazaré 01/03 17h
Um Dedo Por um dente - Petit Mort Teatro (MA)
Teatro João do Vale 01/03 18h
Pois é, Vizinha - Cia Solos e Bem Acompanhados (RS)
Teatro João do Vale 01/03 20h
Morta Entre Lírios (MA)
Centro de Artes Cênicas do Maranhão 30/03 19h
Cemitério de Espumas - Grupo Abluir (MA)
Espaço ODEON 31/03 19h
Eles e Nós - Tapete Criações Cênicas (MA)
(circulação)
Contação de Histórias - Xama Teatro (MA)
(Circulação)
A Lua de Sofia - La Oficina (MA)
(circulação)
O Miolo da História - Santa Ignorância (MA)
(circulação)Quadros Bonéquicos - (MA)
Galeria Russa ECIMUSEUM 27 e 28 16h
Brincar Sem parar de Transformar - (MA)
Galeria Russa ECIMUSEUM 29/03 16h
ESPETÁCULOS DE RUA:
O Cravo Pobre que Brigou com a Rosa Braba - CIA. Arti de Teatro (MA)
Praça João Lisboa 27/03 16h
Lá Fábula - CIA Madalenas (PA)
Praça Nauro Machado 27/03 17h
Cidade em Fotodrama - Teatro de Maquinaria (RJ)
Praça Nauro Machado 28/03 16h
Grande Circo de Variedades - CIA Chegança (MA)
Praça Nauro Machado 01/04 17h
Valentim - Trupe do Descoco (RJ)
Praça Nauro Machado 29/03 17h
Arruaça - Circo Vox (SP)
Praça Nauro Machado 30/03 17h
O Dilema do Paciente - Grupo Manjericão (RS)
Praça Nauro Machado 31/03 17h
Caminhos - Cia Inviezada (RJ)
Praça João Lisboa 31/03 11h
A Verdadeira História de Romeu e Julieta - Sinos de Teatro (MA)
Praça Nauro Machado 01/03 17h
Vide Verso Meu Endereço - Áurea Teixeira (SP)
PERFORMANCES SELECIONADAS
Inércia - Jyesse Ferreira (MA)
Lateral do Teatro Arthur Azevedo 27/03 16h
Invasão - Cara de Arte (MA)
Frente do Teatro Arthur Azevedo 27/03 17h
VERONIQUE - (Quarto Cênico) MA
Fosso da Orquestra do Teatro Arthur Azevedo 28/03 19h
Lamas e Paraísos -(CACEM ) MA
Centro de Artes Cênicas do Maranhão 28/03 18h
O Vôo no Despertar - Hu Hu Hu Teatro (MA)
Rua Grande 28/03 16h
Ele - Pryscilla Carvalho
Galeria Russa ECIMUSEUM 28/03 19h
Geni e o Zepelim - Hélio Martins
Galeria Russa ECIMUSEUM 29/03 19h
Galeria Russa ECIMUSEUM 30/03 19h
Caderno de Assinaturas - Marinildes Brito (MA)
Foyer do Teatro Arthur Azevedo 31/03 21h
Fonte: Jornal O Imparcial
Assinar:
Postagens (Atom)