segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Santa Maçalina




Você conhece Santa Maçalina?

No I Encontro de Blogueiros do Maranhão - I ENBLOG, realizado no último sábado, 28/11, tomei conhecimento de Santa Maçalina - uma santa popular com representação negra e branca (imagens acima). Hoje 30/11 a cidade festeja o seu dia. Um texto de Jandir de Sousa Lima, postada no Blog de São Mateus (Clayton Ferreira Lima) explica melhor essa história.

Afinal, quem foi Santa Maçalina?

" Uma senhora escrava alforriada conhecedora de plantas medicinais e com um dom de rezadeira há muito tempo habitava as terras que hoje conhecemos como Timbaubá, povoado de São Mateus do Maranhão, por onde outrora passava a famosa estrada da boiada que cortava todo o interior deste Brasil. Os boiadeiros que tocavam grandes rebanhos, via de regra, sempre perdiam uma cabeça mato à dentro e logo recorriam à Maçalina que com suas rezas fazia o gado voltar ao rebanho.

Certo dia, já muito idosa no mato coletando plantas para a produção de suas garrafadas, um rebanho a esmaga, e ela morre. Anos depois passam os boiadeiros tocando seus rebanhos, e como sempre foram até Maçalina, pois necessitavam de sua reza para fazer o gado perdido voltar ao rebanho. Desta vez não a encontraram, pois a mesma já tinha falecido de forma trágica.

A solução foi rezar pedindo o auxílio de Maçalina para fazer o gado perdido voltar. Atendidos, ergueram uma ermida no túmulo de Maçalina. A fama dos milagres de Maçalina se espalhou e de todos os lados vinham romarias para agradecer as graças alcançadas.

Ainda hoje, muitos ex-votos são depositados no santuário de Santa Maçalina no povoado Timbaubá como sinal de inúmeros milagres. Santa Maçalina não é canonizada pela Santa Sé mas, o povo com sua fé a canonizou. A igreja Católica local, hoje tem a jurisdição do Santuário embora não a reconhecendo como santa oficial, celebra junto com o povo o testemunho de fé desta Santa do povo. Dia 30 de Novembro é o dia da Santa Maçalina, a “santa” saomateuense.

Curiosidade - Existem duas imagem da “santa”, uma negra ( como ela era) e outra branca. Uma das afirmações é que um devoto teria mandado fazer a imagem, e como santa negra não é comum, a pessoa que fez a primeira imagem a fez na cor branca, só depois os devotos fizeram de fato a imagem da santa negra, todavia essa é mais um dos mitos que envolve a “santa”. Hoje as duas imagens estão na capela. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.