segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Filme Terra sem Chuva

O vídeo "Terra Sem-Chuva" está entre os vídeos maranhenses mais vistos até hoje. Somente pelo projeto "Vídeo Escola", já foi visto por mais de 4 mil pessoas. O vídeo é dirigido pelo jornalista Jorge Macau, e tem como ator principal o performista Uimar Jr. interpretando um louco.

Prêmios - Placa de Prata (Categoria Maranhão) - Troféu Vídeo-Escola, da Fundação Roberto Marinho -Festival Guarnicê de Cine-Vídeo (1991)
. Melhor trilha sonora adaptada (júri técnico) e pelo júri popular: melhor vídeo nacional e melhor vídeo maranhense. Recebeu ainda Menção Honrosa no Guarnicê, na Categoria Maranhão.
Apoiado em citações do filósofo Friedrich Nietzsche, o vídeo aborda questões fundamentais da vida humana, como a loucura e a lucidez. Neste trabalho, um louco foge do manicômio em busca da lucidez da cidade e, percorrendo-a, depara-se com a verdadeira loucura que lhe aparece como um "sonho" que as pessoas são obrigadas a viver, no dia a dia.
Por fim, o louco acaba retornando ao manicômio, onde poderá viver sua vida em bases mais concretas e mais acertadas. O vídeo mostra aspectos da dura realidade do Lixão do Jaracati, onde hoje está construído o São Luís Shopping Center, além de outros pontos da cidade: Rua Grande, Hospital Psiquiátrico Nina Rodrigues, Viaduto do Palácio dos Leões e casa de D. Terezinha Jansen.
PAPOÉTICO: EXIBIÇÃO DO VÍDEO TERRA SEM CHUVA e BATE PAPO SOBRE LOUCURA E LUCIDEZ

QUINTA-FEIRA – 19.01.2012, às 19 horas, no CHICO DISCOS

COM: UILMAR JUNIOR - ATOR e

MARCELO ANTUNES - PROFESSOR DO CURSO DE FILOSOFIA DA UFMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.