terça-feira, 9 de novembro de 2010

Segundo Assalto Poético na Faculdade São Luís


A cantora Lena Machado será cúmplice do segundo Assalto Poético na Faculdade São Luís

"O Bando", grupo formado por Jô Dantas, Marcus Saldanha, Letycia Oliveira e Lucas Muniz Hadade, responsáveis pela organização do Assalto Poético na Faculdade São Luís anunciam em alto e bom som a parceria da cantora maranhense Lena Machado e do guitarrista Luís Fernando Soares na 2ª edição do Assalto Poético.

Assaltos – A ideia é tomar de assalto os espaços tranqüilos da Faculdade São Luís através de poesia, música, teatro, cinema, fotografia ou qualquer representação cultural que gere ação\movimento. “O Bando” confabula informalmente e não conta com uma formação fixa. É como se fosse uma pelada de futebol, convida-se quem está a fim de jogar, com os times formados e sem juiz, bola para frente.

Os assaltos rolam uma vez por mês, geralmente na quinta-feira durante o intervalo das aulas nas escadarias do prédio principal da Faculdade São Luís. As apresentações começam às 20:30 e o público, pego de surpresa é atraído para as apresentações.

Para essa segunda edição foi convidada a cantora Lena Machado, aluna da Faculdade São Luís e o guitarrista Luís Fernando Soares (ex-Daphne e Radioteca). Na apresentação, músicas do CD “Samba da Minha Aldeia” e algumas surpresas.

Então é ficar atento, de olho nas escadarias da Faculdade que nunca mais foram as mesmas.

Lena Machado - nasceu em Zé Doca, no interior do Maranhão, onde começou a cantar, integrando grupos da Igreja Católica, sobretudo das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Depois de tentar uma carreira na própria cidade natal, veio para São Luís trabalhar na Cáritas Brasileira Regional Maranhão, onde está até hoje.

Sua trajetória musical nunca esteve dissociada de sua atuação no campo social, na busca por justiça e pelo fim das desigualdades. Na capital maranhense teve suas primeiras incursões pela música no aniversário de 26 anos da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), em fevereiro de 2005 e no projeto SESC Meio Dia, no SESC Deodoro, no ano seguinte.

Em 2006 lançou Canção de vida, sua estreia, onde emprestou a voz a diversos clássicos da música brasileira que embalam a luta dos movimentos sociais e de trabalhadores, sobretudo de compositores maranhenses – Cesar Teixeira (Oração latina, hino de onde é tirado o verso-título, Flanelinha de avião), Chico Canhoto (Sem resposta), João do Vale (Minha história, Carcará), Joãozinho Ribeiro (Milhões de uns) – mas passando por Gonzaguinha (Pense n’eu, O que é, o que é?), Jurandy da Feira (Terra, vida e esperança) e Sá e Guarabira (Sobradinho).

O convívio com o ambiente musical, sobretudo com músicos de uma maneira ou outra vinculados ao Clube do Choro do Maranhão, garantiu a Lena Machado um amadurecimento percebido quando se comparam os dois trabalhos – o primeiro também teve repercussão nacional e foi lançado, além de em São Luís, em Aracaju/SE e Brasília/DF.

Serviço:

Segundo Assalto Poético na Faculdade São Luís com a cantora Lena Machado e o guitarrista Luís Fernando Soares.

11 de novembro às 20:30

Escadarias do prédio principal da Faculdade São Luís

Produção: O Bando

Contato:
marcushistorico@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.