quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Um Carnaval Diferente


Para quem busca um carnaval com boa música, badalação e o frio serrano a opção é o Festival Jazz e Blues de Guaramiranga no Ceará

Situada no alto da Serra do Baturité, há 110 km de Fortaleza, Guaramiranga é uma cidade que oferece um calendário cultural diferente com um festival de jazz e blues em pleno carnaval. Além disso, Ecoturismo na Mata Atlântica, esportes radicais (Parque das Trilhas) e o romantismo de uma cidade fértil de cores e sons. Recompensas para a longa viagem de São Luís.

Como Chegar

De carro, o caminho mais curto é indo por Parnaíba, Cocal, Viçosa do Ceará, Tianguá, Sobral, Redenção, Baturité percorrendo uns mil e duzentos quilômetros até aportar em Guaramiranga. Esticando essa rota você pode tomar banho no riacho Canabrava em Água Doce do Maranhão, percorrer a orla piauense (Luís Correia, Barras e Cajueiro da Praia); visitar o Museu Senzala - Cachaça Douradinha (Redenção/CE) e o Mosteiro dos Jesuítas (Baturité;/CE).

Há uma outra opção por Maranguape (visite o Complexo Turístico Ypióca) e a cidade serrana de Pacoti (carnaval tradicional), por onde a subida da serra fica mais intensa e as curvas estreitas perigosas.
Na opção São Luís-Teresina-Tianguá, o percurso fica um pouco mais longo, porém a estrada está em melhores condições.

Onde Ficar

Na cidade há várias opções de hospedagens, mas lembrem-se que o carnaval é alta-temporada e a turma faz reservas desde novembro. As pousadas cobram em média 2.500 reais para chalés ou quartos para 4 pessoas no centro da cidade. O preço é salgado, por isso há uma área de camping que cobra 80 reais por pessoa e aluga barracas. A estrutura conta com banheiros coletivos numa área no centro da cidade. Ano passado não fizemos reservas e tivemos que dormir no carro até conseguir alugar um quarto de um morador por um preço cômodo.

O que Fazer

Uma vez hospedado adquira os ingressos para os shows que rolam no Teatro Rachel de Queirós. Por noite chegam a rolar até 3 apresentações no pequeno teatro da cidade. Os shows ficam na faixa de 50 reais, mas você pode usar sua carteira de estudante ou assistir a passagem de som por volta das 15 hs. Muitos artistas se apresentam gratuitamente nas Jam Sessions no Palco Jazz e Blues na quadra da cidade gratuitamente, onde rola o melhor som do festival.

No site da organização do evento dá para conferir com antecedência a programação dos shows, entrevistas, exposições e tentar a inscrição numa das várias oficinas oferecidas com artistas de renome. O gaitista carioca Jefferson Gonçalves, por exemplo, desenvolve uma parceria de anos com a equipe do festival e a comunidade local.

Sem falar que artistas se encontram nas ruas, nas lanchoentes, restaurantes, bares onde improvisam sessions e trocam experiências numa boa. Há um bar com som dia e noite, que rola um reggae bacana, onde a turma costuma se esquentar no circuito, digamos Off-Festival.

Enquanto espera as grandes atrações do festival em sua 11a edição, dá para tomar banho de cachoeira, fazer trilhas, rapel, arvorismo e badalar bastante. Mas não vai perder a hora que este ano o Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga conta com apresentações de Robertinho Silva, Caninga Trio, Antônio José Forte, Carlos Malta, UAKTI, Túlio Mourão, Nonato Luiz, Chico Pinheiro, Paula Tisser, Victor Biglione, Márcio Resende, Harmônica Mercosul (Jefferson Gonçalves), Wagner Tiso e Rildo Hora que se apresentarão entre 13 e 16 de fevereiro numa das melhores opções de carnaval "Mais Que Qualquer Nota" do Brasil.
Confira post sobre o carnaval de 2009 em Guaramiranga: http://marcushistorico.blogspot.com/2009/02/um-carnaval-fora-do-comum.html

Texto e foto: Marcus Saldanha

4 comentários:

  1. Marcus! Li nos posts passados sobre o trabalho do Nuna, caricaturista, e estou precisando que ele faça algumas pra mim! Você teria o contato dele?
    É urgente...:)
    Obrigada, o blog continua maravilhoso!
    ATé.

    ResponderExcluir
  2. Galera, é bom lembrar que vale qualquer sacrifício!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcus!
    Valeu pelas dicas! Mas você tem mais informações sobre o camping? A área de camping também fica lotada e sem vagas?

    Estou pensando seriamente em ir para lá este ano...

    Grande abraço

    Túlio Tsuji

    ResponderExcluir
  4. Túlio,
    o camping fica lotado, precisa reservar com antecedência. Dá uma ligada - Tel: (85) 3321.1403.
    Abraço

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.